PPGCL promove 2º Seminário Internacional Imaginário e Memória - Unisul

PPGCL promove 2º Seminário Internacional Imaginário e Memória

Acontece de 27 a 30 de abril de 2021, o “2º Seminário Internacional Imaginário e Memória”. Proposto pela linha de pesquisa Linguagem e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina em parceria com cursos de graduação correlatos, evento tem como tema “Conexões e Presença”.

O “Seminário Imaginário e Memória” é um evento de caráter científico interdisciplinar que visa à difusão de pesquisas e debates de temas ligados à linguagem, à cultura, ao imaginário, à memória e afins. A iniciativa é o resultado do trabalho de dois Grupos de Pesquisa do PPGCL: “Imaginário e Cotidiano”, liderado pela professora Heloisa Juncklaus Preis Moraes, e “Memória, Afeto e Redes Convergentes”, liderado pelo professor Mario Abel Bressan Júnior.

O evento ocorrerá de 27 a 30 de abril de 2021 de forma integralmente on-line e tem como público-alvo prioritários pesquisadores, docentes e alunos de graduação e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

“Vamos discutir nesses dias questões sobre o mundo pós-moderno e suas novas formas de conexão e de ser e estar presente”, destacam os organizadores. “Trata-se, assim, de propor ambiente de discussão às sensibilidades coletivas forjadas em/por imagens e que perpassam o imaginário coletivo, a memória, a linguagem e a cultura”, complementam.

O Seminário está organizado em palestras e mesas-redondas às noites a partir das 19h 30min e em três grupos de trabalho que serão realizados às tardes a partir das 14h.

Na terça-feira (27) ocorre a palestra de abertura “Nostalgia e Imaginação Mnemônica” com a professora Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ). Na quarta-feira (28) ocorre a mesa-redonda “Imagens da/na Infância” com as apresentações das professoras Juliana Tonin (PUCRS) e Luciane Pandini Simiano (Unisul) e a moderação de Heloisa Juncklaus Preis Moraes. Na quinta-feira (29) ocorre a mesa-redonda “Memória, Arquivo e Imagens Audiovisuais” com as apresentações da professora Theresa Medeiros (UFJF) e do professor Álvaro Larangeira (PUCRS) e a moderação de Mario Abel Bressan Junior. Na sexta-feira (30), ocorre a palestra de encerramento “O sagrado feminino, a jornada da heroína e as diversas mitologias presentes na obra fílmica El laberinto del fauno”, com a professora Yls Rabelo Câmara (UECE).

Para acessar o site do evento e se inscrever como ouvinte é só clicar aqui.

A inscrição é gratuita e vai até 27 de abril.

Para mais informações, visite o Instagram: @imaginarioememoria; #IMAGINARIOEMEMORIA.

PPGCL