Quadrinhos, educação e formação de professores - Unisul

Quadrinhos, educação e formação de professores

O professor Alexandre Linck Vargas ministrou a palestra “Quadrinhos, educação e formação de professores”, na noite desta quarta (27) no programa Dá Licença, Evento de Extensão do Curso de Educação Matemática da Universidade Federal Fluminense.

Alexandre comentou sobre como historicamente as histórias em quadrinhos foram pensadas pelos campos da arte, da literatura e da educação. Ele explicou o que foram as campanhas anti-quadrinhos dos anos 1950 e como, a partir dos anos 60, com o advento da televisão, que os quadrinhos foram pensados como aliados pedagógicos.

Durante a palestra também foi falado da estética dos quadrinhos, destacando os processos cognitivos sofisticados que uma HQ exige de qualquer criança ou adulto, e a polêmica referente a adaptações de clássicos da literatura como porta de entrada para a literatura “e verdade”.

O evento foi apresentado ao vivo via canal do Youtube do Programa Dá Licença.

PPGCL