UniSul desenvolve projeto de pesquisa e proteção de animais silvestres

UniSul desenvolve projeto de pesquisa e proteção de animais silvestres

15 / Dezembro / 2022

Iniciativa desenvolvida por professores e alunos da universidade protege e auxilia a reintegração de animais silvestres à natureza

Com o intuito de resgatar, tratar e reintegrar animais silvestres à natureza, professores e alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, criaram o Centro de Pesquisas e Triagem de Animais Silvestres, o CEPTAS.

O Centro, que está localizado no campus de Tubarão e recebe animais de 45 municípios de Santa Catarina, foi criado em julho deste ano, e trabalha em conjunto com o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), Polícia Ambiental, Polícia Civil e Fundações e Institutos Ambientais Municipais, com o objetivo de resgatar e cuidar de animais provenientes de fiscalização, resgate e acidentes. Até hoje já passaram pelo local mais de 200 espécies.

A iniciativa conta com a participação dos estudantes de Medicina Veterinária da Instituição.  A partir já do primeiro semestre, os alunos têm a chance de acompanhar de perto todas as etapas de recuperação dos animais, desde a triagem até a definição do diagnóstico e tratamento. Todo esse processo é acompanhado pelos professores especializados que direcionam e apoiam os estudantes nos cuidados dos animais.

Segundo o professor e coordenador do CEPTAS, Rodrigo Ávila Mendonça, o projeto é uma excelente oportunidade para que os alunos possam ingressar na carreira mais preparados. ‘’No CEPTAS os alunos colocam em prática todo o aprendizado da sala de aula, além de entender a rotina da profissão. São projetos como esses que nos permitem auxiliar e desenvolver profissionais mais experientes e capacitados”, explica o professor.

Ainda de acordo com Mendonça, são selecionados 20 alunos por semestre, que além de apoiarem no resgate dos animais, participam de expedições e trilhas, nos quais realizam estudos sobre as espécies. “Estamos em um local geograficamente estratégico para que possamos atender e cuidar desses animais, além de estudar de perto nossa fauna brasileira. É gratificante que nós enquanto universidade sejamos referência em projetos como esse que além de ensinar nossos alunos, também trabalha em prol do meio ambiente”, reforça o professor.

O CEPTAS não é aberto a visitações, mas os interessados podem acompanhar o trabalho de pesquisa por meio do Instagram oficial do projeto instagram.com/ceptas_unisul/. E os estudantes de Medicina Veterinária podem consultar as informações sobre inscrições e provas no site unisul.br/graduacao/medicina-veterinaria/.