O inconsciente e a metapsicologia freudiana como ficção - Unisul

O inconsciente e a metapsicologia freudiana como ficção

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) a qualificação do projeto de tese do estudante André Moraes Souza “Leituras de Freud: o inconsciente e a metapsicologia freudiana como ficção”. Pesquisa, orientada pelo professor Maurício Eugênio Maliska, foi avaliada pelas professoras Maria Cristina Carpes e Andreia da Silva Daltoé.

Leituras de Freud

Conforme Souza, o objetivo do projeto é investigar, a partir dos casos clínicos e dos escritos sobre metapsicologia de Freud bem como da literatura crítica encontrada, como os intelectuais da universidade brasileira se apropriaram da obra freudiana.

“Entre outras perguntas, pretendo verificar que leituras fizeram de sua obra mais conceitual e teórica, a chamada metapsicologia freudiana; que chaves de leituras foram propostas, elaboradas, desenvolvidas ou encontradas no meio acadêmico brasileiro; E como essas diferentes leituras e interpretações se relacionam entre si”, esclarece o estudante.

Para dar conta desse objetivo, o estudante investigará, a partir dos Casos Clínicos e nos escritos sobre Metapsicologia de Freud bem como da literatura crítica encontrada, como os grandes nomes/grandes intelectuais da universidade brasileira se apropriaram da obra freudiana. Além disso, pretende investigar que leituras fizeram de sua obra mais conceitual e teórica, a chamada metapsicologia freudiana; esquadrinhar as chaves de leituras propostas, elaboradas, desenvolvidas ou encontradas no meio acadêmico brasileiro; e investigar como essas diferentes leituras e interpretações se relacionam entre si.

PPGCL