Banco de Alimentos de SC faz a primeira entrega de alimentos a entidades carentes

21 / Outubro / 2022

O Projeto foi lançado no dia 30/09 e pretende atender às comunidades carentes do Estado, que hoje contam com 185 mil famílias em situação considerada de extrema pobreza

O projeto, que conta com o apoio da UniSul, fez a sua primeira entrega de alimentos nesta terça, dia 18 de outubro. Organizações voltadas ao atendimento de pessoas e comunidades carentes de Santa Catarina começaram a receber as doações do Banco de Alimentos de Santa Catarina. As 9 toneladas de mantimentos estavam armazenadas no Centro Logístico da Federação das Indústrias de Santa Catarina e foram entregues a 25 instituições da Grande Florianópolis.

O reitor da UniSul conta que o primeiro contato com os dirigentes do Banco de Alimentos de Porto Alegre ocorreu e meados de 2021. “No ano passado recebi a visita dos colegas do Rio Grande do Sul e de pessoas interessadas na criação em Santa Catarina, e eles nos apresentaram o sucesso Banco de Alimentos, os números, as toneladas de mantimentos que estão sendo distribuídos a tantas famílias carentes. Fiquei impressionado com esse maravilhoso trabalho social”, disse. Para que seja possível a viabilização do Banco de Alimentos é necessário que dentre todos os parceiros, apoiadores e instituidores faça parte uma Universidade, e a UniSul foi a IES escolhida. “Foi então, que iniciei todas as tratativas para que a UniSul entrasse nesse projeto como uma das instituidoras”, conta

O professor Mauri, ainda enfatiza que, com essa iniciativa, a UniSul também irá intermediar estágios, projetos de extensão, voluntariados, trabalhos acadêmicos, pesquisa e diversas possibilidades que ainda poderão surgir para alunos e professores. “Já percebemos que será necessário termos alguém da área de Nutrição, para ajudar com a análise das mercadorias e distribuição”, ressalta.

Qualquer pessoa pode doar e fazer parte dessa corrente do bem, todas as doações serão bem vindas. As doações não serão feitas às pessoas físicas e sim às entidades e organizações voltadas ao atendimento de pessoas e comunidades carentes. As entidades também precisam estar cadastradas.

Como doar
Pequenas doações podem ser levadas diretamente ao Banco de Alimentos, a rua Farroupilha, 150, Campinas, São José.  Já as maiores, contarão com um sistema de logística próprio para coleta e é necessário fazer contato com a equipe do projeto.  Quem preferir contribuir financeiramente com o projeto, pode depositar qualquer valor na seguinte conta:

Banco: 133 Cresol
COOPERATIVA DE CRÉDITO
Agência: 1716
Conta nr.: 48033-9
CNPJ / PIX: 44.478.094/0001-84
R. Social Banco de Alimentos de SC

Além da UniSul, o projeto tem apoio do Rotary Clubes, Federação das Indústrias (FIESC), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Santa Catarina (FEAGRO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), a Fundação Hermon, NSC Comunicações S/A e Grupo ND.