Leituras do Hoje conversa com a psicanalista Flávia Cera - Unisul

Notícias do Programa

Saiba tudo o que acontece no PPGCL

Leituras do Hoje conversa com a psicanalista Flávia Cera

No primeiro encontro do projeto LEITURAS DO HOJE, a professora Ana Carolina Cernicchiaro, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, conversou na noite desta quarta-feira (14) com a psicanalista Flávia Cera, membra da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Na pauta a ascensão do fascismo e dos discursos de ódio no Brasil e as marcas da pandemia nas subjetividades, sobre luto, trauma, solidão e virtualização da vida, a partir do viés da psicanálise.

Pensando a realidade brasileira, Flávia Cera refletiu sobre como a questão dos cuidados coletivos por projetos de inclusão social, que tínhamos no país até pouco tempo atrás, foram rapidamente dando passagem a um individualismo negacionista. Ela destacou a quebra do pacto simbólico democrático com a supressão do debate e do dissenso, com a desvalorização da palavra, a autorização dos discursos de ódio e da violência.

Cera percebe na emblemática homenagem que Bolsonaro fez ao coronel Carlos Alberto Ustra, torturador no período da Ditadura Militar, na votação do Impeachment que destituiu a presidenta Dilma Roussef, um rompimento do pacto civilizatório. Cera também falou sobre os fins do mundo que indígenas e negros brasileiros sofrem há 500 anos no Brasil e sobre a emergência desses outros discursos na cena atual, um povo por vir.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Estética e Política na Contemporaneidade (EPOCA), o projeto Leituras do Hoje pretende debater diferentes perspectivas críticas sobre o complexo contexto político e social que estamos vivendo. As conversas trarão leituras psicanalíticas, feministas, queer, latino-americanistas, negras, indígenas, entre outras…

Na próxima quarta, dia 21/07, às 20hs, também no canal do Grupo EPOCA no YouTube, Elisa Tonon (IFSC) e George França (Colégio de Aplicação da UFSC) discutirão os ataques que a Educação vem sofrendo nos últimos anos e a virtualização do ensino durante a pandemia. Estão todos convidados!

Para aqueles que não puderam assistir a conversa com Flávia Cera ao vivo, a gravação está no link: https://www.youtube.com/watch?v=liqF2J6ZmKk.

PPGCL

Loading...