Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – Mestrado Acadêmico – área de avaliação CAPES Ciências Ambientais, aborda inter-relação entre conceitos, metodologias, instrumentos e processos que condicionam os sistemas socioambientais.

As qualificações previstas no Mestrado em Ciências Ambientais são preponderantes para o aperfeiçoamento intelectual dos profissionais, tendo em vista o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do Brasil, da região e dos municípios.

Com duração de 24 meses, o Mestrado em Ciências Ambientais propicia formação integral e continuada de qualidade, possibilitando ao estudante interagir e contribuir qualitativamente com as demandas locais, regionais, nacionais e internacionais.

Mestrado em Ciências Ambientais

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado em Ciências Ambientais

  • Proposta do Programa

    • História do Programa

      O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), nível Mestrado, área de avaliação Ciências Ambientais, foi aprovado pela CAPES e recomendado Conselho Nacional de Educação em 2017 (Parecer CNE/CES 228/2017). No dia 31 de julho de 2017 iniciaram as atividades do PPGCA.

      A criação do PPGCA vem ao encontro da missão da Unisul – “formação integral de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, contribuindo para a melhoria da vida em sociedade”. Além disso, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o PPGCA contribui com a Unisul Visã[email protected] de “ser uma universidade reconhecida pela ampliação do acesso à educação de qualidade e por contribuir com o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina e no Brasil”.

      A proposta do PPGCA se insere plenamente no contexto de desenvolvimento socioambiental da região Centro-Sul de Santa Catarina, que pode ser identificada a partir de suas mesorregiões geográficas. O centro-sul catarinense é constituído por duas mesorregiões, a Grande Florianópolis e a Sul. Na Grande Florianópolis, o Campus Pedra Branca da Unisul, no município de Palhoça, sedia o PPGCA. A Grande Florianópolis é um retrato fiel das profundas alterações que Santa Catarina tem sofrido nas últimas décadas. A atividade econômica, antes restrita à pesca artesanal e agricultura familiar, desestruturou-se e a área sofreu forte processo de urbanização. O rápido e desordenado crescimento populacional transformou a região na mais urbanizada do Estado, com taxas acima de 92%, predomínio do setor terciário. Apesar das drásticas alterações, a região tem buscado um novo equilíbrio, se destacado como polo tecnológico e, ao mesmo tempo, abrigando uma série de unidades de conservação (UCs) federais, estaduais e municipais (e.g., Reserva Extrativista do Pirajubaé, Parque Estadual do Rio Vermelho, Parque Municipal da Lagoa do Peri).

      Já na região sul catarinense, onde se situa o Campus Tubarão, no município homônimo, e igualmente área-foco do PPGCA, a agropecuária era a atividade econômica básica até a década de 1960. Após este período, a exploração carbonífera e a geração de energia termelétrica dominaram o cenário econômico. Cara e ambientalmente insustentável, a indústria do carvão gerou um imenso passivo ambiental, ainda hoje evidente. Este passivo levou o governo federal a decretar a região como crítica nacional para o controle de poluição (decreto federal 85.206/1980). A exploração do carvão atingiu o seu auge em meados de 1980, declinando fortemente nas décadas posteriores. No início da década de 2010, entretanto, a falta de planejamento energético e elevada demanda por energia deram novo fôlego à mineração e as termelétricas a carvão, mas em patamares inferiores aos anteriores. A queda da exploração carbonífera, no entanto, levou a diversificação produtiva e maior equilíbrio na economia. Recentemente a região sul catarinense tem se tornado polo de energias alternativas como a solar e a eólica. A região destaca-se ainda pela presença do Complexo Lagunar Sul Catarinense, uma das maiores formações estuarinas do Brasil, e uma grande unidade de conservação federal, a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF). Tanto o Complexo Lagunar como grande parte da APABF são permeadas por diversos núcleos de populações tradicionais, sejam pescadores, agricultores ou extrativistas. Em paralelo, grandes áreas da planície costeira têm sido ocupadas, em especial pela cultura de arroz, enquanto áreas mais litorâneas experimentam um aumento populacional. Conflitos de uso e apropriação trazem enormes desafios para o planejamento e gestão costeira, na medida em que pressionam a disponibilidade dos bens ambientais, dificultam o ordenamento territorial e põe em risco populações tradicionais e a sustentabilidade do turismo costeiro, primariamente focado em praias arenosas.

      Todas estas transformações ocorridas nas últimas décadas, apesar das particularidades, espelham em grande parte a realidade de desenvolvimento socioambiental brasileiro, via de regra desigual, caótico, e sem planejamento de médio e longo prazos. Assim, a proposta do PPGCA acaba por abraçar, além de questões regionais específicas, desafios de maior escala, em outras regiões do Brasil e mesmo no exterior. Isso pode ser observado na tanto produção acadêmica de docentes e discentes, como nos projetos de pesquisa. Destaca-se que a Unisul é membro signatário do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os objetivos do Movimento, a Unisul deverá:

      1. contribuir para a incorporação dos ODS;
      2. estimular a realização de estudos e pesquisas sobre a avaliação da implementação dos ODS e sobre o desempenho de seus indicadores e metas;
      3. divulgar os ODS e suas metas, de modo a torná-los conhecido pela maior parte possível da sociedade. Neste contexto, docentes do PPGCA tem liderado ações internas e externas da Unisul.

      É exatamente neste cenário de complexidade e heterogeneidade que o PPGCA atua, buscando entender os processos de mudanças passadas e presentes, e planejar novos caminhos de desenvolvimento, integrando harmonicamente ambiente, tecnologia e sociedade. Para enfrentar estes desafios, o PPGCA tem como estratégia formar e qualificar profissionais que compartilham da visão de integrar a responsabilidade ambiental e social ao seu cotidiano, seja uma empresa, escritório, indústria ou universidade. Além da formação numa perspectiva interdisciplinar e foco na sustentabilidade ambiental, o PPGCA busca produzir conhecimento, integrar saberes tradicional e acadêmico, e desenvolver tecnologias úteis à sociedade. Deste modo, transformar o processo de apropriação dos bens naturais, desenvolver tecnologias integradoras e ampliar inclusão social, trabalhando na construção progressiva de sistemas viáveis de governança.

    • Missão

      Formar profissionais para a docência e produção de conhecimento, com perspectiva interdisciplinar, e que produzam impacto na sociedade na busca do desenvolvimento sustentável em âmbito regional, nacional e internacional.

    • Objetivos do Programa

      O PPGCA constitui-se a partir dos seguintes objetivos:

      • Gerar e ampliar conhecimentos, estimular a criatividade científica e tecnológica na área das Ciências Ambientais, buscando o desenvolvimento mais sustentável e o uso de tecnologias limpas;

      • Formar recursos humanos com capacitação técnica e humanística, aptos a implantar ações que busquem a sustentabilidade, qualificando-os para o exercício de atividades profissionais, de ensino e de pesquisa;

      • Intervir regionalmente de forma crítica, reflexiva e ética na busca do desenvolvimento mais sustentável e no uso de tecnologias limpas.

    • Área de Concentração

      O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais atua na área de concentração Tecnologia, Ambiente e Sociedade, avaliando a inter-relação entre conceitos, metodologias, instrumentos e processos que condicionam os sistemas socioambientais. Tomando a tecnologia como elemento de ligação entre abordagens ambientais e sociais, a área está focada em entender as relações entre a natureza, a sociedade e os processos tecnológicos, com a criação de mecanismos consistentes para a construção de soluções ambientais responsáveis, através de uma perspectiva interdisciplinar complexa, mas eminentemente necessária.

    • Linhas de Pesquisa

      Duas linhas de pesquisa, sustentam a área de concentração do PPGCA:

      Tecnologia e Ambiente. Nesta linha os estudos investigam os processos naturais e as interações recíprocas entre os processos naturais e humanos, em diversas escalas de tempo e espaço. Os estudos avaliam ainda os aspectos ambientais das tecnologias, sejam elas ditas tradicionais, ou aquelas valorizadas e aperfeiçoadas com a adoção de novas práticas e tecnologias consorciadas.

      Tecnologia e Sociedade. Nesta linha, os estudos buscam avaliar e desenvolver tecnologias, e investigar estratégias de transferência tendo em vista suas interações socioambientais. A ênfase recai nos processos produtivos mais eficientes e sustentáveis, e na minimização dos problemas decorrentes da relação sociedade e natureza.

    • Perfil de Egressos

      • Atuação crítica, reflexiva e ética, com base em conhecimentos técnico-científicos;

      • Visão interdisciplinar, com capacidade de identificar e gerenciar problemas socioambientais;

      • Atuação dinâmica e criativa, desenvolvendo soluções na busca da sustentabilidade.

    • Amparo Legal

      Documentos Legais

      Regimento do Curso
      Regulamento Interno de Bolsas
      Projeto Pedagógico do Curso

      Resoluções

      Resolução ColPPGCL 01/2018
      Cria disciplina no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do sul de Santa Catarina.

      Resolução ColPPGCL 02/2018
      Cria disciplina no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do sul de Santa Catarina.

      Resolução ColPPGCL 01/2021
      Cria disciplina no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do sul de Santa Catarina.

      Avaliação e documentos normativos da Capes
      Acesse aqui.

    • Website in English

      Click here to enter the website.

    • Sitio Web Español

      Haga clic aquí para acceder a la Sitio Web.

  • Estrutura Curricular

    • Apresentação

      A estrutura curricular do PPGCA é constituída por créditos obtidos em disciplinas obrigatórias e optativas, na validação dos denominados Produtos Acadêmicos (representados por apresentação de trabalho em congresso e a submissão de artigo da dissertação), e na elaboração da dissertação propriamente dita.

      O PPGCA prevê 6 disciplinas obrigatórias em um núcleo básico: duas de caráter metodológico e quatro que dão suporte à área e linhas de pesquisa.

      As disciplinas de caráter metodológico (Estatística aplicada às Ciências Ambientais e Produção Científica Interdisciplinar) são importantes tanto para o nivelamento dos discentes, dada sua formação diversa, quanto para a elaboração de seus projetos, desenvolvimento e conclusão segura de suas pesquisas.

      As outras quatro disciplinas obrigatórias (Fundamentos das Ciências Ambientais; Natureza, Sociedade e Desenvolvimento; Tecnologia Ambiental; Seminários de Integração) foram construídas para dar suporte à área de concentração e linhas de pesquisa, e tem duas importantes funções.

      A primeira é a imersão do aluno ingressante e de formação diversa dentro das Ciências Ambientais, na qual ele será formado.

      A segunda é a discussão e ampliação dos horizontes de problemáticas da área a serem investigadas e aprofundadas.

      Considera-se aqui que os discentes necessitam pleno entendimento da natureza dos problemas ambientais e seu enfoque interdisciplinar, para onde convergem distintas áreas do conhecimento. Além disso, as disciplinas abordam a relação homem-natureza de forma dialética e discutem formas de ação e participação da sociedade na resolução dos problemas ambientais, com ênfase às correlações entre tecnologia, ambiente e sociedade.

      As disciplinas optativas, por outro lado, integram um leque de questões específicas dentro das linhas de pesquisa estabelecidas, e ainda questões transdisciplinares e que atravessam as fronteiras das linhas de pesquisa, integrando-as.

      Além das disciplinas, os denominados Produtos Acadêmicos consistem em produções originadas do planejamento (um artigo de revisão de um dado tema, por exemplo), execução e resultados da dissertação. A validação dos Produtos Acadêmicos é obrigatória e consiste em, no mínimo, uma apresentação de trabalho em congresso da área e a submissão de um artigo(s) da dissertação. Eles têm como objetivo estimular o discente a produzir resultados nas diferentes fases de sua dissertação, desenvolvendo capacidade de pesquisa, sistematização de dados, raciocínio e reflexão em torno do tema da dissertação. Os produtos são posteriormente validados pelo colegiado do PPGCA.

      A síntese da estrutura curricular é*:

      Total mínimo de créditos para a titulação: 34
      • Créditos em disciplinas obrigatórias: 13
      • Créditos em disciplinas optativas: 12
      • Créditos em produtos acadêmicos- trabalho em congresso: 2
      • Créditos em produtos acadêmicos – submissão de artigo para publicação: 2
      • Créditos em elaboração de dissertação: 5

    • Disciplinas Obrigatórias*

      • Estatística aplicada às Ciências Ambientais – 3 créditos
      • Produção Científica Interdisciplinar – 3 créditos
      • Fundamentos das Ciências Ambientais – 2 créditos
      • Natureza, Sociedade e Desenvolvimento – 2 créditos
      • Tecnologia Ambiental – 2 créditos
      • Seminários de Integração – 1 crédito

    • Disciplinas Optativas*

      • Indicadores ambientais – 3 créditos
      • Toxicologia ambiental – 3 créditos
      • Sistemas culturais e ambientais costeiros – 3 créditos
      • Solos e qualidade ambiental – 3 créditos
      • Mudanças ambientais globais – 3 créditos
      • Tratamento e reuso de águas residuárias – 3 créditos
      • Gestão e valorização de resíduos sólidos – 3 créditos
      • Energia e ambiente – 3 créditos
      • Processos produtivos sustentáveis – 3 créditos
      • Biotecnologia ambiental – 3 créditos

      *Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2.

    • Tópicos Especiais em Ciências Ambientais*

      • Direito Ambiental – 2 créditos
      • Sistema de Informação Geográfica Aplicado – 2 créditos
      • Avaliação de Impacto Ambiental – 2 créditos
      • Espacialização de dados: sistemas de informação geográfica aplicado – 2 créditos
      • Representação gráfica e análise numérica de dados qualitativos e quantitativos – 2 créditos
      • Comunicação científica – 2 créditos
      • Transferência e difusão de eco inovações – 3 créditos
      • Determinantes ambientais e arboviroses – 2 créditos
      • Contaminantes e seus efeitos biológicos – 2 créditos

      *Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2.

  • Processo Seletivo

    • Sobre o Mestrado

      Modalidade: Presencial
      Campi: Tubarão e Pedra Branca
      Duração: 24 meses

  • Pessoas

    • Coordenação e Secretaria

      Coordenador

      Sérgio A. Netto
      E-mail: [email protected]

      Secretaria

      Campus Pedra Branca
      Wellinton Heinz
      E-mail: [email protected]
      Telefone (55) (48) 3279-1167

    • Docentes - Linha de Pesquisa Tecnologia e Ambiente

      Carlos Alberto Cioce Sampaio

      Formação Acadêmica
      Graduação: Administração – PUCSP, 1986.
      Mestrado: Administração – UFSC, 1994.
      Doutorado: Engenharia da Produção – UFSC, 1999. Estágio sandwich Economia Social – EHESS, 1996.
      Pós-Doutorado: Ecossocioeconomia – UACH/Chile, 2006. Cooperativismo Corporativo – Universidad Mondragon/Espanha, 2009. Ciências Ambientais – Washington State University/USA, 2015.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Ambiente

      Campus
      Pedra Branca

      Projetos de Pesquisa
      Cidades e Soluções: Ecossocioeconomias Territoriais: Cadeias socioprodutivas que promovem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

      Grupos de Pesquisa
      Núcleo de Ecossocioeconomia (NEcos)

      E-mail: [email protected]; [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid


      Gabriel Cremona Parma

      Formação Acadêmica
      Graduação: Cartografia e Topografia – UNL, 1987.
      Matemática – UNISUL, 2021.
      Especialização: Obras Viales – CONET-ENET1, 1983.
      Modelacion en Ecología y Gestión de Recursos Nat.. – UPC, 2007.
      Docência no Ensino Superior – UNIASSELVI, 2012.
      Mestrado: Engenharia Civil – UFSC, 2003.
      Doutorado: Engenharia Civil – UFSC, 2008.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Ambiente

      Campus
      Pedra Branca

      Projetos de Pesquisa
      Monitoramento da COVID-19 por meio de dados médicos georreferenciados utilizando redes complexas e métodos de inteligência artificial.

      Grupos de Pesquisa
      Materiais Ativos

      E-mail: [email protected]; [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid


      Jair Juarez João

      Formação Acadêmica
      Graduação: Química – UFSC, Florianópolis, 1992.
      Mestrado: Química Orgânica – UFSC, Florianópolis, 1994.
      Doutorado: Química Orgânica – UFSC, Florianópolis, 1999.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia Ambiente & Sociedade

      Campus
      Pedra Branca

      Projetos de Pesquisa
      Tratamentos de águas residuais e síntese de compostos orgânicos

      Grupos de Pesquisa
      Grupo de pesquisas em Catálise Enzimática e Síntese Orgânica

      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid


      José Baltazar S. O. A. Guerra

      Formação Acadêmica
      Graduação: Economia – UAL, 1991.
      Doutorado: Ciência Política e Relações Internacionais – UN.SOPHIA, 1998.
      Pós-Doutorado: Ciências Ambientais – Alemanha, 2014.
      Ciências Sociais Aplicada – Inglaterra, 2017.
      Mudanças Ambientais Globais – Inglaterra, 2018.
      Ciências Ambientais – Portugal, 2021.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Sociedade

      Campus
      Pedra Branca

      Projetos de Pesquisa
      BRIDGE: Construindo Resiliência numa Economia Global Dinâmica: Complexidade no Nexo entre Alimentos-Água e Energia no Brasil;
      Climate-U: Transforming Universities for a Changing Climate;
      Change the Climate: Assuring the Quality of Environmental Strategies in Latin- American Higher Education.

      Grupos de Pesquisa
      Grupo de pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade/Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens)

      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid


      Josiane Somariva Prophiro

      Formação Acadêmica
      Graduação: Ciências Biológicas – UNISUL, 2005.
      Mestrado: Ciências Biológicas – UFPR, 2008.
      Doutorado: Ciências Biológicas – UFPR, 2013.
      Pós-doutorado: Ciências da Saúde – UFCSPA, 2017.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Ambiente

      Campus
      Tubarão

      Projetos de Pesquisa
      Atividade biológica de produtos naturais, biológicos e sintéticos sobre vetores e patógenos.
      Arboviroses e Arboparasitoses: Bioecologia e Eco-epidemiologia.

      Grupos de Pesquisa
      Grupo de Pesquisa em Imunoparasitologia
      Grupo de Desenvolvimento em Tecnologia Farmacêutica
      Biologia de Insetos Transmissores de Microorganismos

      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid


      Rodrigo Rodrigues de Freitas

      Formação Acadêmica
      Graduação: Ciências Biológicas – UFSC, 2001.
      Especialização: Gestor en Ecodesarrollo en Zonas Costeras – Costa Rica, 2004.
      Mestrado: Geografia – Costa Rica, 2005.
      Doutorado: Ambiente e Sociedade – UNICAMP, 2014.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Sociedade

      Campus
      Tubarão

      Projetos de Pesquisa
      Diagnóstico Regional de Conflitos na Foz do Rio Itajaí-Açú.
      Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal em Áreas Marinhas Protegidas.
      Governança Ambiental e Populações Tradicionais em Sistemas Socioecológicos: caminhos para o Desenvolvimento Territorial Sustentável em Zonas Costeiras.

      Grupos de Pesquisa
      Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum (GRUC)

      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid


      Sérgio A. Netto

      Formação Acadêmica
      Graduação: Oceanologia – FURG, 1989.
      Mestrado: Zoologia – UFPR, 1993.
      Doutorado: Biological Science – Inglaterra, 1999.
      Pós-Doutorado: Núcleo de Estudos do Mar – UFSC, 2000.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Sociedade

      Campus
      Pedra Branca

      Projetos de Pesquisa
      Variabilidade interanual da biodiversidade estuarina
      Ecologia de sistemas costeiros
      Estado trófico bêntico

      Grupos de Pesquisa
      Laboratório de Ciências Marinhas.

      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid

    • Docentes - Linha de Pesquisa Tecnologia e Sociedade

      Ana Regina de Aguiar Dutra

      Formação Acadêmica
      Graduação: Matemática – UFSC, 1986.
      Mestrado: Engenharia de Produção – UFSC, 1990.
      Doutorado: Engenharia de Produção – UFSC, 1999.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Sociedade

      Campus
      Pedra Branca

      Projetos de Pesquisa
      Agricultura familiar no Estado de Santa Catarina: estudo da produção de morangos, com foco nas tecnologias ambientais/verdes e nas condições de trabalho dos produtores
      Change the climate: assuring the quality of environmental strategies in latin- American Higher Education
      Processos produtivos sustentáveis e saudáveis

      Grupos de Pesquisa
      Grupo de Pesquisa de Tecnologias Limpas

      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid


      Anelise Leal Vieira Cubas

      Formação Acadêmica
      Graduação: Engenharia Química – FURB, 1996.
      Mestrado: Engenharia Ambiental – UFSC, 1999.
      Doutorado: Química – UFSC, 2004.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Sociedade

      Campus
      Pedra Branca

      Projetos de Pesquisa
      Tratamento de água e efluentes: Aplicação de tecnologia inovadora – plasma não térmico, para tratamento microbiológico de água de abastecimento e tratamento de efluentes contaminados com diferente tipos de poluentes (agrotóxicos, fármacos e metais – água de mina).
      Aumento de vida de prateleira de alimentos perecíveis: produção de água ativada por plasma para aplicação em alimentos in natura perecíveis, visando o aumento do tempo de pós-colheita desses produtos.
      Reaproveitamento de resíduos dos processos produtivos: aplicação do plasma não térmico para reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia para produção de novos produtos – biotecidos e biocosméticos a partir de resíduos da produção de Kombucha, óleo a partir de borra de café para uso em cosméticos, biodiesel a partir de resíduos de óleo de cozinha.

      Grupos de Pesquisa
      Tecnologias limpas dos processos produtivos

      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid


      Karine Modolon Zepon

      Formação Acadêmica
      Graduação: Farmácia – UNISUL, 2007.
      Mestrado: Ciências e Engenharia dos Materiais – UFSC, 2011.
      Doutorado: Química – UFSC, 2015.
      Pós-doutorado: Tauens Farmacêutica, 2016

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Ambiente

      Campus
      Tubarão

      Projetos de Pesquisa
      Metodologias verdes para desenvolvimento de biomateriais e biomiméticos para uso na área da saúde

      Grupos de Pesquisa
      Laboratório de Biomateriais e Biomiméticos – LB2 (ex-Tecfarma)

      E-mail: [email protected]; [email protected].
      Currículo Lattes
      Orcid


      Rachel Faverzani Magnago

      Formação Acadêmica
      Graduação: Química Industrial – UFSM, Santa Maria, 1993.
      Mestrado: Química Orgânica – UFSC, Florianópolis, 1996.
      Doutorado: Química Orgânica – UFSC, Florianópolis, 2002.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Sociedade

      Campus
      Pedra Branca

      Projetos de Pesquisa
      Espumas inovadoras para isolamento térmico e acústico a partir de resíduos reciclados.
      Materiais com controle de atividade biológica.

      Grupos de Pesquisa
      Materiais ativos

      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid


      Rogério Santos da Costa

      Formação Acadêmica
      Graduação: Ciências Econômicas – UFSC, 1992.
      Mestrado: Administração – UFSC, 1998.
      Doutorado: Ciência Política – UFRGS, 2010.

      Linha de Pesquisa
      Tecnologia e Sociedade

      Campus
      Pedra Branca

      Projetos de Pesquisa
      Agricultura familiar e agroecologia: um estudo de base exploratória sobre limites e possibilidades de transferência de tecnologia para a produção de arroz orgânico no município de Tubarão e Imaruí/SC.
      Bem-Viver e transferência de tecnologia ambiental nos modos de vida originários dos recentes imigrantes africanos residentes em Tubarão e região.
      Transferência de tecnologias para utilização de resinas biodegradáveis como matéria prima pelas empresas do ramo de descartáveis plásticos do sul de Santa Catarina.

      Grupos de Pesquisa
      Grupo interdisciplinar de pesquisas em dinâmicas globais e regionais – GIPART.

      E-mail: [email protected]
      Currículo Lattes
      Orcid

    • Colegiado e Comissões

      Colegiado

      Discentes
      Felipe Teixeira Dias Dias
      Rodrigo Menezes Wheleer

      Docentes Permanentes
      Ana Regina de Aguiar Dutra
      Anelise Leal Vieira Cubas
      Gabriel Oscar Cremona Parma
      Jair Juarez João
      Jose Baltazar S. O. de Andrade Guerra
      Josiane Somariva Prophiro
      Karine Modolon Zepon
      Rachel Faverzani Magnago
      Rodrigo Rodrigues de Freitas
      Rogério Santos da Costa
      Sérgio A. Netto


      Comissão Autoavaliação e Planejamento

      Ana Regina de Aguiar Dutra (docente)
      Anelise Leal Vieira Cubas (docente)
      Felipe Teixeira Dias (discente)
      Gisele Mazon (técnico/Pró-Reitoria Acadêmica)
      Rachel Faverzani Magnago (docente)
      Rodrigo Menezes Wheleer (discente)
      Sérgio A. Netto (coordenação do PPGCA)
      Simone Perroni Mazon (egresso)


      Comissão de Bolsas

      Anelise Leal Vieira Cubas
      Sérgio Netto
      Vitória de Godoy Saciloto

    • Estudantes de Mestrado
    • Orientações

      Ana Regina de Aguiar Dutra
      • Aline Santiago de Oliveira da Silva, 2019
      • Simone Perroni Mazon, 2019
      • Izoe Daysi Pedroso, 2020
      • Adriano Andrade Rambo, 2020

       
      Anelise Leal Vieira Cubas
      • Kenia Alexandra Costa Hermann, 2020
      • Fernando da Silva Osorio, 2020
      • Ana Paula Provin, 2021
      • Ritanara Tayane Bianchet, 2021
      • Márcia Maria Constantino, 2021

       
      Carlos Alberto Cioce Sampaio
      • Em breve.

       
      Gabriel Oscar Cremona Parma
      • Em breve.

       
      Jair Juarez João
      • Cintia Souza da Silva, 2019
      • Tuane Emerick, 2019
      • Jéssica Mendonça Ribeiro Cargnin, 2022

       
      Jose Baltazar S. O. de Andrade Guerra
      • Wellyngton Silva de Amorim, 2019
      • Camilla Gomes da Silva, 2021
      • Michelle Cristina Freitas Rodrigues Hoffmann, 2021

       
      Josiane Somariva Prophiro
      • Millena Fernandes, 2022

      Karine Modolon Zepon
      • Em breve.

       
      Rachel Faverzani Magnago
      • Susana Claudete Costa, 2019
      • Thiago de Alcantara Braglia, 2019
      • Nathan Roberto Lohn Pereira, 2020
      • Diego Valdevino Marques, 2020
      • Patrícia Medeiros, 2021

       
      Rodrigo Rodrigues de Freitas
      • João Felipe Oliveira Werner Martins, 2021

      Rogério Santos da Costa
      • Renata Goulart Fernandes, 2019
      • José Ricardo Tavares, 2020
      • Caroline Marcos Ramos Machado, 2021

       
      Sérgio A. Netto
      • Andre Silva Francisco, 2019
      • Thabata Fernandes Candido, 2019
      • João Martins Neto, 2020
      • Mateus Floriano Stipp, 2021

  • Produção

    • Grupos de Pesquisa

      Centro de Desenvolvimento Sustentável/Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade – GREENS

      Líder(es): José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O GREENS tem como objetivo desenvolver pesquisa científica e tecnológica nas áreas da: Eficiência Energética, Estratégia e Sustentabilidade, Cidades Sustentáveis, Educação Ambiental e “Green Campus” e das Energias Renováveis. Como parte deste objetivo, o GREENS atuará no desenvolvimento de projetos, produção de artigos científicos, participação em eventos, desenvolvimento de produtos e processos inovadores. A justificativa para a criação do GREENS está alicerçada na demanda da sociedade pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para as áreas das Energias Renováveis, da Estratégia e Sustentabilidade e da eficiência energética. De forma mais ampla, todas as iniciativas de pesquisa que trazem na sua proposta a sustentabilidade pela redução dos impactos provocados pelas fontes poluidoras são objetos de trabalhos dentro do GREENS.


      Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum

      Líder(es): Rodrigo Rodrigues de Freitas
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Os recursos de uso comum, em inglês commons, são caracterizados por apresentarem problemas relacionados à exclusão ou controle do acesso dos usuários potenciais e a subtração de uma unidade do recurso, que interfere na disponibilidade para os demais usuários. A proposta de criar o Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum (GRUC) está relacionada ao desenvolvimento de novos conhecimentos sobre a gestão e a conservação dos recursos naturais de uso comum, como pesca, floresta e água. Como já observado em outras regiões do Brasil e do mundo, a aceleração do desenvolvimento gera implicações para os recursos naturais de uso comum e as populações que dependem dele. O litoral e do complexo lagunar centro-sul de Santa Catarina são locais onde pesca marinha e estuarina é pouco pesquisada. No entanto, a região conta com diversos temas de interesse para as ciências do mar dentro da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.


      Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Dinâmicas Globais e Regionais – GIPART

      Líder(es): Rogério Santos da Costa; Paulo Roberto Ferreira
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      Grupo de pesquisa que agrega pesquisadoras e pesquisadores de várias áreas das ciências Sociais e Humanas, com ênfase em Relações Internacionais, Administração, Direito, Economia e Ciências Ambientais, tendo 3 linhas de pesquisa: Direito, Políticas Públicas e Governança, Poder, desenvolvimento e interações internacionais e Processos de internacionalização, inovação e projetos.

      Um dos principais Projetos que engloba todo o Grupo é a realização do Seminário de Pesquisa Interdisciplinar – SPI, que completou a 10a Edição em 2019.


      Grupo de Pesquisa em Tecnologias Limpas em Sistemas Produtivos Sustentáveis – TECLIMP

      Líder(es): Anelise Leal Vieira Cubas; Elisa Helena Siegel Moecke
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O Grupo de Pesquisa em Tecnologias Ambientais em Sistemas Produtivos Sustentáveis criado em 2014 desenvolve linhas de pesquisas que resultem em soluções a problemas causados ao meio ambiente, oriundos de processos empregados em diferentes setores da economia. Multidisciplinar, o núcleo é integrado por pesquisadores de diferentes áreas, que desenvolvem trabalhos com o objetivo de definir tecnologias para reciclagem e eliminação de resíduos de processos produtivos, pesquisar novas aplicações para materiais em desuso e/ou poluentes do meio ambiente, e desenvolver processos industriais alternativos a partir da utilização de tecnologias limpas. O Grupo torna-se mais abrangente na medida que incorpora projetos também voltados área de educação.


      Grupo de Pesquisa em Imunoparasitologia – IMPAR

      Líder(es): Josiane Somariva Prophiro
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O IMPAR, criado em 2001, tem como objetivo desenvolver trabalhos nas linhas de pesquisa de bioecologia, controle e resistência de vetores de importância médica e veterinária, assim como, doenças infecciosas e parasitárias. O grupo desenvolve e avalia larvicidas naturais, a partir de extratos de plantas nativas e introduzidas, visando sua utilização no controle de larvas de Aedes aegypti e Ae. albopictus. Além disso, estuda aspectos imunológicos, bioquímicos e fisiológicos relacionados a insetos vetores de agentes patogênicos. Estuda também, a distribuição e importânica de flebotomíneos como transmissores de Leishmania. Assim, através de diferentes aspectos eco-epidemiológicos, o presente grupo possui relevância direta no contexto da entomologia médica e epidemiologia urbana, visto que propõe gerar conhecimento acerca dos principais vetores de arboviroses além de investigar o papel das variáveis ambientais e características físicas da paisagem em sua distribuição. Todos estes estudos estão inseridos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente no Objetivo ODS3. Saúde e bem-estar.


      Laboratório de Biomateriais e Biomiméticos

      Líder(es): Karine Modolon Zepon
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O Laboratório de Biomateriais e Biomiméticos (L2B) desenvolve vários projetos de inovação acadêmica e em parceria com empresas privadas que incluem, porém não se limitam a, uso de resíduos vegetais e afins na elaboração de biomateriais com aplicação nas áreas médica e farmacêutica; desenvolvimento de biomateriais à base de polissacarídeos para formação de estruturas tridimensionais capazes de mimetizar estruturas biológicas; desenvolvimento de sistemas nanoparticulados poliméricos contendo moléculas com atividade repelente de mosquito; e síntese verde de nanopartículas metálicas visando aplicação nas áreas médica e farmacêutica. Os projetos desenvolvidos em nosso laboratório estão inseridos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente no Objetivo 3 “Saúde e Bem-estar”.


      Laboratório de Ciências Marinhas (LCM)

      Líder(es): Sérgio Netto
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O LCM, criado em 2002, tem como objetivo o desenvolvimento de estudos na área da ecologia marinha, em particular dos fundos marinhos e estuarinos. As pesquisas analisam os processos naturais e humanos moduladores da biodiversidade, em diversas escalas de espaço e de tempo. Os estudos mais recentes têm buscado compreender: i. como eventos climáticos influenciam a biodiversidade bêntica em sistemas ecológicos distintos (e.g., diferentes tipos de estuário, habitats de distinta complexidade estrutural); ii. os processos de eutrofização de áreas costeiras e seus efeitos sobre os sistemas bênticos. Todos estes estudos estão inseridos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente no Objetivo 13 “Tomar medidas para combater a mudança do clima e seus efeitos” e Objetivo 14 “Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.


      Materiais Ativos

      Líder(es): Rachel Faverzani Magnago; Gabriel Oscar Cremona Parma
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      A proposta do grupo de pesquisa é desenvolver materiais com base em moléculas ativas, principalmente devido à multiplicidade de propriedades que podem ser manipuladas através da química e da arquitetura estrutural de materiais, por exemplo, mistura de materiais e modificações de grupamentos para materiais funcionais. O planejamento experimental e inter-relação estrutura com propriedades dos materiais foca a racionalização de materiais funcionais, que promovam um desenvolvimento tecnológico com inovação e interdisciplinaridade, atendendo as demandas da saúde e bem estar social e evitando a geração de resíduos emergentes. O uso de subprodutos ou resíduos da agricultura podem levar a novos produtos com valor agregado, valorizando fontes renováveis como matérias-primas.


      Núcleo de Ecossocioeconomia (NEcos)

      Líder(es): Carlos Alberto Cioce Sampaio; Oklinger Mantovaneli Junior
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O NEcos está vinculado aos PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento e Desenvolvimento Territorial e Sustentável, ambos da UFPR. Foi criado em 2010. Foi originado a partir da participação junto ao Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (NMD), coordenado pelo Professor Paulo Freire Vieira, vinculado ao PPG em Sociologia Política/UFSC, criado em 1987, e posteriormente do Núcleo de Políticas Públicas (NPP) do PPG em Desenvolvimento Regional/FURB, originado em 2001, na qual foi um dos seus fundadores e coordena até hoje em parceria com o Prof. Oklinger Mantovaneli Jr. O termo ecossocioeconomia foi inspirado a partir de um livro de Karl W. Kapp, custos sociais da empresa, publicado na déc 40, e no conjunto da obra de I. Sachs e de M. Max-Neef. O NEcos objetiva compreender sobretudo o esforço empírico e metodológico de experiências que possuem elementos para estabelecer uma transitoriedade entre o decadente e o novo paradigma, que se constitui em torno do Bem Viver.

    • Projetos de Pesquisa

      Acesse aqui a relação de projetos.

    • Revista Científica

      Acesse aqui o site da Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental.

    • Produção Acadêmica - Publicações de 2017

      Artigos

      AUTONOMIA OU BARBÁRIE: MEMÓRIAS DE PIPAS, PROTESTOS E LIVROS;

      CLIMATE CHANGE AND FORCED MIGRATIONS: AN EFFORT TOWARDS RECOGNIZING CLIMATE REFUGEES;

      CO-EFFICIENT PLATES: UTILIZATION OF EVA RESIDUES IN COMPOSITES FOR ACOUSTIC INSULATION;

      ESTADO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL EM BORN GLOBALS;

      ESTUDO ERGONÔMICO DA EXPEDIÇÃO DE UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS;

      FORAMINIFERA ZONATION AND WATER RENEWAL IN TRANSECTS ALONG BERTIOGA CHANNEL , SP , BRAZIL;

      INSTITUTIONAL DESIGN OF SMALL-SCALE FISHERIES IN MARINE PROTECTED AREAS APPLIED TO SUSTAINABLE TERRITORIAL DEVELOPMENT ON THE BRAZILIAN COAST;

      INVESTIGATING THE INFLUENCE OF CONDUIT RESIDUES ON POLYURETHANE PLATES;

      MOIETIES AND MORTUARY MOUNDS: DUALISM AT A MOUND AND ENCLOSURE COMPLEX IN THE SOUTHERN BRAZILIAN HIGHLANDS;

      MULTI-CRITERIA ANALYSIS MODEL TO EVALUATE TRANSPORT SYSTEMS: AN APPLICATION IN FLORIANÓPOLIS, BRAZIL;

      PLACAS ECOEFICIENTES: APROVEITAMENTO DE RESÍDUO DE EVA EM COMPÓSITOS USADOS PARA ISOLAMENTO ACÚSTICO;

      PRESERVATION OF SHELL-MOUNDS: TOURISM AS A VECTOR IN TUBARÃO-SC, BRAZIL;

      PROCESSO DE ELETROCOAGULAÇÃO-FLOTAÇÃO: INVESTIGAÇÃO DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS PARA O TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS DA INDÚSTRIA DE PESCADOS;

      REGIME SHIFTS IN COASTAL LAGOONS: EVIDENCE FROM FREE-LIVING MARINE NEMATODES;

      SEDIMENT CHARACTERISTICS AND FORAMINIFERAL ASSEMBLAGES IN THE NEARSHORE BENTHOS AT PONTA NEGRA, RN, BRAZIL;

      SHELL SCLEROCHRONOLOGY AND STABLE ISOTOPES OF THE BIVALVE ANOMALOCARDIA FLEXUOSA (LINNAEUS, 1767) FROM SOUTHERN BRAZIL: IMPLICATIONS FOR ENVIRONMENTAL AND ARCHAEOLOGICAL STUDIES;

      SOLID BIOFUEL FROM GLYCEROL AND AGRICULTURAL WASTE AS A SOURCE OF ENERGY;

      STRATEGIES TO PROMOTE SUSTAINABILITY IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: A CASE STUDY OF A FEDERAL INSTITUTE OF HIGHER EDUCATION IN BRAZIL;

      STRUGGLES FOR INCLUSIVE DEVELOPMENT IN SMALL-SCALE FISHERIES IN PARATY, SOUTHEASTERN COAST OF BRAZIL;
      SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-AMBIENTAL NA PESCA ARTESANAL: UM ESTUDO DE CASO NA PRAIA DA ARMAÇÃO/FLORIANÓPOLIS/SC/BRASIL;

      THE ADOPTION OF STRATEGIES FOR SUSTAINABLE CITIES: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN NEWCASTLE AND FLORIANÓPOLIS FOCUSED ON URBAN MOBILITY;

      THE CORRELATION BETWEEN THE MELTING POINT AND THE CHEMICAL COMPOSITION OF THE ASH GENERATED IN THERMAL POWER PLANT IN SOUTH-BRAZIL;

      THE USE OF DESALINATION CONCENTRATE AS A POTENTIAL SUBSTRATE FOR MICROALGAE CULTIVATION IN BRAZIL;
      UNIVERSITIES AS LIVING LABS FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT: A GLOBAL PERSPECTIVE.


      Livros e Capítulos

      ANÁLISE SOBRE O CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DO DRAWBACK INTEGRADO POR EMPRESAS EXPORTADORAS DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE LAGUNA (AMUREL);

      AS LIBERDADES CIVIS, AS DEMOCRACIAS IMPERFEITAS E OS REGIMES HÍBRIDOS NA AMÉRICA DO SUL;

      ASPECTOS DO COMPORTAMENTO DE ISOLANTES TÉRMICOS E ACÚSTICOS DE POLIURETANO EM INCÊNDIO;
      DEBATES INTERDISCIPLINARES VIII;

      EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COLETA, TRIAGEM E DESTINAÇÃO DO LIXO;

      EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND ITS ROLE IN THE PROMOTION OF THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS;

      ENVIRONMENTAL EDUCATION IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: AN ANALYSIS OF THE STRATEGIES OF THE UNIVERSITY OF SOUTHERN SANTA CATARINA TO PROMOTE ENVIRONMENTAL EDUCATION;

      GESTÃO INTEGRADA DO PATRIMÔNIO E DA PAISAGEM CULTURAL: BREVES CONSIDERAÇÕES;

      GOVERNANÇA PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: ENSAIOS DA UNIÃO EUROPEIA, MERCOSUL E SANTA CATARINA PARA UMA AGENDA DE PESQUISA COMPARADA;

      INTERNATIONAL OCEAN DISCOVERY PROGRAM SCIENTIFIC PROSPECTUS;

      NAVIGATING FROM GOVERNMENT-CENTRALIZED MANAGEMENT TO ADAPTIVE CO-MANAGEMENT IN A MARINE PROTECTED AREA, PARATY, BRAZIL: TURBULENCE, WINDS OF OPPORTUNITY, AND PROGRESS TOWARDS TRANSFORMATION;

      PATRIMÔNIO BIOLÓGICO – MACROFAUNA BÊNTICA;

      PROMOTION OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT AT UNIVERSITIES: THE ADOPTION OF GREEN CAMPUS STRATEGIES AT THE UNIVERSITY OF SOUTHERN SANTA CATARINA, BRAZIL;

      REFLEXÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO EM PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E SUA INCIDÊNCIA TERRITORIAL NA UNIÃO EUROPEIA;

      RENEWABLE DISTRIBUTED GENERATION AND ITS STAKEHOLDERS ENGAGEMENT CONTRIBUTING TO CLIMATE CHANGE MITIGATION AND ADAPTATION IN BRAZIL UNISUL UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, BRAZIL;

      STEREO AND SCANNIG ELECTRON MICROSCOPY OF COCOA BEANS (THEOBROMA CACAO L.): FUNGI SPOILAGE SUSCEPTIBILITY;

      STEREO AND SCANNIG ELECTRON MICROSCOPY OF WHOLE POST-FERMENTATION DRY COCOA (THEOBROMA CACAO L.): HEALTHY BEANS.

    • Produção Acadêmica - Publicações de 2018

      Artigos

      A DEEP-SEA AGGLUTINATED FORAMINIFER TUBE CONSTRUCTED WITH PLANKTONIC FORAMINIFER SHELLS OF A SINGLE SPECIES;

      A GESTÃO DA FAUNA SILVESTRE A PARTIR DAS MUDANÇAS NOS MODOS DE VIDA AÇORIANO EM UMA LAGOA COSTEIRA DO SUL DO BRASIL (1957-2004);

      AN INTEGRATIVE APPROACH FOR THE WATER-ENERGY-FOOD NEXUS IN BEEF CATTLE PRODUCTION: A SIMULATION OF THE PROPOSED MODEL TO BRAZIL;

      NALYSIS OF THE TECHNOLOGICAL IMPACT ON INDUSTRY AND ITS EFFECTS ON WASTE PRODUCTION AND DISPOSAL: A CASE STUDY OF THE SURFBOARD MANUFACTURING INDUSTRY;

      CHARACTERIZATION OF PA12/PBT SPECIMENS PREPARED BY SELECTIVE LASER SINTERING;

      CROSS-CULTURAL ADAPTATION AND VALIDATION OF THE COHIP-SF19 TO BE USED IN BRAZIL;

      CULTIVATION OF CHLORELLA VULGARIS IN MEDIUM SUPPLEMENTED WITH DESALINATION CONCENTRATE GROWN IN A PILOT-SCALE OPEN RACEWAY;

      DEXTRAN SULPHATE OF SODIUM-INDUCED COLITIS IN MICE: ANTIHYPERALGESIC EFFECTS OF ETHANOLIC EXTRACT OF CITRUS RETICULATA AND POTENTIAL DAMAGE TO THE CENTRAL NERVOUS SYSTEM;

      EFEITO DE DIFERENTES REATORES DE PLASMA NÃO TÉRMICO NA DESCONTAMINAÇÃO FÚNGICA EM RAÇÃO EXTRUSADA PARA CÃES NATURALMENTECONTAMINADAS;

      INVESTIGATION OF THE POTENTIAL SOURCES OF WATER POLLUTION AFFECTING THE COMPANHIA HIDROMINERAL CALDAS DA IMPERATRIZ THROUGH PHYSICAL, CHEMICAL, AND BIOLOGICAL ANALYSES;

      LONGA DURAÇÃO E TERRITORIALIDADE DA OCUPAÇÃO SAMBAQUIEIRA NA LAGUNA DE SANTA MARTA, SANTA CATARINA;
      PIPER OVATUM (PIPERACEAE) EXTRACT/STARCH-CELLULOSE FILMS TO CONTROL AEDES AEGYPTI (DIPTERA: CULICIDAE) LARVAE;

      POLYUNSATURATED ?-3 AND ?-6 FATTY ACIDS, TOTAL CAROTENOIDS AND ANTIOXIDANT ACTIVITY OF THREE MARINE MICROALGAE EXTRACTS OBTAINED BY SUPERCRITICAL CO 2 AND SUBCRITICAL N -BUTANE;

      RECYCLED POLYETHYLENE TEREPHTHALATE-BASED BOARDS FOR THERMAL-ACOUSTIC INSULATION;

      REDUCCIÓN DEL GAP TECNOLÓGICO DE BRASIL EN EL DESARROLLO DEL MÍSSIL A-DARTER CON ÁFRICA DEL SUR;

      RESPONSE OF ESTUARINE MEIOFAUNA COMMUNITIES TO SHIFTS IN SPATIAL DISTRIBUTION OF KEYSTONE SPECIES: AN EXPERIMENTAL APPROACH;

      SUJIDADES LEVES EM ALIMENTOS EXTRUSADOS PARA CÃES COMERCIALIZADOS A GRANEL E EM EMBALAGEM FECHADA NA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS;

      THE ADOPTION OF STRATEGIES FOR SUSTAINABLE CITIES: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN SEATTLE AND FLORIANOPOLIS LEGISLATION FOR ENERGY AND WATER EFFICIENCY IN BUILDINGS;

      THE IMPORTANCE OF INTERNATIONAL CONFERENCES ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT AS HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS' STRATEGIES TO PROMOTE SUSTAINABILITY: A CASE STUDY IN BRAZIL;

      THE NEXUS BETWEEN WATER, ENERGY, AND FOOD IN THE CONTEXT OF THE GLOBAL RISKS: AN ANALYSIS OF THE INTERACTIONS BETWEEN FOOD, WATER, AND ENERGY SECURITY;

      THE OCCURRENCE OF THE INVASIVE FORAMINIFERA TROCHAMMINA HADAI UCHIO IN FLAMENGO INLET, UBATUBA, SAO PAULO STATE, BRAZIL;

      TREATMENT OF WASTEWATER FROM CAR WASH BY FENTON AND PHOTO-FENTON OXIDATIVE PROCESSES;

      UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA FOCADAS NA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA INDÚSTRIA E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL;

      UNCOUPLING HUMAN AND CLIMATE DRIVERS OF LATE HOLOCENE VEGETATION CHANGE IN SOUTHERN BRAZIL;

      USE OF COLD PLASMA TO INACTIVATE ESCHERICHIA COLI AND PHYSICOCHEMICAL EVALUATION IN PUMPKIN PUREE;

      USE OF OZONE GAS AS A GREEN CONTROL ALTERNATIVE TO BEETLES ALPHITOBIUS DIAPERINUS (PANZER)INFESTATION IN AVIARY BED UTILIZED IN THE POULTRY INDUSTRY;

      USE OF ZEOLITE SYNTHESIZED FROM COAL ASHL FROM SANTA CATARINA FOR REMOVAL OF IRON, MANGANESE AND METHYLENE BLUE DYE IN WATER;

      USING THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS TOWARDS A BETTER UNDERSTANDING OF SUSTAINABILITY CHALLENGES.


      Livros e Capítulos

      ANÁLISE DAS POLÍTICAS BRASILEIRAS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR: ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO BRASIL NO CONTEXTO DO II PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (PLANSAN) ANALYSIS OF THE BRAZILIAN POLICIES FOR FOOD SECURITY: ST;

      BENTHIC ESTUARINE ASSEMBLAGES FROM THE SOUTHERN BRAZILIAN MARINE ECOREGION;

      CIRCULAR ECONOMY: A REVIEW / ECONOMIA CIRCULAR: UMA REVISÃO;

      CONTRIBUTIONS OF PUBLIC POLICIES TO GREENING SUGARCANE ETHANOL PRODUCTION IN BRAZIL;

      CRISE SOCIOAMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE E A BUSCA DE UM CAMINHO À CONSTRUÇÃO DO PARADIGMA DA PAZ;

      DESIGN INSTITUCIONAL DA PESCA ARTESANAL EM ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS APLICADO AO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL NA COSTA BRASILEIRA;

      ENVIRONMENTAL JUSTICE AND CLIMATE CHANGE ADAPTATION IN THE CONTEXT OF RISK SOCIETY;

      ESTADO, SOCIEDADE E SUSTENTABILIDADE: DEBATES INTERDISCIPLINARES X;

      FORAMINIFERA BIODIVERSITY COUPLED WITH ENVIRONMENTAL QUALITY IN PIUM RIVER ESTUARY AND PIRANGI CORAL REEF (RN, BRAZIL) A BIODIVERSIDADE FORAMINIFERA ASSOCIADA À QUALIDADE AMBIENTAL NO ESTUÁRIO DO RIO PIUM E NO CORAL DE PIRANGI (RN, BRASIL);

      INATIVAÇÃO DA ENZIMA TIROSINASE POR PLASMA FRIO / INACTIVATION OF TYROSINASE ENZYME BY NON-THERMAL PLASMA;

      PROCESSOS PRODUTIVOS SUSTENTÁVEIS: AS CONTRIBUIÇÕES DAS ABORDAGENS ERGONÔMICAS E DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA / SUSTAINABLE PRODUCTIVE PROCESSES: THE CONTRIBUTIONS OF THE ERGONOMIC APPROACHES AND THE CLEANER PRODUCTION;

      QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO RIO MARUIM AVALIADA PELO IQA – ÍNDICE DE QUALIDADE DAS ÁGUAS / QUALITY OF THE SURFACE WATERS OF THE MARUIM RIVER EVALUATED BY THE IQA – WATER QUALITY INDEX;
      RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE: SOBRE A NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO CRÍTICO ENTRE INTENÇÕES E PRÁTICAS;

      TECNOLOGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE DEBATES INTERDISCIPLINARES IX;

      THE CHALLENGES OF IMPLEMENTING SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS IN BRAZIL: AN ANALYSIS BASED ON THE OUTCOMES OF THE BRAZILIAN MILLENNIUM DEVELOPMENT GOALS;

      THE ROLE OF UNIVERSITIES TO PROMOTE SUSTAINABLE PRACTICES AND CLIMATE CHANGE ADAPTATION: ANALYSIS OF THE 22 CONFERENCES OF THE PARTIES USING TEXT MINING;

      URBAN AGRICULTURE PRACTICES AS INITIATIVES FOR MITIGATION AND ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE: POSSIBILITIES FOR URBAN FARMS IN A SOUTH AMERICAN CITY.

    • Produção Acadêmica - Publicações de 2019

      Artigos

      ANTI-TRYPANOSOMA ACTIVITY OF BIOACTIVE METABOLITES FROM PHOTORHABDUS LUMINESCENS AND XENORHABDUS NEMATOPHILA;

      AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONTAMINAÇÃO POR METAIS TÓXICOS E A DETERMINAÇÃO QUALIDADE DAS ÁGUAS DA LAGOA IMARUÍ DO COMPLEXO LAGUNAR;

      AVALIAÇÃO DO USO DA BORRA DE CAFÉ PARA UTILIZAÇÃO EM PRODUTOS COSMÉTICOS;

      BENTHIC FORAMINIFERA AS INDICATORS OF RIVER DISCHARGE IN THE WESTERN SOUTH ATLANTIC CONTINENTAL SHELF;

      COMBUSTÍVEL SÓLIDO A PARTIR DE BIOMASSA RESIDUAL DE BORRA DE CAFÉ, CASCA DE ARROZ E CASCA DE BATATA;
      CONTEXTUALIZATION AND EXPERIMENTATION: AN INTERDISCIPLINARY APPROACH OF CHEMISTRY AND PHYSICS USING SIMULATION EXPERIMENTS OF A STEAM ENGINE;

      CORRELATION BETWEEN TEXTURAL CHARACTERISTICS OF MARINE SEDIMENTS AND BENTHIC FORAMINIFERA IN THE SUAPE PORT (PE-BRAZIL): AN ENVIRONMENTAL STUDY;

      (DES)ORDEM INSTITUCIONAL E ORDENAMENTO TERRITORIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DE GOIÁS;

      DISRUPTION OF NANNOCHLOROPSIS GADITANA (EUSTIGMATOPHYCEAE) RIGID CELL WALL BY NON-THERMAL PLASMA PRIOR TO LIPID EXTRACTION AND ITS EFFECT ON FATTY ACID COMPOSITION;

      EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ABORDAGEM SOBRE A SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA PLANÍCIE COSTEIRA SUL CATARINENSE;

      EFFECT OF CHEMICAL SPECIES GENERATED BY DIFFERENT GEOMETRIES OF AIR AND ARGON NON-THERMAL PLASMA REACTORS ON BACTERIA INACTIVATION IN WATER;

      EFFECTS OF PRENATAL EXPOSURE TO TEMEPHOS ON BEHAVIOR AND SOCIAL INTERACTION;

      ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE COM BASE NA ISO 22716:2007;
      ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE EM REDES HOTELEIRAS;

      EVALUATING REGULATORY STRATEGIES FOR MITIGATING HYDROLOGICAL RISK IN BRAZIL THROUGH DIVERSIFICATION OF ITS ELECTRICITY MIX;

      EVALUATION OF THE ANTIMICROBIAL AND ANTIOXIDANT ACTIVITY OF A NATURAL PRESERVATIVE IN COOKED HAM;
      FORAMINIFERAL ZONATION FROM A SUBTROPICAL MANGROVE IN BERTIOGA CHANNEL (SÃO PAULO, SP, BRAZIL);

      INFLUÊNCIA DE VARIAÇÕES AMBIENTAIS E DA DINÂMICA SEDIMENTAR NA DISTRIBUIÇÃO DE FORAMINÍFEROS NO ESTUÁRIO DO RIO POTENGI (RN, BRASIL);

      INNOVATION ECOSYSTEMS AND MEASURES AIMED AT ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY: CIDADE PEDRA BRANCA CASE STUDY;

      INOVAÇÃO NAS EMPRESAS EXPORTADORAS DE TUBARÃO: PRÁTICAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS;

      KAIZEN AS A KNOWLEDGE MANAGEMENT TOOL IN LEAN PRODUCTION – AN ERGONOMIC APPROACH;

      ORGANICALLY ENRICHED SEDIMENTS AND FORAMINIFERAL SPECIES FROM THE AÇU REEF, INDICATORS OF UPWELLING IN NE BRAZIL?;

      POLYUNSATURATED FATTY ACIDS AND NUTRITIONAL QUALITY OF FIVE FRESHWATER FISH SPECIES CULTIVATED IN THE WESTERN REGION OF SANTA CATARINA, BRAZIL;

      }RECYCLED POLYETHYLENE TEREPHTHALATE AND ALUMINUM ANODIZING SLUDGE-BASED BOARDS WITH FLAME RESISTANCE;

      RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS DA BANANICULTURA: UMA REVISÃO SOBRE OS PROCESSOS QUÍMICOS DE EXTRAÇÃO DA CELULOSE;

      RESISTÊNCIA INSTITUCIONAL DO MERCOSUL FRENTE AOS MOVIMENTOS DE RUPTURA DEMOCRÁTICA SUL-AMERICANOS;

      SYMBIONT-BEARING FORAMINIFERA FROM REEFAL AREAS: A CASE STUDY FROM RIO GRANDE DO NORTE (RN, BRAZIL);

      SYSTEM COMPLEXITY AND POLICY INTEGRATION CHALLENGES: THE BRAZILIAN ENERGY- WATER-FOOD NEXUS;

      THE CONTRIBUTIONS OF PUBLIC POLICIES FOR STRENGTHENING FAMILY FARMING AND INCREASING FOOD SECURITY: THE CASE OF BRAZIL;

      THE SCALE-DEPENDENT EFFECT OF ENVIRONMENTAL FILTERS ON SPECIES TURNOVER AND NESTEDNESS IN AN ESTUARINE BENTHIC COMMUNITY;

      URBAN CHALLENGES AND OPPORTUNITIES TO PROMOTE SUSTAINABLE FOOD SECURITY THROUGH SMART CITIES AND THE 4TH INDUSTRIAL REVOLUTION;

      UTILIZATION OF THE PINUS BARK FOR TANNIN EXTRACTION TO APPLY WITH AS COAGULANT IN THE TREATMENT OF INDUSTRIAL EFFLUENTS;

      AS EMPRESAS INOVADORAS COMO PROMOTORES DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LENKE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA;

      ASPECTOS SEDIMENTOLÓGICOS DO TALUDE CONTINENTAL SETENTRIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NE DO BRASIL.


      Livros e Capítulos

      CIDADES INTELIGENTES NO CONTEXTO DA COOPERAÇÃO UNIÃO EUROPEIA E BRASIL: EXPERIÊNCIAS EUROPEIAS, NECESSIDADES E POSSIBILIDADES NO MUNICÍPIO DE IMBITUBA/SC/BRASIL;

      COMMUNITY OUTREACH ON SUSTAINABILITY;

      CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT;

      CREATIVITY, INNOVATION, AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT;

      FOOD SECURITY;

      GREEN CAMPUSES AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT;

      GREEN UNIVERSITIES AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT;

      IMPORTANCE OF SUSTAINABILITY INDICATORS;

      INTERNATIONAL NETWORKS AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT;

      MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS FLUXOS LOGÍSTICOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL VISANDO A MELHORIA CONTÍNUA;

      NATURE AND CONDITION OF OUTER SHELF HABITATS ON THE DROWNED AÇU REEF, NE BRAZIL;

      PERMACULTURE, CLEAN PRODUCTION, AND FOOD SECURITY;

      ESILIENCE IN THE CONTEXT OF CLIMATE CHANGE;

      EABED CHARACTER AND ASSOCIATED HABITATS OF AN EQUATORIAL TROPICAL SHELF: THE RIO GRANDE DO NORTE SHELF, NORTHEAST BRAZIL;

      SOCIAL RESPONSIBILITY AND SUSTAINABILITY: INITIATIVES OF AN ENERGY COMPANY;

      STUDENTS OPINION ABOUT GREEN CAMPUS INITIATIVES: A SOUTH AMERICAN UNIVERSITY CASE STUDY;

      UNIVERSITY CAMPUSES AS TOWN-LIKE INSTITUTIONS: PROMOTING SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN CITIES USING THE WATER-SENSITIVE URBAN DESIGN APPROACH;

      UNIVERSITY OPERATIONS FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT;

      VIOLENCE AGAINST WOMEN;

      WOMEN S EMPOWERMENT PRINCIPLES (WEPS).

    • Produção Acadêmica - Publicações de 2020

      Artigos

      A LITERATURE-BASED STUDY ON THE WATER-ENERGY-FOOD NEXUS FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT;

      A PROPOSAL OF A BALANCED SCORECARD TO THE WATER, ENERGY AND FOOD NEXUS APPROACH: BRAZILIAN FOOD POLICIES IN THE CONTEXT OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS;

      ALGAS CULTIVATION, CHARACTERIZATION AND PROCESSING TECHNIQUES;

      APPLICABILITY OF BACTERIAL CELLULOSE IN COSMETICS – BIBLIOMETRIC REVIEW;

      BRIQUETTES OF CITRUS PEEL AND RICE HUSK;

      CLIMATE CHANGE POLICIES AND AGENDAS: FACING IMPLEMENTATION CHALLENGES AND GUIDING RESPONSES;

      DEVELOPMENT OF METHODOLOGY FOR EXTRACTING TALL OIL FROM THE EFFLUENT BLACK LIQUOR GENERATED IN THE PRODUCTION OF CELLULOSE;

      DISPUTED TERRITORIES IN SOUTHEASTERN BRAZIL: EFFECTS OF THE SERRA DA BOCAINA NATIONAL PARK ON NEARBY COASTAL COMMUNITIES;

      EL NIÑO SOUTHERN OSCILLATIONS AND PACIFIC DECADAL OSCILLATION AS DRIVERS OF THE DECADAL DYNAMICS OF BENTHIC MACROFAUNA IN TWO SUBTROPICAL ESTUARIES (SOUTHERN BRAZIL);

      ELETROCOAGULAÇÃO-FLOTAÇÃO: UMA TECNOLOGIA MAIS SUSTENTÁVEL PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES DE FRIGORÍFICOS DE SUÍNOS;

      GESTÃO E TRATAMENTO DE RESŒDUOS: ESTUDOS EM PADARIAS-CONFEITARIAS DE FLORIANÕPOLIS (SC);

      HOW TO DESIGN AND CONSTRUCT AN INNOVATIVE FRUGAL PRODUCT? AN EMPIRICAL EXAMINATION OF A FRUGAL NEW PRODUCT DEVELOPMENT PROCESS;

      INFLUENCE OF SUBMARINE SEWAGE OUTFALL IN THE SEDIMENT QUALITY OF SÃO SEBASTIÃO CHANNEL (SÃO PAULO, BR) THROUGH FORAMINIFERAL ASSEMBLAGES;

      INFLUÊNCIA DA SALINIDADE NA PRODUÇÃO DE BIOMASSA E DE LIPÍDIOS DURANTE O CULTIVO DAS MICROALGAS TETRASELMIS GRACILIS E PHAEODACTYLUM TRICORNUTUM;

      INTERNAL CONSTRUCT VALIDITY OF THE BRAZILIAN VERSION OF A TOOL FOR ASSESSING THE POPULATION´S KNOWLEDGE OF HUMAN PAPILLOMAVIRUS;

      MANDARIN PEELS AND RICE HUSKS AS SUBSTRATES FOR SOLID BIOFUEL;

      MOBILE SCIENCE PROJECT: PROMOTING ACTIVE METHODOLOGIES THROUGH ENVIRONMENTAL WORKSHOPS IN SCHOOLS;

      MULTIPLE BENTHIC INDICATORS SUGGEST LOW SEWAGE IMPACT FROM AN OCEAN OUTFALL IN A HIGH-ENERGY SANDY SHORE (SOUTH BRAZIL);

      NEW MATERIALS FOR CLOTHING: RETHINKING POSSIBILITIES THROUGH A SUSTAINABILITY APPROACH – A REVIEW;

      NITRITE QUANTIFICATION IN WATER USING A FLATBED SCANNER;

      OIL EXTRACTION FROM SPENT COFFEE GROUNDS ASSISTED BY NON-THERMAL PLASMA;

      OPPORTUNITIES TO CLOSE THE GAP BETWEEN SCIENCE AND PRACTICE FOR MARINE PROTECTED AREAS IN BRAZIL;

      PRODUÇÃO DE BRIQUETES UTILIZANDO RESÍDUOS AGRÍCOLAS DA LARANJA E BORRA DO CAFÉ;

      RESÍDUO HOSPITALAR E SEU IMPACTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA;

      RICE HUSKS AS A MICROBIAL SOURCE FOR WASTEWATER TREATMENT;

      SEASONALITY OF HYDROGRAPHIC CONDITIONS AND FORAMINIFERAL SPECIES IN GUANABARA BAY (RIO DE JANEIRO, BRAZIL);

      SYMBIONT-BEARING FORAMINIFERA AS HEALTH PROXY IN CORAL REEFS IN THE EQUATORIAL MARGIN OF BRAZIL;

      EMPORAL TREND AND RISK FACTORS FOR MOTHER-TO-CHILD HIV TRANSMISSION IN SOUTHERN BRAZIL, 2007-2017;

      TRACKING THE SOURCES OF ALLOCHTHONOUS ORGANIC MATTER ALONG A SUBTROPICAL FLUVIAL-ESTUARINE GRADIENT USING MOLECULAR PROXIES IN VIEW OF LAND USES;

      TREATMENT OF SWINE WASTEWATER USING THE FENTON PROCESS WITH ULTRASOUND AND RECYCLED IRON;

      ULTRASOUND-ASSISTED ELECTROCOAGULATION PROCESS APPLIED TO THE TREATMENT AND REUSE OF SWINE SLAUGHTERHOUSE WASTEWATER;

      UNDERSTANDING THE PAST TO PLAN FOR THE FUTURE: THE SMALL-SCALE FISHERIES AT ILHA GRANDE BAY, BRAZIL;

      VALORIZATION OF AGRO-INDUSTRIAL BY-PRODUCTS: USE OF RICE HUSK AS A SOURCE OF MICROORGANISMS TO DENITRIFICATION OF WATER.


      Livros e Capítulos

      AMBIENTE E SOCIEDADE NO BRASIL : DESAFIOS DA ZONA COSTEIRA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL;

      AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONTAMINAÇÃO POR METAIS TÓXICOS E A DETERMINAÇÃO QUALIDADE DAS ÁGUAS DA LAGOA IMARUÍ DO COMPLEXO LAGUNAR;

      CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO SISTEMA ESTUARINO DE LAGUNA (SC, BRASIL) BASEADO NA DINÂMICA POPULACIONAL DE ESPÉCIES DE INDICADORES BIOLÓGICOS;

      DINÂMICAS TERRITORIAIS EM UMA ÁREA MARINHA PROTEGIDA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA COGESTÃO ADAPTATIVA DOS RECURSOS PESQUEIROS;

      EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: ANÁLISE DOS FATORES DE SUCESSO EM INICIATIVAS NO SUL DE SANTA CATARINA;
      ESTADO E SUSTENTABILIDADE : MÚLTIPLAS E CONTESTADAS FACES;

      ESTUDO DO MEIO EM PARQUE URBANOS POR ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO;

      EVALUATION OF SEASONAL ANOXIA IN FLORIANOPOLIS BAY THROUGH ENVIRONMENTAL INDICATORS;

      FABRICAÇÃO DE BIOETANOL EM COMUNIDADES RURAIS PRODUTORAS DE BANANA ORGÂNICA DO LITORAL DE SANTA CATARINA;

      GOVERNABILIDADE DA PESCA NO COMPLEXO LAGUNAR SUL DE SANTA CATARINA;

      HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS AS DRIVERS OF SUSTAINABLE COMMUNITIES: A CASE STUDY OF THE UNIVERSITY OF SOUTHERN SANTA CATARINA EMPOWERING THE COMMUNITY;

      IDENTIFYING AND OVERCOMING COMMUNICATION OBSTACLES TO THE IMPLEMENTATION OF GREEN ACTIONS AT UNIVERSITIES: A CASE STUDY OF SUSTAINABLE ENERGY INITIATIVES IN SOUTH BRAZIL;

      PARADIGMAS DA GESTÃO AMBIENTAL NA PROIBIÇÃO DO FORNECIMENTO DE CANUDOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS EM ESTABELECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE IMBITUBA – SC – BRASIL;

      PRODUÇÃO E GESTÃO SUSTENTÁVEIS: EXPERIÊNCIAS E DEBATES;
      RENEWABLE ENERGY AND THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS;

      RESÍDUOS SÓLIDOS DE CERÂMICA VERMELHA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL? ESTUDO DE CASO;

      RESILIENT AND GREEN BUILDING DESIGN/CONSTRUCTION;

      STRATEGIES FOR THE PROMOTION OF SUSTAINABLE URBAN DEVELOPMENT: A MULTICRITERIA ANALYSIS;

      SUSTAINABLE CAMPUSES AS LIVING LABS FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT: AN OVERVIEW OF A BRAZILIAN COMMUNITY UNIVERSITY;

      THE BEAUTY INDUSTRY AND SOLID WASTE;

      THE EFFECTS OF CLIMATIC VARIATIONS ON AGRICULTURE: AN ANALYSIS OF BRAZILIAN FOOD EXPORTS;

      URBANIZATION FOR THE PROMOTION OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT;

      WOMEN´S ACCESS TO DECENT WORK.

    • Produção Acadêmica - Publicações de 2021

      Artigos

      A EMERGÊNCIA DA ECOLOGIA POLÍTICA NO TURISMO: UMA ALTERNATIVA DE ANÁLISE TEÓRICO-CRÍTICA;

      A FABRICAÇÃO DE SABÃO ARTESANAL COMO FORMA DE PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E AUXÍLIO NO COMBATE À PANDEMIA DA COVID-19, POR MEIO DO ENSINO A DISTÂNCIA;

      A IMPORTÂNCIA DE UMA MARCA COLETIVA NA CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS: O CASO DA ASSOCIAÇÃO ACOLHIDA NA COLÔNIA (SC), BRASIL;

      A INDÚSTRIA DA BELEZA E A SUSTENTABILIDADE;

      A KINETIC APPROACH TO THE EFFECT OF CATALYTIC SYSTEMS ON THE DEGRADATION OF C.I. REACTIVE BLUE 160;

      ALTERNATIVAS DE MATERIAIS E PROCESSOS MAIS SUSTENTÁVEIS PARA A INDÚSTRIA TÊXTIL ATUAL – UMA REVISÃO;

      ANÁLISE DO CENÁRIO SOCIOECONÔMICO BRASILEIRO: UMA CONTRIBUIÇÃO PRELIMINAR PARA A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS;

      BIOPOLISHING SANITARY LANDFILL LEACHATE VIA CULTIVATION OF LIPID-RICH SCENEDESMUS MICROALGAE;

      CEMENTAL COMPOSITES WITH POLYURETHANE AND RECYCLED PVC: THE INFLUENCE OF INDUSTRIAL WASTE ADDITION ON FLAMMABILITY;

      CHANGE IN SUSCEPTIBILITY RESPONSE OF AEDES AEGYPTI (DIPTERA: CULICIDAE) TO ORGANOPHOSPHATE INSECTICIDE AND COPAIFERA OLEORESIN;

      CIRCULAR ECONOMY FOR FASHION INDUSTRY: USE OF WASTE FROM THE FOOD INDUSTRY FOR THE PRODUCTION OF BIOTEXTILES;

      COLETA SELETIVA NO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE 2000 A 2021;

      CONSTRUÇÃO SOCIAL DE MERCADOS ORGÂNICOS: O CASO DAS CÉLULAS DE CONSUMIDORES RESPONSÁVEIS EM FLORIANÓPOLIS-SC;

      CORPORATE FINANCIAL PERFORMANCE: A STUDY BASED ON THE CARBON EFFICIENT INDEX (ICO2) OF BRAZIL STOCK EXCHANGE;

      DECRESCIMENTO NA PERSPECTIVA DAS CIDADES EM TRANSIÇÃO: RESILIÊNCIA E ÉTICA SOCIOAMBIENTAL;

      DEVELOPMENT AND ANALYSIS OF THE PSYCHOMETRIC PROPERTIES OF THE FEAR OF CHILDBIRTH MOTIVATORS QUESTIONNAIRE (QMMP);

      DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DO ECOSSISTEMA BABITONGA;

      ECO-INNOVATION ASSESSMENT OF BIODIGESTERS TECHNOLOGY: AN APPLICATION IN CASSAVA PROCESSING INDUSTRIES IN THE SOUTH OF BRAZIL, PARANA STATE;

      ECOSYSTEM-BASED DISASTER MANAGEMENT IN THE COASTAL ZONE: GOVERNANCE AND PUBLIC ENGAGEMENT AFTER FIRES IN A STATE PARK IN SOUTHERN BRAZIL;

      EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESCARTE DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS NO SUL DE SANTA CATARINA;

      EPIDEMIOLOGY OF COVID-19 AMONG INDIGENOUS POPULATIONS IN BRAZIL;

      ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO LAGO DA PEDRA BRANCA, PALHOÇA, SC;

      EVALUATION OF THE ANTI-HYPERALGESIC ACTIVITY OF THE CASEARIA SYLVESTRIS SW. CRUDE EXTRACT IN AN ANIMAL MODEL OF ENDOMETRIOSIS;

      FINANCE SUSTAINABLE SUPPLY CHAIN: AN ANALYSIS LOOKING FOR B CORPORATIONS AND AGENCY THEORY;

      FREE-LIVING FRESHWATER NEMATODES FROM BRAZIL: CHECKLIST OF GENERA AND REGIONAL PATTERNS OF DIVERSITY;

      GREEN CAMPUS INITIATIVES AS SUSTAINABLE DEVELOPMENT DISSEMINATION AT HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: STUDENTS? PERCEPTIONS;

      HOW DO HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS PROMOTE SUSTAINABLE DEVELOPMENT? A LITERATURE REVIEW;

      INFLUENCE OF NON-THERMAL PLASMA REACTOR GEOMETRY AND PLASMA GAS ON THE INACTIVATION OF ESCHERICHIA COLI IN WATER;

      INVESTIGANDO A STARTUP ENXUTA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A METODOLOGIA DE UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA PERSPECTIVA DA TECNOLOGIA SOCIAL;

      MÉTODOS DE REUTILIZAÇÃO DA BORRA DE CAFÉ PARA EXTRAÇÃO DO ÓLEO PARA OBTENÇÃO DE MATÉRIA PRIMA SUSTENTÁVEL PARA COSMÉTICOS;

      NATURAL DISASTERS IN THE STATE OF SANTA CATARINA – 1998 TO 2019;

      NEW MATERIALS FOR CLOTHING: RETHINKING POSSIBILITIES THROUGH A SUSTAINABILITY APPROACH – A REVIEW;

      NON-THERMAL PLASMA AS AN INNOVATIVE PRETREATMENT TECHNOLOGY IN DELIGNIFICATION OF BREWERY BY-PRODUCT;

      NOTES ON THE SAND FLY FAUNA (DIPTERA: PSYCHODIDAE) IN A REGION OF BRAZIL;

      O TURISMO COMO MEIO DE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL: A CONSTITUIÇÃO DAS PERIFERIAS DO PRAZER E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS;

      PERCEPÇÃO DE RISCO EM CURSOS DE REDUÇÃO DE RISCO A DESASTRES NATURAIS;

      POTENTIAL CONTRIBUTION OF REVERSE LOGISTICS TO RESTAURANTS;

      RACISMO AMBIENTAL, ESQUECIMENTO E SELETIVIDADE ESTATAL: QUILOMBO VIDAL MARTINS E O PARQUE ESTADUAL DO RIO VERMELHO/SC;

      RECYCLING GLASS-POLISHING SLUDGE AND ALUMINUM ANODISING SLUDGE IN POLYURETHANE AND CEMENT COMPOSITES: FIRE PERFORMANCE AND MECHANICAL PROPERTIES;

      REGIONAL SOCIAL-ENVIRONMENTAL ETHICS AS AN APPROACH TO REGIONAL DEVELOPMENT;

      REMOVAL OF NUTRIENTS FROM AQUACULTURE RESIDUAL WATER: A REVIEW;

      RHODOLITH DENSITY INFLUENCES SEDIMENTARY ORGANIC MATTER QUANTITY AND BIOCHEMICAL COMPOSITION, AND NEMATODE DIVERSITY;

      SALT MARSHES BUFFER EL NIÑO EFFECTS ON BENTHIC SECONDARY PRODUCTION;

      SÍFILIS ADQUIRIDA NA POPULAÇÃO DE 50 ANOS OU MAIS;

      SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS AND ETHICS: BUILDING -THE FUTURE WE WANT;

      SUSTAINABLE URBAN DEVELOPMENT: CAN THE BALANCED SCORECARD CONTRIBUTE TO THE STRATEGIC MANAGEMENT OF SUSTAINABLE CITIES?;

      SYNTHESIS AND CHARACTERIZATION OF STYRENE-VINYL TETRAZOLE COPOLYMERS FOR THEIR APPLICATION AS A SOLID ELECTROLYTE;

      TAXONOMIC AND FUNCTIONAL DIVERSITY OF BENTHIC MACROFAUNA ASSOCIATED WITH RHODOLITH BEDS IN SE BRAZIL;

      TEXTILE INDUSTRY AND ENVIRONMENT: CAN THE USE OF BACTERIAL CELLULOSE IN THE MANUFACTURE OF BIOTEXTILES CONTRIBUTE TO THE SECTOR?;

      THE CO-EPIDEMIC OF DENGUE AND COVID-19 IN BRAZIL: BETWEEN CHALLENGES IN THEIR MANAGEMENT AND THE CONSEQUENCES OF SOCIOECONOMIC INEQUALITY;

      THE FIRST CASE OF CANINE VISCERAL LEISHMANIASIS IN THE SOUTHERN REGION OF SANTA CATARINA, AN EMERGING FOCUS OF VISCERAL LEISHMANIASIS IN BRAZIL: REGIONAL REPORT OR REFLECTION OF THE REALITY OF A COUNTRY?

      THE IMPACTS OF THE FOURTH INDUSTRIAL REVOLUTION ON SMART AND SUSTAINABLE CITIES;

      THE ROLE OF OFFSET AND TECHNOLOGY TRANSFER FOR INSTALLING AN AERONAUTICAL INDUSTRIAL POLE;

      TRACE METAL LEVELS IN MUSCLES AND EXOSKELETON OF PINK SHRIMP (PENAEUS BRASILIENSIS AND PAULENSIS) FROM A SUBTROPICAL COASTAL REGION, LAGUNA ESTUARINE SYSTEM, BRAZIL;

      TRATAMENTO DE EFLUENTES: REMOÇÃO DE DETERGENTE UTILIZANDO PROCESSO FENTON COM ULTRASSOM E PREGO REUTILIZADO;

      TREATMENT WITH ISOLATED GOLD NANOPARTICLES REVERSES BRAIN DAMAGE CAUSED BY OBESITY;

      USE OF BACTERIAL CELLULOSE IN THE TEXTILE INDUSTRY AND THE WETTABILITY CHALLENGE-A REVIEW;

      USE OF NON-THERMAL PLASMA IN LIGNOCELLULOSIC MATERIALS: A SMART ALTERNATIVE.


      Livros e Capítulos

      AGRICULTURA URBANA: CONSTRUINDO CIDADES RESILIENTES;

      AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DAS FOTOMICROGRAFIAS DE COMPÓSITOS DE POLIURETANO;

      CADEIA PRODUTIVA SUSTENTÁVEL DO WARANÁ NA AMAZÔNIA;

      CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS: COMO A CONTROLADORIA SOCIOAMBIENTAL PODE CONTRIBUIR PARA OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ATÉ 2030;

      CONTRIBUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE;

      CONTRIBUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA SÍNTESE;

      CONTRIBUIÇÕES DO MAPA DA REDE DE CIDADANIA AGROALIMENTAR DA FLORIANÓPOLIS?SC PARA TRANSFORMAÇÕES NAS RELAÇÕES ENTRE CONSUMO-PRODUÇÃO;

      CORPORATE SUSTAINABILITY BENCHMARKING IN ACADEMIA: GREEN CAMPUS, LIVING LABS, SOCIOECONOMIC AND SOCIOENVIRONMENTAL INITIATIVES IN BRAZIL;

      COVID-19 AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOAL 12: WHAT ARE THE IMPACTS OF THE PANDEMIC ON RESPONSIBLE PRODUCTION AND CONSUMPTION?;

      ECOSSOCIOECONOMIAS E CADEIAS AGROALIMENTARES SUSTENTÁVEIS: EXPERIÊNCIAS EM CURITIBA (PR);

      ECOSSOCIOECONOMIAS E ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA UM DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE ESTUDIOS COOPERATIVOS (LANKI), PAÍS VASCO, ESPANHA;

      ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS E ARRANJOS SOCIOPRODUTIVOS URBANOS E REGIONAIS;

      HEALTHY SUSTAINABLE CITIES AND THE COVID-19 PANDEMIC: A SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS PERSPECTIVE;
      IMPACTO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AGENDA 2030 DA ONU;
      MARCAS COLETIVAS: APORTE À CONSTRUÇÃO DE CESTAS DE BENS E SERVIÇOS TERRITORIAIS;
      METODOLOGIA PARA IDENTIFICAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO PARA ALCANCE DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL;
      POTENCIAIS APLICAÇÕES DA VINHAÇA DA CANA-DE-AÇÚCAR VISANDO A PRODUÇÃO MAIS LIMPA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA;
      SENTIDO E SIGNIFICADO DAS ECOSSOCIOECONOMIAS URBANAS: IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS ECOSSOCIOECONÔMICAS DOS ARTESÃOS DA FEIRA DO LARGO DA ORDEM EM CURITIBA (PR);
      SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (SNPG) NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: UMA CONEXÃO OPORTUNA;
      STRATEGIC PLANNING FOR A SUSTAINABLE DEVELOPMENT CENTRE USING THE BALANCED SCORECARD;
      SUSTAINABILITY IN COVID-19 TIMES: A HUMAN DEVELOPMENT PERSPECTIVE;
      SUSTAINABLE DEVELOPMENT: AN ANALYSIS BASED ON CONFERENCE PAPERS;
      SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS: ACCOUNTING FOR SUSTAINABILITY IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS BY A DATA MINING ANALYSIS OF PUBLICATIONS;
      THE USE OF BIODIGESTERS IN THE TREATMENT OF SWINE MANURE IN SOUTHERN BRAZIL: AN ANALYSIS OF AN R&D PROJECT FROM THE PERSPECTIVE OF THE WEF NEXUS;
      WHAT ABOUT THE HUMAN SIDE OF CLIMATE-INDUCED MIGRATION? THE ROLE OF UNIVERSITIES IN IMPROVING REFUGEES? WELLBEING BY IMPLEMENTING THE SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS;
      WOMEN´S EMPOWERMENT INITIATIVES IN BRAZILIAN UNIVERSITIES: CASES OF EXTENSION PROGRAMS TO PROMOTE SUSTAINABLE DEVELOPMENT.

    • Dissertações

      Acesse aqui as dissertações do PPGCA.

    • Modelos de Documentos
    • Seminário de Pesquisa Multidisciplinar

      Navegue pelos links abaixo para acessar os anais das edições do Seminário de Pesquisa Interdisciplinar (SPI).

      Acesse aqui os anais do I SPI

      Acesse aqui os anais do II SPI

      Acesse aqui os anais do III SPI

      Acesse aqui os anais do IV SPI

      Acesse aqui os anais do V SPI

      Acesse aqui os anais do VI SPI

      Acesse aqui os anais do VII SPI

      Acesse aqui os anais do VIII SPI

      Acesse aqui os anais do IX SPI

  • Agenda

  • Notícias

  • Contato

    • Telefone, e-mail e endereço

      Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

      Telefone: 55 48 3279-1167
      E-mail: [email protected]
      Endereço: Avenida Pedra Branca, 25 – Shopping Acadêmico
      Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça (SC) – CEP 88137-270

      Siga nossas Redes Sociais

      Facebook
      Instagram
      Twitter