Dicas para apresentação de trabalhos encerra curso de extensão - Unisul

Dicas para apresentação de trabalhos encerra curso de extensão

“Como Apresentar Projetos, Teses e Dissertações” foi o tema da última aula do “Curso de Extensão em Redação Acadêmica” do PPGCL, realizada nesta última quarta (9). Ministrada pelo professor Fábio Rauen, a aula forneceu dicas essenciais para apresentação de pesquisas em bancas e eventos científicos.

Uma das questões que mais incomodam os estudantes quando estão elaborando seus trabalhos de conclusão de curso na graduação e na pós-graduação é a apresentação em bancas ou eventos. Seja presencial ou remotamente, a apresentação põem em cena o famoso medo de falar em público. Nesses momentos, dicas de como se comportar são essenciais para que os estudantes passem com louvor nessa etapa de sua formação.

Segundo Rauen, a qualidade da defesa de um trabalho está diretamente associada à qualidade da pesquisa e da redação do texto do TCC. Se o trabalho foi bem executado e se o texto reflete essa qualidade, a tendência é que a apresentação não deixe a desejar.

O sucesso da apresentação começa com a elaboração de um bom material de apoio. Nessas horas, o estudante tem de escolher com cuidado que partes do trabalho vai apresentar e como vai fazer isso. O segredo é encontrar uma forma interessante de expor as informações na medida certa, de modo que a audiência se mantenha interessada em toda a atividade.

Preparado o material, o estudante deve agora pensar na apresentação propriamente dita. Para isso, Rauen destacou não somente as questões essenciais de uma apresentação presencial, mas também aquelas próprias de uma apresentação remota.

“Minha intenção foi a de fornecer aos estudantes ferramentas confiáveis para que ele consiga sustentar oralmente aquilo que ele conseguiu obter na pesquisa e, dessa maneira, transmitir os méritos do trabalho para a defesa e, desse modo, obter uma excelente nota”, explica o Rauen.

PPGCL