PPGCL participa de Rede de Pesquisa em Cinema - Unisul

Notícias do Programa

Saiba tudo o que acontece no PPGCL

PPGCL participa de Rede de Pesquisa em Cinema

A professora Ramayana Lira de Sousa fundou, na última quinta-feira (6), junto com Alessandra Brandão (UFSC); Erly Vieria (UFES), Mariana Baltar (UFF) e Vinicios Kabral (UFRJ), a Rede Macunaíma de Afetos (ReMA). O lançamento da rede aconteceu em evento remoto, com a exibição do filme Ilha (2018) de Glenda Nicácio e Ary Rosa, seguida de debate com a diretora e representantes dos grupos.

A ReMA é uma rede focada, a princípio, em abordagens do afeto e do excesso, com inflexões da teoria queer e do olhar decolonial. Formada pelo grupo EPOCA – Grupo de pesquisa Estética e Política na Contemporaneidade (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL) CIA – Comunicação, Imagem e Afeto (UFES), Literatual (UFSC), NEX – Núcleo de estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais (UFF) e o Habitáveis- Formas de Habitar o Presente (UFRJ).

Para a professora Ramayana, a rede surge como resposta “a um contexto de precarização da pesquisa, especialmente no campo das humanidades, mas, também, como maneira de consolidar laços de afeto entre as pessoas que pesquisam. Os afetos aparecem, assim, não apenas como abordagem teórico-metodológica, mas como o fundamento mesmo da vontade de estar junto e partilhar o mundo”.

A ReMA terá encontros mensais sediados em revezamento pelas instituições que o integram. “A lógica de nossa rede é o avesso da lógica meramente produtiva”, explica Ramayana. “Não se trata de ter uma rede, de fazermos os encontros, com o objetivo precípuo de gerar produtos para o Lattes. Esses virão, certamente, mas como decorrência natural das discussões”.

PPGCL.

Loading...