UniSul e TopMed firmam acordo para oferecer programa de estágio eletivo em telemedicina
 

Matéria

UniSul e TopMed firmam acordo para oferecer programa de estágio eletivo em telemedicina

15 / Julho / 2022

Convênio é um diferencial para formação de médicos e, ao fim do treinamento, alunos de destaque poderão integrar a equipe médica da empresa.

A TopMed, empresa catarinense que é referência nacional em telemedicina, irá contribuir de modo inovador com a formação acadêmica de médicos do Estado. A empresa assinou convênio com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) para oferecer o programa de estágio Clínica Médica: Modelo de Atendimento em Telemedicina, que poderá ser realizado por alunos do 12º período do curso, do Campus Pedra Branca, a partir deste semestre.

A empresa compartilhará toda a sua experiência adquirida em 16 anos de atuação digital, marcados por soluções eficazes em cuidado, saúde e assistência, com futuros médicos dispostos a buscar novas oportunidades no exercício de uma medicina com mais tecnologia, humanização e quebra de barreiras.

“Investimos na criação de um ecossistema de saúde sustentável, com as pessoas estando no centro do processo, esse é o nosso propósito de existir. O Brasil é um país continental que precisa abraçar o uso da tecnologia no atendimento à saúde. Por isso, queremos disponibilizar nossa experiência e conhecimento técnico na formação de profissionais para que já saiam das universidades conhecendo este mundo da telemedicina e da saúde digital. Com isso, eles podem ampliar ainda mais a sua participação na jornada de saúde, da prevenção ao tratamento”, explica Valda Stange, CEO da TopMed.

O estágio eletivo tem duração de três semanas, somando um total de 120 horas, e será oferecido integralmente de modo remoto, em plataformas próprias da TopMed. A partir de uma proposta pedagógica participativa, o treinamento está dividido em módulos, que contemplam temas como histórico da telessaúde e telemedicina no Brasil e no mundo, bioética e segurança, conectividade e ferramentas de plataformas de telemedicina, telepropedêutica, prescrição eletrônica, entre outros.

Os estudantes acompanharão a escala de teleconsultas da TopMed com um médico preceptor especialista em medicina de família e comunidade, o que propiciará uma melhor preparação para a aplicação de protocolos clínicos. O aprendizado que já adquiriram na prática ambulatorial, com disciplina específica de telemedicina, e ao longo de todo o treinamento, fornecerá as diretrizes necessárias para o desenvolvimento de uma relação de confiança entre médico e paciente em um ambiente virtual, caracterizado por acolhimento, ética e efetividade. Os alunos inclusive, ao final do período, podem ser convidados a integrar a equipe médica da TopMed.

“A telemedicina pode ser exercida em diferentes modalidades de teleatendimento médico. A teleconsulta é uma delas e está regulamentada no Brasil,” diz Renata Zobaran, Diretora de Telemedicina e Saúde Digital da TopMed.

O Conselho Federal de Medicina regulamentou a prestação de serviços médicos mediados por tecnologias de comunicação em maio deste ano. Segundo consta no site do CFM, o método, sobretudo durante a pandemia, demonstrou eficiência na capacidade de levar assistência tanto para cidades do interior quanto grandes centros urbanos, contribuindo para reduzir a quantidade de pessoas em busca de tratamento em postos de saúde, clínicas especializadas e hospitais.

Após a ONU declarar o novo coronavírus uma pandemia mundial, em março de 2020, a TopMed foi contratada pela Prefeitura de Florianópolis para operar o Alô Saúde Floripa, sistema de atendimento a distância reconhecido por diversos estudos como um dos mais eficientes durante a pandemia e que se torna, aos poucos, um dos grandes focos da estratégia de promoção de saúde pública para milhões de brasileiros.

Nos últimos três anos, a TopMed já realizou cerca de 5 milhões de atendimentos, com taxa de 95% de resolutividade. Por meio de plataformas digitais exclusivas da TopMed, Saúde24h, Saúde Emocional, Programa de Acompanhamento de Famílias e Saúde em Dia, os pacientes encontram um conjunto de profissionais de diferentes especialidades da área da saúde prontos para prestar um atendimento rápido e assertivo.