UniSul é campeã do Anima Nest 2022-2

UniSul é campeã do Anima Nest 2022-2

15 / Dezembro / 2022

Equipe da UniSul vence na categoria impacto social, com o projeto ‘SUA MODA’ do curso de Administração, Campus Florianópolis

O vencedor do Anima Nest 2022-2, categoria impacto social, é o projeto ‘SUA MODA’, uma plataforma em que o cliente pode pedir uma peça personalizada e única ao profissional da moda e costura, com o intuito de fazer com que o cliente sinta a praticidade oferecida. O formato ainda atende os requisitos do slow fashion, que traz menos danos ao meio ambiente.

O Ânima Nest é um programa de pré-aceleração de projetos de Empreendedorismo e Inovação de base tecnológica, convencional e de impacto social nas Universidades integrantes da Ânima Educação. O coordenador do Ânima Nest na Unisul, professor Fabrício Attanásio, explica que que este programa inovador é pioneiro na educação superior brasileira. “Esse programa tem oportunizado um grande aprendizado para nossos estudantes, professores e comunidade, além de contribuir com soluções inovadoras para os problemas reais do mundo do trabalho e da nossa sociedade ”, afirma o professor Fabrício.

Nesta edição foram diversos projetos desenvolvidos pelos alunos de todo Brasil, culminando na final nacional que aconteceu nesta quarta-feira (14/12), que contou com banca de avaliadores experientes do mercado de trabalho. As escolhas foram feitas a partir dos Pitches apresentados por três finalistas, um de cada modalidade. “Os projetos foram incríveis e todos que participaram estão de parabéns, a ‘SUA MODA’ da Unisul de Florianópolis do Curso de Administração foi a grande vencedora da modalidade de Impacto Social”, ressalta o professor Fabrício.

A aluna Luiza Kadletz explica que a ‘SUA MODA’ é uma plataforma em que o cliente pode pedir uma peça personalizada e única ao profissional da moda e costura. “Nossa proposta é proporcionar ao comprador a praticidade de receber uma roupa em casa que seja exatamente o que queria, de boa qualidade e com um processo slow fashion trazendo menos danos ao meio ambiente. Os profissionais são autônomos, e devem postar conteúdo na plataforma afim de gerar confiança, inspirar e auxiliar o cliente na escolha da sua peça. A qualidade do produto será medida de acordo com as avaliações e feedbacks, que serão enviados por foto ou vídeo. Para ajudar o profissional teremos parcerias com lojas de tecido e aviamentos que proporcionam desconto ao usuário ativo e com distribuidoras para realizar a entrega”, explica Luiza.

O coordenador do curso de Administração, professor Álvaro Souto, destaca que o Ânima Nest tem oportunizado uma experiência prática de empreendedorismo e inovação aos alunos. Esse programa tem feito a diferença no aprendizado dos estudantes e os preparado para o mundo do trabalho”, enfatiza o professor Álvaro.

A professora Rejane Roecker, que também foi professora e mentora da equipe vencedora, conta que o processo foi desafiador, mas que ao mesmo tempo muito gratificante. “Integramos duas UCs (disciplinas) Duais diferentes com o programa Ânima Nest e o resultado foi excelente, os alunos nos surpreenderam”, disse a professora.

Outro importante projeto da Unisul e que foi finalista é o SECURITY CERCA CONECT do Campus de Itajaí, do Curso de Medicina Veterinária.  O aluno Kauã Prado explica que o projeto propõe uma solução tecnológica inovadora em favor do produtor rural. “Um elemento muito comum hoje nas propriedades rurais é a cerca elétrica, buscamos integrar neste sistema um conjunto de periféricos tecnológicos que irão auxiliar no monitoramento e segurança do rebanho. O sistema funciona mesmo que a propriedade não tenha energia elétrica em toda a sua extensão, pois conta com placa de energia fotovoltaica”, enfatiza Kauã.