Pesquisadora fala sobre ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira - Unisul
  • PPGCL

• Notícias PPGCL

• Pesquisadora fala sobre ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira

Pesquisadora fala sobre ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira

A professora Silvana Serrani (Unicamp) apresentou na tarde desta quinta (6) uma metodologia inovadora para o ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira, intitulada “Multirrede-Discursiva” (MR-D). Palestra faz parte da “Roda de Conversas” do grupo de pesquisa “Análise de Discurso Pesquisa e Ensino” (GADIPE), liderado pela professora Silvânia Siebert.

Na atividade, Serrani destacou sínteses das experiências desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e argentinos que estão reunidas no livro recém-lançado “Cultura e Literatura no Ensino de Língua-Discurso”, publicado pela Pontes Editora de Campinas (SP). O livro apresenta a proposta multirrede-discursiva na formação docente e no ensino-aprendizagem de línguas materna e estrangeira e traz exemplos em português, espanhol e inglês. São oito relatos de pesquisa com resultados de experiências realizadas em sala de aula, do ensino fundamental à graduação.

Na palestra, destinada a professores e pesquisadores interessados na pesquisa teórica e aplicada envolvendo língua e literatura, a pesquisadora destacou os três componentes necessários para a implementação da proposta: o intercultural; a língua-discurso e os gêneros discursivos; e as práticas de linguagens.

Silvânia Siebert, que além de organizadora do encontro é autora de um dos capítulos do livro “Proposta Multirrede-Discursiva para estudantes de língua portuguesa no Ensino Médio: o gênero crônica”, acredita que a metodologia promove avanços para o ensino e a aprendizagem.

“Ganha professor que pode ampliar as lições do livro didático e o aluno que pode estudar e conhecer os estudos sobre língua e literatura, a partir de atividades que são planejadas para sensibilizar o leitor para o estudo dos gêneros discursivos e seus funcionamentos, em diferentes materialidades, da escrita à imagem”, explica.

Silvana Serrani é professora do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Com pós-doutorado pela Universidade de Columbia (EUA), doutorado e mestrado pela UNICAMP e graduação na Universidade de Buenos Aires (Argentina), publicou no Brasil os livros: “A Linguagem na Pesquisa Sociocultural” (1997), “Discurso e Cultura na Aula de Língua” (2010); “Letramento, Discurso e Trabalho Docente” (2011) e “Cultura e Literatura no Ensino de Língua-Discurso – A Proposta Multirrede-Discursiva” (Pontes, 2020).

O Grupo de Pesquisa “Análise do discurso: pesquisa e ensino” (GADIPE) estuda os processos de produção de sentido, desde sua dimensão subjetiva até sua dimensão social, histórica e ideológica, concebendo que os processos de significação sempre se dão em eventos sociais específicos e únicos que acionam, além da língua, determinações materiais.

PPGCL