“Projeções Sensíveis: Imagens do Feminino” - Unisul

“Projeções Sensíveis: Imagens do Feminino”

A professora Nádia Neckel proferiu a palestra de abertura do “8º Seminário de Projetos de Artes Visuais” na Universidade Estadual de Maringá nesta segunda (10). O Seminário é um evento de extensão vinculado à disciplina de “Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais III”, do “Curso de Artes Visuais” da UEM.

Segundo a coordenadora do Evento, professora Renata Lara, “A cada edição, buscamos fortalecer as parcerias no Curso, e entre áreas do conhecimento, incentivando a pesquisa na graduação e potencializando um trabalho integrado à pós-graduação. Em virtude disso é que em 2021 o Grupo de Pesquisa em Discursividades, Cultura, Mídia e Arte (GPDISCMÍDIA-CNPq/UEM) passou a integrar a Comissão Organizadora do VIII Seminário de Projetos em Artes Visuais, sendo que parte dos pesquisadores do Grupo, entre graduados, mestres e doutorandos, também participou do evento, na época, como aluno da Disciplina.”

Em sua fala “Projeções Sensíveis: Imagens do Feminino” Nádia enfatizou aspectos históricos e sociais dos processos de criação de pesquisa que envolvem o corpo feminino nas artes. Sua discussão abarcou questões das políticas de silenciamento, frente aos dizeres da arte, visando a observar como em seus modos de funcionamento do discurso artístico é confrontado com formas dos discursos autoritários no efeito produzido por “religião, família, pátria e propriedade”

Em seu gesto de análise na perspectiva discursiva, Nádia apresentou produções artísticas que tomam o corpo feminino em sua relação constitutiva de resistência e contradição, na esteira do que pensa a autora Suzy Lagazzi da Unicamp quando aponta que “a relação entre a materialidade significante e a história”.

Após a mesa de abertura, Nádia participou como debatedora, ao lado da professora doutora Dra. Annelise Nani da Fonseca (UFJF) da apresentação de diversos trabalhos.

A mesa de abertura está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nBo-FJiV5CY.

PPGCL