Professor participa de mesa na Universidade Federal do Cariri - Unisul

Professor participa de mesa na Universidade Federal do Cariri

O professor Mário Abel Bressan Júnior participou nesta quinta (7) da mesa redonda II “Outras delicadezas: texto, imagem e memória” no “VII Foto Síntese”. Mediado por Raule Sousa (UFCA), Mário dividiu a conversa com Tércia Montenegro (Fotógrafa e Professora da UFC) e Jarbas Oliveira (Fotógrafo e Jornalista).

Bressan Júnior apresentou o trabalho: “Tele(visão) e o ato de Re(cor)dar: imagens e cores na constituição e evocação de memórias afetivas”. Neste trabalho, o pesquisador destacou como as imagens e as cores são relevantes para compor nossas memórias e para as evocar.

Segundo a organização do evento, a proposta da mesa foi a de pensar que “toda palavra é de lugar e todo lugar se move em desejo de viver palavra. As linguagens francas se juntam e refazem a avenida principal da delicadeza, que não é do registro da ingenuidade, nem do monumental, mas flutua na ancoragem liberta dos afetos.

A VII edição do evento escolheu neste momento pandêmico o tema “As ‘Ima(r)gens: Tempo-Memória’”, observando a imagem como um ponto sem fronteiras para sua produção e reprodução, além do olhar de quem a consome, estando sempre em águas que não se findam, mas que sempre se encontram.

Você pode acompanhar a participação de Bressan Junior neste link. As demais atividades do evento podem ser vistas no canal Cultura UFCA do TouTube.

PPGCL