Projeto Gente UniSul promove 1º treinamento de atendimento em situações de catástrofes

16 / Agosto / 2023

A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, realiza no dia 23 de agosto, o ‘1º Treinamento de atendimento em situações de catástrofes, afogamento e múltiplas vítimas’. A ação é uma iniciativa do ‘Projeto Gente UniSul’, idealizado pela coordenação do curso de Medicina, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palhoça e com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Evento gratuito e voltado a profissionais da saúde e grupos de resgate acontecerá no complexo aquático da UniSul, em Palhoça, no dia 23 de agosto, das 8h às 17h.

Idealizado pelo curso de Medicina da UniSul, e a Inspiralli, vertical de Medicina da Ânima Educação, o evento receberá cerca de 600 participantes, dentre eles alunos do internato do curso de Medicina da Pedra Branca, médicos da rede Municipal da Secretária de Saúde de Palhoça, e a equipe de bombeiros do Estado de SC.

Segundo o professor e coordenador do curso de Medicina da UniSul em Palhoça, Rodrigo Nunes, ações como essa possuem o objetivo de capacitar os profissionais da região. ‘’Estar preparado para lidar com emergências pode fazer a diferença, salvando vítimas e evitando tragédias. A UniSul mais uma vez, apresenta sua preocupação e comprometimento, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais desses alunos e profissionais, para a segurança da comunidade’’, ressalta.

O evento será divido em dois atos e atividades. Das 8h às 12h, os convidados apresentarão o treinamento teórico, focado na gestão, busca e salvamento de vítimas de afogamento, bem como resgate e atendimento de múltiplas vítimas. À tarde, das 13h às 17h, acontecem os treinamentos práticos, que incluirão técnicas de salvamento aquático e reanimação, além de resgate e atendimento em acidente múltiplo.