Professora Andréia Daltoé participa de atividade do curso de Psicologia - Unisul

Professora Andréia Daltoé participa de atividade do curso de Psicologia

A Profa. Andréia Daltoé apresentou na noite desta quinta-feira (18) o trabalho “A questão de gênero na política do performático: a pauta de costumes e seu ‘projeto’ de educação”. Atividade compôs a mesa-redonda “Sexualidade no contexto escolar: conceitos e práticas pedagógicas”.

A atividade, organizada pelas Profa. Marileia Mendes Goulart e Profa. Dâmaris O. B. da Silva, orientanda de Doutorado da Profa. Andréia, na UC de Psicologia e Educação, contou com estudantes das graduações de Psicologia, Pedagogia, Jornalismo e de programas de pós-graduação de outras universidades do País.

Compuseram a mesa-redonda as professoras Dra. Luciana Vieira, que participou da elaboração das Diretrizes Curriculares de Santa Catarina, e a Me. Juliana Pereira Limia, cuja pesquisa de mestrado abordou as questões do trabalho sobre sexualidade nas escolas e a responsabilidade das Universidades neste trabalho.

A professora  Andréia Daltoé apresentou uma análise discursiva e política dos projetos que têm atingido as escolas, principalmente a partir de 2015, embora já pautados no legislativo do país todo desde a última década, orientados por pautas morais e de costumes, enquanto passam ao largo dos verdadeiros problemas que precisam ser enfrentados pela educação no Brasil. Feita esta explanação, a professora chega ao tema do gênero não binário, que hoje está proibido por Decreto nas escolas de SC, para dizer do modo como esta discussão, ao ser endereçada/resumida às questões de norma da língua, encobrem, apagam, silenciam o debate que precisa ser enfrentado pela escola: a inclusão em suas diferentes abordagens.

PPGCL