Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UniSul oferece os cursos de Mestrado e Doutorado, abrindo a possibilidade de ingresso em ambos para Aluno Especial.

O Mestrado em Educação foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores.

O Doutorado em Educação da Unisul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social.

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Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.

Mestrado e Doutorado em Educação

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Educação

  • Processo Seletivo 2024.1

  • Processo Seletivo Doutorado Sanduíche

  • Proposta do Programa

    • História do Programa

      O PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, recomendado pela CAPES em 2007 e 2019, respectivamente, consolidou sua presença na região sul do estado de Santa Catarina alinhado ao caráter de universidade comunitária da Unisul, que abriga esse curso.

      Neste contexto, o Programa busca constantemente manter, prosseguir e, ao mesmo tempo, ampliar o necessário aprofundamento da densidade teórico-conceitual das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGE/UNISUL que vem, historicamente, contribuindo para a formação consistente de pesquisadores.

      Destaca-se a importância que vem assumindo o PPGE no município, na região, em todo o estado e no país, como um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu responsável, desde sua recomendação pela CAPES, pela formação expressiva de mestres em Educação, compatível com padrões de qualidade, com centralidade na pesquisa em Educação.

      Ganha relevo, a partir de 2021, o curso de Doutorado em Educação, por meio de atividades a serem desenvolvidas, na direção de uma formação científica ampla com rigor teórico-metodológico, no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação.

      Materializa-se, desta forma, o principal papel dos estudos no âmbito do PPGE/UNISUL, Mestrado e Doutorado em Educação, qual seja, priorizar a investigação no âmbito nacional e internacional num padrão de qualidade condizente com as necessidades que se apresentam de modo especial na realidade brasileira.

      O curso de Doutorado segue, portanto, a mesma orientação do Mestrado. Porém, avança para uma formação científica ampliada no rigor teórico-metodológico no intuito de desenvolver a capacidade de pesquisa e o poder inovador na área de Educação. É na busca dessa identidade teórico-metodológica que se pretende consolidar o Programa.

    • Objetivos do Programa

      Como um espaço singular de desenvolvimento intelectual, da pesquisa, da extensão e da formação profissional, a universidade e o PPGE se constituem um loci privilegiados para, entre outros aspectos, debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do Brasil, num um contexto mundial em constante transformação. O Curso de Mestrado em Educação destina-se aos profissionais vinculados ou não à área de Educação nos seus diferentes níveis e modalidades, possibilitando a professores e pesquisadores uma preparação para atuar em diferentes níveis do sistema nacional de educação, de forma a contribuir com a ampliação do conhecimento científico e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social que contribuam para o enfrentamento das diferentes problemáticas vivenciadas na área. Com a finalidade de materializar essa proposta, o Programa tem como objetivos:

      Objetivo Geral do Mestrado em Educação

      Formar professores e pesquisadores comprometidos com o avanço do conhecimento para atuar na educação, em atividades de relevância teórica e social, no ensino, na pesquisa e na extensão.

      Objetivos Específicos

      • Incentivar a produção e a socialização do conhecimento na área da Educação, possibilitando sua articulação com centros de pesquisa e pós-graduação nacionais e internacionais;

      • Criar um espaço de reflexão e aprofundamento contínuo e crítico sobre teorias e as práticas educacionais;

      • Contribuir para a qualificação dos processos pedagógicos no espaço escolar;

      • Possibilitar a reflexão teórica sobre a educação brasileira;

      • Contribuir com as diferentes instâncias da educação, especialmente as locais e regionais, buscando a qualidade social em todos os seus níveis e modalidades.

      Objetivo Geral do Doutorado em Educação

      Desenvolver estudos e pesquisas visando à formação de pesquisadores e professores qualificados para a construção/produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação e para atuarem em atividades de relevância teórico-social na pesquisa, no ensino e na extensão.

      Objetivos Específicos

      • Desenvolver pesquisas na área da Educação, englobando as diferentes temáticas contempladas no programa com vistas a potencializar a capacidade crítica de produção do conhecimento em suas dimensões éticas, estéticas, políticas, filosóficas e epistemológicas;

      • Promover pesquisas comprometidas com a produção de conhecimentos que potencializem processos de transformação social, contemplando o âmbitoinstitucional e os movimentos sociais e sociambientais;

      • Formar pesquisadores capazes de contribuir com a produção e o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área da Educação, inseridos em redes nacionais e internacionais.

    • Área de Concentração

      A área de concentração do PPGE denomina-se “Educação”, de modo que os cursos se organizam através de estudos e pesquisas sobre os processos educacionais e seus fundamentos na perspectiva da compreensão do fenômeno educativo em seus diferentes aspectos.

    • Linhas de Pesquisa

      Para dar conta da área de concentração, o PPGE promove as linhas de pesquisa:

      Educação, História e Política: fundamentos históricos, políticos e pedagógicos da educação. Política para a educação básica e superior. História das instituições e das práticas escolares.

      Relações Culturais e Históricas na Educação: os processos educativos e suas interfaces com a cultura, história, filosofia, sociologia, antropologia e psicologia. Experiência e formação de professores. Estudos sobre infância e sua educação em contextos formais e informais. Relações de gênero, classe e raça/etnia na educação.

      Educação em Ciências: fundamentos históricos, filosóficos, epistemológicos, axiológicos, psicológicos e didático-pedagógicos da Educação em Ciências relacionados aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, Superior (Formação inicial e continuada de professores) e em contextos não formais e informais.

    • Perfil de Estudantes e Egressos

      O Mestrado em Educação objetiva formar professores e pesquisadores com habilidades para:

      • Atuar nas diferentes instituições do sistema de ensino, capazes de contribuir com o avanço do conhecimento no campo educacional e desenvolver pesquisas de relevância teórica e social;

      • Investigar e analisar a realidade educacional garantindo uma atuação profissional que articule teoria e prática;

      • Dominar métodos, técnicas e processos de investigação científica sobre o processo educativo;

      • Compreender a realidade educacional de forma a apreendê-la na sua totalidade e complexidade;

      • Atuar com ética e compromisso intelectual e político com vistas à construção da justiça social que inclui a educação de qualidade social, entre outros bens sociais;

      • Interagir com os seus pares através da participação em processos de intervenção coletiva e de socialização de conhecimentos;

      • Contribuir com os projetos educacionais escolares e sociais, consciente do seu compromisso profissional e do seu papel social, sobretudo com a educação pública e democrática;

      • Compreender a formação como um processo permanente.

      O Doutorado em Educação pretende formar doutores que:

      • compreendam a Educação em sua historicidade, complexidade e diversidade, desenvolvendo e orientando pesquisas relativas às problemáticas da área com abordagem original, densidade de análise e rigor científico em articulação com outras áreas do conhecimento;

      • contribuam na produção e no avanço do conhecimento científico e tecnológico com autonomia intelectual e investigativa, atuando em grupos de pesquisa inseridos em redes nacionais e internacionais.

      • atuem como professores e pesquisadores em espaços educativos em seus diferentes níveis, em especial, na Graduação e na Pós-Graduação, comprometidos com a transformação social em âmbito local, regional, nacional e internacional.

    • Disciplinas do Programa

      Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2.

    • Amparo Legal

      Regimento
      Acesse aqui o Regimento do PPGE.

      Avaliação da Capes
      Acesse aqui a avaliação e os documentos normativos da Capes.

    • Website in English

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    • Sitio Web Español

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  • Mestrado

    • Apresentação

      O Mestrado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de atender à demanda regional e nacional de estudos e pesquisas na área. O curso prioriza a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores. Insere-se na construção de espaços de reflexão teórica sobre a educação e possibilita a compreensão do fenômeno educacional na sua inserção no contexto mais amplo, permitindo a necessária interpretação da realidade.

      Esse curso contribui para a compreensão da problemática educacional na sua historicidade, totalidade e complexidade em um quadro educacional brasileiro caracterizado pelos altos índices de analfabetismo, de baixas taxas de escolarização e pelos problemas na formação de professores nos diferentes níveis e modalidades da educação.

      O Mestrado em Educação se constitui em um locus privilegiado para debater, questionar e refletir sobre as problemáticas do mundo contemporâneo, intervindo nos processos de formação de docentes para o ensino superior e do pesquisador em educação e dos docentes de outros níveis e modalidades da educação.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Tubarão
      Duração: 24 meses
      Mensalidades: até 36x de R$ 997,03**

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Aulas do curso

      As aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação são semanais e presenciais, às quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.

    • Bolsas

      Os critérios de atribuição de bolsa são monitorados pela Comissão de Aplicação Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES.

      A Comissão procede a classificação final e a sequência da alocação de bolsas entre as diferentes Linhas de pesquisa por mérito (classificação na seleção do(a) candidato(a)). A partir da Lista de Classificação, na seleção de ingresso do mestrado, é montada uma lista sequencial em ordem decrescente de classificação.

      E-mail: [email protected]

      Documentos:
      Portaria Designação da Comissão de Aplicação, Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES

      Critérios de Monitoramento de Bolsa/Taxa – PPGE : Relatório de atividades bolsista

      Orientação Relatório de Atividades Bolsista.

  • Doutorado

    • Apresentação

      O Doutorado em Educação da UniSul foi criado com o intuito de ampliar a qualidade de pesquisa e produção do conhecimento, necessária para que a universidade exerça seu papel no desenvolvimento social. Se apresenta como mais um espaço institucional no desenvolvimento de pesquisas de alto nível e de formação de pesquisadores na área da Educação.

      O curso caracteriza-se como uma proposição que se mostra necessária do ponto de vista quali/quantitativo, garantindo o compromisso com a produção e a difusão do conhecimento científico, reforçando a compreensão de que cabe à universidade, no rigor de sua autonomia, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

      Nesta acepção, o curso de Doutorado apresenta-se como lócus institucional de formação de pesquisadores de alto nível que pode contribuir, a partir da produção de conhecimentos, para os níveis local, regional, nacional e internacional, estruturando-se segundo os princípios da interdisciplinaridade, da flexibilidade e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão e de articulação entre os diferentes níveis e modalidades da educação.

      O Doutorado em Educação, ao avançar na perspectiva da qualidade, expressa seu compromisso com a formação científica de discentes e docentes para uma intervenção social cada vez mais qualificada.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Tubarão
      Duração: 48 meses
      Mensalidades: até 60x de R$ 956,46*

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Aulas do curso

      As aulas do Programa de Pós-Graduação em Educação são semanais e presenciais, às quartas e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino.

    • Bolsas

      Os critérios de atribuição de bolsa são monitorados pela Comissão de Aplicação Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES.

      A Comissão procede a classificação final e a sequência da alocação de bolsas entre as diferentes Linhas de pesquisa por mérito (classificação na seleção do(a) candidato(a)). A partir da Lista de Classificação, na seleção de ingresso do doutorado, é montada uma lista sequencial em ordem decrescente de classificação.

      E-mail: [email protected]

      Documentos:
      Portaria Designação da Comissão de Aplicação, Monitoramento e Fiscalização de Taxas/Bolsas CAPES

      Critérios de Monitoramento de Bolsa/Taxa – PPGE : Relatório de atividades bolsista

      Orientação Relatório de Atividades Bolsista.

  • Pessoas

  • Produção

    • Grupos de Pesquisa

      Educação, Infância e Gênero (Gedig)

      Líder(es): Drª Luciane Pandini Simiano; Tânia Mara Cruz.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Criado e registrado no CNPQ em 1999 com o nome de Educação, Cultura e Sociedade, teve seu nome e área de conhecimento alterados em 2022 para atender as mudanças das temáticas de pesquisa presentes no Programa.

      Desenvolve pesquisas sobre as temáticas de educação, de infância e de cultura e busca: – constituir investigações próprias e por meio de parcerias nacionais e internacionais; – realizar seminários internos que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos / pesquisas refletindo sobre metodologias e temas; – participar de eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos, além de conferências e seminários; – publicar os resultados de pesquisas nas diferentes modalidades de divulgação científica. – realizar parcerias, assessorias e consultorias junto à rede pública, movimentos sociais para produção e socialização do conhecimento, ampliando o debate acadêmico visando a transformação social.


      Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais

      Líder: Drª Flávia Wagner.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Criado e certificado pelo CNPq em março de 2022, recebeu o nome de Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais para atender as temáticas de pesquisa presentes na linha de educação, história e política do PPGE/UNISUL. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas do Políticas Educacionais, Formação Inicial e Continuada de Professores, Currículo Educacional, Gestão Educacional e Educação Inclusiva. Representa uma rede de pesquisadores da Unisul e de outras instituições como: UFRRJ, Universidade de Lisboa entre outras, que somam com seus projetos de iniciação científica da graduação e do stricto senso. Temos projetos financiados pelo Governo do Estado de SC, pelo Instituto Ânima entre outros órgãos. Os objetivos do grupo são: integrar o grupo de pesquisa nas ações do contexto escolar e acadêmico, realizando parcerias com a educação básica e superior na produção e socialização do conhecimento. Bem como, buscar auxiliar no debate dos projetos de iniciação científica, dissertações e teses que envolvam a linha de pesquisa, buscando realizar seminários que propiciem aos estudantes a exposição de seus projetos/pesquisas refletindo sobre os temas pesquisados na área da educação. E por fim, ser uma rede de apoio para estudar, produzir, submeter artigos científicos em periódicos e/ou em eventos nacionais e internacionais. Atualmente o projeto unificador do EGePE é denominado, Educação no século XXI: temas emergentes para a formação continuada dos professores da educação básica. As reuniões do grupo acontecem quinzenalmente, sextas-feiras pela manhã, de forma remota.


      Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica – GEPPHALE

      Líder(es): Drª Maria Sirlene Pereira Schlickmann.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O GEPPHALE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica, vinculado à linha de pesquisa Educação, História e Política do Programa de Pós-Graduação em Educação-Unisul, foi criado e registrado no CNPQ em 2022. O grupo tem como foco o desenvolvimento de pesquisas que estejam relacionadas com temáticas
      como: a) O direito à educação, à leitura e à escrita; b) Políticas e práticas pedagógicas na Educação Básica; c) Alfabetização, letramento, linguagens e infância(s); e, d) Processos de gestão e de ensino-aprendizagem na Educação Básica. Em termos de diálogo com outros grupos de pesquisa, o GEPPHALE possui uma parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALE/FURG/RS, com a Universidade de Aveiro (PO). Conta, também, com a contribuição de pesquisadores renomados de diferentes Universidades brasileiras, por meio da participação em atividades programadas pelo GEPPHALE e no SIMFOP onde coordenamos um simpósio com foco no processo de alfabetização numa perspectiva discursiva. As pesquisas produzidas pelo grupo são divulgadas por meio de apresentação de trabalhos, publicação de artigos, capítulos de livros, apresentações de trabalhos em eventos científicos da área com publicação de anais – eventos nacionais e internacionais. Entre as produções científicas, destaca-se a organização de um dossiê temático sobre Alfabetização e Letramento em parceria com o GEALI/FURG e GPEALE/UFSJ para a revista Poiésis (2023).


      Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade (NUPEC-Bio)
      Líder do grupo: Dr. Rodrigo Rodrigues de Freitas

      Diretório do Grupo de Pesquisas do CNPq: em breve.

      Fundado em 2016, o Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum (GRUC-Unisul) passou por reformulações em 2023 que levaram a criação do NUPEC-Bio. O grupo visa agregar estudantes de graduação, mestrado, doutorado e em estágio de pós-doutorado que atuam, especialmente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade do Sul de Santa Catarina, ambos sediados no Campus de Tubarão, localizado próximo ao litoral e ao Complexo Lagunar Centro-Sul de Santa Catarina. Esta região abriga a maior concentração de pescadores artesanais do estado, bem como ecossistemas sensíveis da Floresta Atlântica, como as Restingas e Áreas Úmidas, que integram a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Este território vem passando por mudanças aceleradas, induzidas pela poluição (esgoto e agrotóxicos), obras de infraestrutura, turismo de massa e migração de novos moradores. Partindo deste contexto, o projeto de pesquisa do NUPEC-Bio, denominado “Educação ambiental e a abordagem territorial do desenvolvimento na zona costeira: Um olhar para as comunidades de aprendizagem em iniciativas de conservação da biodiversidade”, visa gerar conhecimentos sobre processos de aprendizagem social em sistemas socioecológicos e iniciativas de conservação da biodiversidade que subsidiem o bem-estar da população residente nas zonas costeiras.

      Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e da Comunicação (INTERTIC)

      Líder: Drª Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação foi criado em 2016 para atender aos anseios e à necessidade de pesquisas nas áreas de Educação, Educação a Distância, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação, Tecnologias Digitais e Práticas de Ensino, Pensamento Computacional e Objetos de Aprendizagem. O grupo de pesquisa INTERTIC está ligado a linha de pesquisa em Educação em Ciências.


      Política e Gestão da Educação

      Líder(es): Dr. Gilvan Luiz Machado Costa.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Realizar estudos e pesquisas em articulação com outras universidades nacionais, como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e estrangeiras, Universidad de Valladolid, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade Ibn Zohr (Marrocos) por meio de Acordos Interinstitucionais e pelos Estágios Pós-doutorais na Universidad de Valladolid (ES), Técnica de Lisboa (PT), Universidade de Lisboa (PT), na UFMG e UFSC. A participação na Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE) e no Consejo Latino Americano de Ciencias Sociales (CLACSO). Publicar livros e artigos em periódicos e em eventos acadêmicos-científicos nacionais e internacionais.


      Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat)

      Líder(es): Drª Josélia Euzébio da Rosa.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      A existência do TedMat está organicamente vinculada à Rede Nacional de Grupos de Pesquisa GEPAPe, com sede na USP.

      As reuniões do grupo acontecem semanalmente, nas quintas-feiras a noite, de forma remota. Uma vez por mês as reuniões são realizadas no âmbito da rede nacional. As reuniões do Grupo se constituem em um espaço formativo sustentado na tríade ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas são realizadas por meio do desenvolvimento de experimentos formativos à luz dos fundamentos e desdobramentos da Teoria Histórico-Cultural. Os projetos são orientados pelos motivos e necessidades dos integrantes do grupo que se caracteriza como uma coletividade e considera o trabalho como atividade criadora do ser humano.

    • Projetos de Pesquisa

      Acesse aqui a listagem dos Projetos de Pesquisa do PPGE.

    • Revista Eletrônica

      A Revista POIÉSIS é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Tem como objetivo a divulgação da produção acadêmica sobre Educação, visando a ampliação do conhecimento das temáticas e das discussões no campo educacional e a socialização das pesquisas produzidas tanto no Brasil quanto no exterior. A Revista publica textos inéditos em forma de artigos, ensaios, debates, entrevistas ou resenhas sobre temas que contribuam para a investigação científica produzida na área de Educação. A publicação ocorre de forma semestral com artigos organizados em forma de Dossiê Temático, bem como, artigos de demanda contínua. A Revista POIÉSIS carrega o status de Qualis A4 na estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação conferidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Acesse aqui a Poiésis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação.

    • Dissertações
    • Teses

      O programa de Pós-Graduação em Educação não possui até este momento teses defendidas tendo este tido sua primeira turma em 2021.

  • Agenda

    • Calendário Acadêmico

      Em breve.

    • Bancas de Dissertação

      Banca de Defesa Pública de Dissertação

      Título:”PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

      • Mestranda Paula Fabichaki Pereira
      • Banca Avaliadora: Doutora Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher – Orientadora e Examinadora Interna – UNISUL
      • Doutora Lia Raquel M. Oliveira – Examinadora Externa – IE UMinho Doutora Maria Inés Castiñeira – Examinadora Externa – UFSC
      • Doutora Josélia Euzébio da Rosa – Examinadora Interna UNISUL

      Dia 23 de outubro de 2023, às 09 horas e 30 minutos na sala da Plataforma Zoom da Universidade do Sul de Santa Catarina.

      Banca de Defesa Pública de Dissertação

      Título: “POLÍTICA CURRICULAR DE ALFABETIZAÇÃO EM SANTA CATARINA: SUA OBJETIVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

      • Mestranda Marizete de Oliveira
      • Banca Avaliadora: Doutora Maria Sirlene Pereira Schlickmann – Orientadora e Examinadora Interna – UNISUL
      • Doutora Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e Teixeira – Examinadora Externa – UA
      • Doutora Maria Marta Furlanetto – Pesquisadora Independente
      • Doutora Chirley Domingues – Examinadora Interna – UNISUL
      • Doutor Gilvan Luiz Machado Costa – Examinador Interno – UNISUL

      Dia 20 de outubro de 2023, às 13 horas e 30 minutos na sala da Plataforma Zoom da Universidade do Sul de Santa Catarina.

    • Bancas de Tese

      Aguarde a divulgação de novas bancas.

  • Notícias

  • Contato