Encontros em AD reúne pesquisadores do Amazonas e Mato Grosso - Unisul

Encontros em AD reúne pesquisadores do Amazonas e Mato Grosso

Os professores Luiz Carlos Martins de Souza e Maristela Cury Sarian participaram nesta semana dos Encontros em Análise de Discurso. Eventos integram a disciplina Análise de Discurso do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem no Campus Pedra Branca.

Na manhã de segunda (22), o professor Luiz Carlos Martins, da Universidade Federal do Amazonas, apresentou o trabalho “Homoafetividade e cristianismo: embates discursivos”, pesquisa que tem desenvolvido no âmbito do “Grupo de Pesquisa em Narrativas, Mídias e Discursos” e no “Laboratório de Análise e Criação Multimídia”. No Encontro, o professor exibiu parte do documentário “Gays, graças a Deus”, de sua autoria, discutindo como funcionam os sentidos e os imaginários de cristão, de LGBTQIA+, da conversão, de diversidade e de palavra de Deus.

Na manhã de terça (23)-feira, a professora Maristela Sarian, da Unemat/Cáceres, trouxe o tema “Análise de Discurso e Ensino: teoria e prática na relação universidade-escola”. A professora apresentou no primeiro momento a sua tese de doutorado, defendida no IEL/Unicamp em 2013, sobre o Programa “Um Computador por Aluno”, do governo federal, para alunos das escolas públicas. Na tese, a professora problematizou os sentidos de “evidentes” do programa, questionando a injunção ao novo e a repetição ao velho, nas políticas públicas da educação. Na segunda parte da exposição, ela discutiu a ressiginificação do ensino de gramática de língua portuguesa, desenvolvidos no curso de Letras de uma universidade pública, objetivando colocar em evidência como se produz deslocamentos a respeito do saber sobre o ensino da língua portuguesa.

Os Encontros em AD fazem parte da disciplina de Análise de Discurso, ministrada pelas professoras Nádia Neckel e Giovanna Benedetto Flores. Participaram do Encontro alunos de programas de pós-graduação várias universidades brasileiras.

PPGCL