Palestra  destaca análise do discurso no curso de Direito - Unisul

Notícias do Programa

Saiba tudo o que acontece no PPGCL

Palestra  destaca análise do discurso no curso de Direito

A professora Dra. Andréia Daltoé apresentou na noite desta terça (8) o trabalho “O sentido de Revolução e Golpe a partir da Análise de Discurso”, ao lado de João Gustavo Zomer, que discorreu sobre “Brasil e Argentina: passado autoritário em comum, discursos distintos”. A atividade foi organizada pelo professor Vilson Leonel na UC: “Estado, Política e Direito”.

Para Andreia, que faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) no curso de Direito, a palestra se soma a outras parcerias com o PPGCL da Unisul. “Trata-se de uma interlocução profícua com professores e alunos, refletindo, inclusive, em orientações de Trabalho de Conclusão neste Curso”, comemora.

“Estes momentos de diálogo com a graduação são espaços privilegiados de troca, além de permitir que o futuro operador do Direito conheça o modo como o trabalho de interpretação do ponto de vista discursivo pode contribuir com sua atuação no mundo jurídico”, complementa.

Andreia é líder do “Grupo de Pesquisa Relações de Poder: esquecimento e memória”. O grupo procura refletir, com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, formas de silenciamento, apagamento e esquecimento no discurso político. Entre os temas pesquisados no grupo, destacam-se os efeitos de sentido de diferentes termos políticos tais como os de revolução e golpe, tema da palestra de terça no curso de Direito.

PPGCL

Loading...