Alexandre Vargas participa de evento no Chile - Unisul

Alexandre Vargas participa de evento no Chile

O professor Alexandre Linck Vargas participou na manhã desta segunda (10) da 7ª edição de “Dibujos que Hablan” no Chile. O evento, que ocorre de 6 a 14 de janeiro, tem com o propósito de pensar e refletir sobre as relações entre nossas sociedades e as artes da narrativa desenhada.

Com moderação de Karoline Caetano, Vargas integrou a Mesa 6 “Ser historietista latinoamericano”, com as pesquisadoras Francisca Cárcamo Rojas, que apresentou o trabalho “El otro archivo’ y otros ensayos en formato de historieta”, e Jaqueline dos Santos Cunha, que apresentou o trabalho “Os desafios de ser quadrinistas independentes no Brasil”.

Na oportunidade, o pesquisador do PPGCL e apresentador do canal “Quadrinhos na Sarjeta” desenvolveu o trabalho “Perspectivas antropofágicas e os devires do novo quadrinho brasileiro”. Vargas passou pelas noções de antropologia, esquizoanálise, decolonialidade e pós-humanismo, para destacar como a noção de antropofagia passa pelo quadrinho brasileiro e produz devires.

Este ano, o foco do encontro são as visões de mundo dos quadrinhos latino-americanos e as reapropriações da linguagem e do formato dos quadrinhos do nosso continente, sob a premissa de que as narrativas visuais são determinadas pelo seu contexto geográfico, cultural e histórico.

A mesa redonda pode ser vista aqui.

PPGCL