Banco de Alimentos de SC contabiliza primeiros meses de atuação
 

Matéria

Banco de Alimentos de SC contabiliza primeiros meses de atuação

23 / Março / 2023

Nesta na quarta (22/03) a Assembleia Geral do Conselho Administrativo informou que recebeu mais de 24 mil kg de alimentos em 2022

O Banco de Alimentos de Santa Catarina (Basc) reuniu seus representantes nesta quarta-feira (22/03) para a realização da Assembleia Geral do Conselho Administrativo, avaliação e aprovação do Exercício Fiscal de 2022. De setembro a dezembro foram arrecadados mais de 24 mil kg de alimentos e entregues a famílias carentes do Estado de Santa Catarina.

O Basc foi fundado em 2021, como uma organização Civil de Interesse Público que reúne diversas entidades e instituições a qual a UniSul faz parte, que trabalham visando o combate à fome e ao desperdício de alimento no Estado. Atualmente Santa Catarina possui mais de 185 mil famílias em situação considerada de extrema pobreza. Em setembro de 2022 inaugurou-se o espaço cedido pela Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), onde os mantimentos são armazenados.

Para o reitor da UniSul e diretor de relacionamento institucional e parcerias estratégicas da Regional Sul da Ânima Educação, professor Mauri Heerdt, também diretor técnico do BASC, o primeiro ano de funcionamento do Banco de Alimentos foi um período de aprendizados e de impactos concretos produzidos.

“Aprendizado porque este ano já estamos melhor organizados a partir da caminhada feita. Impactos produzidos porque conseguimos amenizar a fome de milhares de pessoas. Conseguimos também mobilizar centenas de voluntários que são o segredo do sucesso do Banco. Na primeira entrega que fizemos, a Dona Eva Santos, coordenadora da Creche Monte Moriat, disse: Não existe coisa mais gratificante na vida do que saber que uma criança foi dormir sem fome por causa de você!”, enfatiza Heerdt.

Todos podem contribuir

Pequenas doações podem ser levadas diretamente ao Banco de Alimentos, a rua Farroupilha, 150, Campinas, São José.  Já as maiores, contarão com um sistema de logística próprio para coleta e é necessário fazer contato com a equipe do projeto.  Quem preferir contribuir financeiramente com o projeto, pode depositar qualquer valor na seguinte conta:

Banco: 133 Cresol
COOPERATIVA DE CRÉDITO
Agência: 1716
Conta nr.: 48033-9
CNPJ / PIX: 44.478.094/0001-84
R. Social Banco de Alimentos de SC

Além da UniSul, o projeto tem apoio do Rotary Clubes, Federação das Indústrias (FIESC), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Santa Catarina (FEAGRO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), a Fundação Hermon, NSC Comunicações S/A e Grupo ND.