UniSul inaugura o Centro Integrado de Saúde em Palhoça

UniSul inaugura o Centro Integrado de Saúde em Palhoça

21 / Março / 2023

Além dos mais de 15 mil atendimentos gratuitos por mês, a universidade também anunciou o Jardim Sensorial, espaço que prestará atendimento gratuito e especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, inaugurou na manhã desta terça-feira (21), seu novo Centro Integrado de Saúde (CIS), no campus Pedra Branca, em Palhoça (SC). O espaço irá prestar atendimento gratuito nas áreas de Medicina, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Naturologia, Farmácia, Nutrição e Biomedicina para a região. São previstos mais de 15 mil atendimentos por mês na área da saúde.

A cerimônia de inauguração reuniu o presidente da Ânima Educação, Marcelo Bueno; o CMO da Inspirali, José Lúcio Martins; o diretor-geral da UniSul, Rodrigo Alves; o reitor da UniSul e diretor de relações institucionais da Regional Sul, Mauri Heerdt; o coordenador do curso de Medicina, Rodrigo Nunes, além de diversos educadores do Ecossistema, estudantes e autoridades públicas.

Segundo Marcelo Bueno, presidente da Ânima Educação, o Centro Integrado de Saúde é um espaço de transformação. “Por meio da educação, o CIS abrirá caminho para que nossos alunos e pacientes possam se transformar. Ver um ambiente como esse, que educa e entrega tanto para a comunidade, reforça nosso comprometimento de participar ativamente do desenvolvimento do estado e, consequentemente, do nosso País’’, ressalta.

Na inauguração foi anunciado também o Jardim Sensorial, uma entrega para a Casa do Autista, em parceria com a Prefeitura de Palhoça, que visa atender cerca de 500 famílias. O espaço construído para tratamentos de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista, entre outros transtornos e condições neurodivergentes, tem como objetivo estimular diferentes sentidos dos pacientes, por meio de ferramentas e atividades sensoriais. “Nossos projetos extrapolam os muros da universidade, e por meio de espaços como este conseguimos oferecer a comunidade atendimentos de qualidade e acesso à saúde”, reforça Rodrigo Alves, diretor-geral da UniSul.

Acesse aqui o álbum de fotos da inauguração

Centro Integrado de Saúde

O Centro é um complexo de saúde multidisciplinar que visa atender diversas especialidades clínicas, inclusive com temática preventiva, como a medicina de família. “Estamos prevendo a realização de 15 mil atendimentos por mês e dessa forma cooperamos com a eficiência da saúde no município de Palhoça, reduzindo filas de espera do Sistema Único de Saúde”, reforça Alves. Ainda de acordo com o executivo o Centro também é uma oportunidade dos estudantes aumentarem suas experiências e vivencias no dia a dia da profissão escolhida.

A metodologia e projeção de toda estrutura acadêmica é projetada pela Inspirali, vertical de ensino de Medicina do Ecossistema Ânima. Além disso, o CIS também conta com o centro de pesquisa clínica, que tem como objetivo contribuir com o avanço de pesquisas, melhorias de protocolos e produtos, além do desenvolvimento de novas soluções voltadas à saúde.

Para o CMO da Inspirali, José Lúcio Martins, a realização do projeto é também um presente para a comunidade acadêmica. “Vejo professores e alunos com um brilho no olhar, que demonstram e transparecem a vontade de ajudar o próximo e de fazer a diferença na comunidade. Isso é reflexo da humanização que tanto prezamos ao longo do curso’’, finaliza.

Atendimento

Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h, mediante agendamento prévio, realizado pelo Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Palhoça, por telefone ou mensagem via WhatsApp no número 48 3279-1543 (consultas médicas), demais especialidades: 48 3279 -1126 e/ou presencialmente.