Liberdade de Imprensa em pauta - Unisul

Liberdade de Imprensa em pauta

A professora Giovanna Flores apresentou na noite desta segunda (7) a palestra “Liberdade de Imprensa: (Re)existe” em live do YouTube. Evento, organizado pela Universidade de Franca (Unifran), contou com a ativa participação de estudantes e pesquisadores de jornalismo.

Giovanna apresentou o modo como a imprensa brasileira começou no Brasil em 1808, destacando como as autoridades portuguesas exerciam censura sobre as informações publicadas. Passando pelos séculos XIX e XX, a pesquisadora produziu um panorama rico de como o tema da liberdade de imprensa nunca deixou de ser objeto de disputa, passando por avanços e retrocessos. Por exemplo, temas ligados à monarquia, às elites e à Igreja não podiam ser abordados livremente no período do império.

Conforme Giovana, diferentes leis em diferentes fases históricas regularam diferentes níveis de censura à liberdade de imprensa. Ela destacou o “Decreto Rolha” de 1890, considerado por alguns historiadores como a primeira lei de segurança nacional do Brasil; as primeiras leis de imprensa da República, que mantiveram a limitação de liberdade de expressão; o regime do estado novo, transformando a imprensa como instrumento de propaganda; e a última Lei de imprensa, em fevereiro de 1967, contendo inúmeras arbitrariedades que somente foram revogadas em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal.

Ao final da palestra, a professora promoveu reflexões sobre o atual estágio de liberdade de imprensa no Brasil, um tema sensível em tempos de tanta agressividade institucionalizada.

Giovanna Benedetto Flores é jornalista, doutora em Linguística e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Curso de Jornalismo da UNISUL.

A palestra está disponível aqui.

PPGCL