Depressão e medicalização são discutidos em seminário do PPGCL - Unisul

Depressão e medicalização são discutidos em seminário do PPGCL

A professora Fernanda Lunkes, da Universidade Federal do Sul da Bahia/Itabuna, apresentou na manhã desta segunda (19) o seminário “Sujeito e(m) sofrimento(s): uma perspectiva discursiva”. Atividade faz parte dos “Encontros Discursivos em Cultura e Mídia” do PPGCL

A manhã desta segunda (19) foi marcada pelo debate sobre o tema do sofrimento e dos transtornos mentais no Seminário “Encontros Discursivos em Cultura e Mídia”. Com o título “Sujeitos e(m) sofrimento(s): uma perspectiva discursiva”, Fernanda apresentou sua pesquisa sobre depressão e medicalização, destacando como a mídia discursiviza este sofrimento.

“Meu trabalho procura compreender os processos de produção de sentidos no discurso do sujeito com transtornos mentais e os efeitos de sofrimento mobilizados no dizer de sujeito”, esclarece.

Lunkes também trouxe para a discussão a questão da medicalização como forma de assegurar uma imagem de sucesso e felicidade no/do sujeito, responsabilizando-o pelo resultado do tratamento.

“O que se coloca em questão, está para além dos sintomas e do sofrimento causado pelos transtornos mentais. Trata-se de um sofrimento outro: a culpa da não produção, da indecisão, do cansaço e da inação. Sofrimento que impõe ao sujeito uma parada, um intervalo, uma interrupção na agenda repleta de compromissos”, argumenta.

Fernanda Lunkes é doutora em Estudos de Linguagem (UFF), mestra em Letras (UEM) e licenciada em Letras/Português (UNIOESTE). Fez estágio de pós-doutorado na UFF. É autora dos livros “Depressão e medicalização no discurso jornalístico” e “O sujeito e o corpo: construções heterogêneas no filme Clube da Luta”. Seu interesse em pesquisa gira em torno de temas como discurso jornalístico e midiático, transtornos mentais, medicalização, saúde, felicidade, violência, mulher.

O seminário “Encontros Discursivos em Cultura e Mídia” integra a disciplina de “Tópicos Especiais em Discurso, Cultura e Mídia”, da linha de pesquisa “Texto e Discurso” do PPGCL, ministrada pelas professoras Giovanna Benedetto Flores e Nádia Neckel.

Além dos alunos regularmente matriculados na disciplina, o evento teve a presença de pesquisadores de outras IES interessados no tema.

PPGCL