PPGCL participa do X SEAD - Unisul

Notícias do Programa

Saiba tudo o que acontece no PPGCL

PPGCL participa do X SEAD

Nesta terça-feira (19), as professoras Giovanna Flores, Andréia Daltóe, Debbie Noble e Bianca Queda apresentaram trabalhos no X SEAD. O  evento, organizado pela UFPE e um dos maiores encontros da Análise de Discurso pecheutiana no Brasil aborda este ano a temática: “entre a atualidade e a memória”.

Giovanna Flores e Andréia Daltoé, ambas professoras no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Linguagem da UniSul, apresentaram o trabalho “Todos os políticos são iguais: o esvaziamento do sentido no discurso jornalístico” no Simpósio V: “Identificação, espaço digital, capitalismo”. Na apresentação, as pesquisadoras discutiram o funcionamento pendular da imprensa que, ao pretender produzir o efeito de neutralidade, vem contribuindo com o esvaziamento do político e da política no cenário brasileiro atual.

Bianca Queda, doutoranda, e Debbie Noble, egressa do doutorado do PPGCL da UniSul, participaram do Simpósio VII: “Educação, língua(s), discurso”, com o trabalho “O ensino da língua escolar nos espaços enunciativos informatizados: uma questão de arquivo e autoria”. Aproximando as teses das duas pesquisadoras, o estudo buscou compreender a relação entre educação, autoria e arquivo, para elas, implicando na tensão entre o que deve ser dito e o impossível de se dizer na educação, em tempos de ensino remoto.

Para as participantes, mesmo no formato on-line, o SEAD continua se constituindo num espaço caloroso de debate. Os participantes se comprometem como o debate dos trabalhos, interagindo e contribuindo com cada pesquisa apresentada, relatam.

As apresentações do Simpósio V – “Identificação, espaço virtual, capitalismo” podem ser acessadas aqui, e as as apresentações do ”Simpósio VII – Educação, língua(s), discurso” podem ser acessadas aqui.  Para quem quiser acompanhar todos os trabalhos, basta acessar o canal do YouTube.

Texto Bianca Queda.

PPGCL.

Loading...