PPGCL realiza o primeiro encontro do Colóquio Memória, Mídia e Literatura - Unisul

Notícias do Programa

Saiba tudo o que acontece no PPGCL

PPGCL realiza o primeiro encontro do Colóquio Memória, Mídia e Literatura

Nesta última sexta (9) o “Grupo de Pesquisa em Memória, Afeto e Redes Convergentes” (.marc), vinculado ao CNPq, realizou o primeiro encontro do “Colóquio Memória, Mídia e Literatura: interfaces e conexões”. Neste primeiro encontro o evento contou com a presença da doutora Christina Ferraz Musse, professora dos cursos de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Líder do “Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade, Memória” (COMCINE/UFJF) e com uma carreira dedicada às pesquisas em torno da preservação das memórias com o enfoque em eventos traumáticos e práticas midiáticas e culturais, Christina compartilhou com os participantes do evento suas experiências no ramo dos estudos sobre memória e destacou a importância dos preceitos metodológicos concernentes à utilização da história oral na realização das pesquisas científicas.

No evento, destacou como o uso da história oral no desenvolvimento das pesquisas deve ser entendido como um método científico sistemático, perpassando desde o processo de roteirização e coleta até o tratamento dos dados. Para a pesquisadora, é a partir de um delineamento metodológico preciso que o processo de exploração das memórias possibilitará a obtenção de dados sensíveis e extremamente essenciais para o desenvolvimento da pesquisa. Além disso, a pesquisadora demarcou a importância do compartilhamento dos dados obtidos com a comunidade em geral, através de diversos meios e suportes como webdocs e podcasts.

Para Mário Bressan, professor titular da UNISUL e líder do grupo de pesquisa realizador do evento, compreender os métodos e, sobretudo, as teorias que balizam os estudos de memória nas mais renomadas instituições do país, é um esforço extremamente necessário. “Propor esse diálogo aberto com os pesquisadores é uma forma de garantir e ampliar as nossas discussões, compartilhar conhecimentos, e pensar em novas abordagens teórico-metodológicas”, argumenta.

Com encontros mensais, o colóquio pretende reunir pesquisadores das mais diversas áreas com vistas a discutir a potencialidade dos estudos sobre memória e a possibilidade de um diálogo interdisciplinar com os inúmeros objetos e processos culturais que perfazem o contexto contemporâneo.

PPGCL

Loading...