Aos 58 anos, UniSul segue transformando a comunidade pela educação

Aos 58 anos, UniSul segue transformando a comunidade pela educação

24 / Novembro / 2022

*Rodrigo Alves, diretor-geral da UniSul

Celebrar quase seis décadas de existência significa exaltar realizações, transformação e desenvolvimento regional. Representa também olhar para frente com estes mesmos propósitos, inovando nas formas de ser e de se conectar com as pessoas e as cidades. A história da UniSul é indissociável das comunidades em que está inserida; sociedade e universidade estão juntas no processo de desenvolvimento, promoção da cidadania e do bem comum.

Há 58 anos a UniSul vem se empenhando na tarefa de formar cidadãos conscientes de seu papel, a fim de colaborar com a excelência em educação e com o desenvolvimento cultural, intelectual e econômico. Nessa data tão especial, nós, da Unisul, gostaríamos de não apenas agradecer à comunidade acadêmica, mas também celebrar junto à sociedade catarinense esses campi que são tão especiais para todos nós. A universidade é o local que reúne o vigor da juventude, a busca pelo conhecimento, a criatividade, o compromisso social e a inovação – elementos que moldam não apenas a nossa vocação institucional, mas também o papel que a UniSul tem na região.

Nesta celebração reafirmamos o nosso compromisso com a comunidade catarinense e seguimos mais inovadores do que nunca; mesmo com os olhos firmes apontando para o futuro, continuamos comprometidos como nossa atenção àquilo que é mais importante: a educação.

Seguimos certos de que a educação ainda é o melhor caminho para mudar a realidade das pessoas. Para nós não basta capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, mas sim abrir espaço para que os alunos e as alunas amadureçam por meio do conhecimento e possam transformar o seu redor.

Prova disso foram os 131 projetos desenvolvidos junto à comunidade catarinense nas áreas de cidadania, direitos humanos, empreendedorismo, saúde, esporte, arte, cultura, sustentabilidade e meio ambiente.  Quase 180 mil pessoas foram beneficiadas por meio de atendimento gratuito realizado pela comunidade acadêmica da UniSul, totalizando cerca de 2 mil estudantes envolvidos. Estes exemplos significam nosso compromisso – uma verdadeira devoção – para construirmos um mundo melhor, cidades mais qualificadas e pessoas mais saudáveis.

É imperativo que sejamos enquanto universidade instrumento de transformação, adaptada a um mundo em constante mudança.  A UniSul segue perseguindo aquilo que está em seu DNA: a vontade imensurável de melhorar a vida das pessoas e, por consequência, das suas famílias e comunidade por meio da educação que habilita para o futuro. A busca pelo conhecimento aliada à criatividade são fundamentais nesse novo milênio cuja única garantia do futuro é a capacidade de adaptação, por isso nós, da UniSul, estamos prontos. Que celebremos juntos mais 58 anos!