Colóquio aborda as interfaces teóricas dos estudos sobre nostalgia - Unisul

Colóquio aborda as interfaces teóricas dos estudos sobre nostalgia

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (07) o segundo encontro do “Colóquio Memória, Mídia e Literatura” com a presença da professora Talitha Ferraz. Mestra e doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), Talitha é pesquisadora vinculada à “Escola Superior de Propaganda e Marketing” (ESPM Rio) e do “Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual” da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nos últimos anos, Talitha tem desenvolvido pesquisas no campo da nostalgia em torno dos tópicos ligados às práticas de ida ao cinema, os estatutos da espectatorialidade e afetos, cinemas de rua e espaço urbano, entre outras. Com o título “Os estudos sobre nostalgia e suas interfaces teóricas”, Talitha compartilhou com os participantes do evento as diversas possibilidades em se compreender a nostalgia sob as mais diversas abordagens.

Embora o campo da nostalgia tenha se consolidado como um campo autônomo e bastante profícuo, tendo em vista as vastas pesquisas realizadas no país, o professor Mário Abel destaca que a interdisciplinaridade dos estudos sobre nostalgia permite diálogos bastante interessantes com os estudos de memória.

“Hoje em dia percebemos que a memória também desempenha um papel muito importante no desencadeamento da nostalgia. Em nosso programa temos desenvolvidos dissertações e outros trabalhos que externalizam de maneira nítida essa relação da memória com a nostalgia”, ressalta.

O “Colóquio Memória, Mídia e Literatura” é realizado pelo “Grupo de Pesquisa Memória, Afeto e Redes Convergentes”, coordenado pelo professor Dr. Mário Abel Bressan Júnior. Trata-se de encontros mensais reunindo pesquisadores para discutir estudos sobre memória num diálogo interdisciplinar com objetos e processos culturais contemporâneos.

Valdemir dos Santos Neto.

PPGCL