Mestrado em Ciências Ambientais da Unisul participa do X EnANPPAS - Unisul

Notícias do PPGCA

Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais

Mestrado em Ciências Ambientais da Unisul participa do X EnANPPAS

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unisul participará do X Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), que ocorrerá de 05 a 08 de outubro de 2021 em Campinas e de forma remota. A ANPPAS, criada há mais de 20 anos (2000) é a mais importante congregação de instituições e pesquisadoras/es da área de Ciências Ambientais do Brasil, fazendo a cada dois anos seu encontro para discutir temas relevantes e de ponta na ciência e experiências da área. Neste ano de 2021 a temática geral é “Vinte anos de Século XXI: Mudanças ambientais e ambientalismo em tempos de negacionismos”.

Participarão do evento pelo Programa da Unisul os Professores Dr. Rodrigo Rodrigues de Freitas e Dr. Rogério Santos da Costa, bem como o Mestre em Ciências Ambientais pelo PPGCA José Ricardo Tavares e a mestranda Gabriela Bernardo Soares. Os professores farão uma participação com lançamento e conversa sobre seus Livros, publicados em 2020 no âmbito da Coleção Debates Interdisciplinares (DI) pela Editora da Unisul com apoio da FAPESC e CAPES.

Um deles é o livro “Ambiente e sociedade no Brasil: desafios da zona costeira e da educação ambientall”, organizado pelos Professores Rodrigo e Rogério, com autores de capítulos de várias instituições e de diferentes regiões do Brasil,
contando com prefácio do professor Paulo Freire Vieira. O outro livro tem como título “Estado e sustentabilidade: múltiplas e contestadas faces”, com colaboração na organização do professor Benilson Borinelli da Universidade de Londrina (UEL), e da mesma forma com diferentes autores de capítulos e regiões, contando com prefácio do professor Arlindo Philippi Junior.

Além disso, dois Trabalhos foram selecionados para serem apresentados frutos de pesquisas de dissertação finalizadas ou em andamento no PPGCA. Da dissertação de Tavares junto com seu orientador e o colaborador Benilson Borinelli da UEL será apresentado o Trabalho intitulado “Gestão integrada e participativa do Parque Estadual do Rio Vermelho: um território em disputa”. Já das pesquisas em andamento da mestranda Gabriela Soares e seu orientador Professor Costa o Trabalho a ser apresentado se chama “Entre intenção e capacidade: a recente experiência de uma política ambiental no município de Imbituba/SC”.

A participação do PPGCA e destas pesquisas conta com apoio da Capes, da Unisul/PPGCA e do Instituto Ânima. A Programação do X EnANPPAS bem como a íntegra dos Trabalhos a serem apresentados nos Anais (após o evento) podem ser obtidos no site da ANPPAS (https://anppas.org.br/x-enanppas-2021/). Já os Livros podem ser baixados pelo RUNA da Ânima Educação (https://repositorio.animaeducacao.com.br/).