Curso de graduação a distância em Serviço Social | Bacharelado | Unisul

Cursos EAD

Graduação

Serviço Social

Serviço Social

Bacharelado

Duração: 4 anos

Aposte na Graduação em Serviço Social EaD. O curso prepara você para trabalhar de modo inovador e comprometido com o desenvolvimento sustentável.

Vagas disponíveis

Modalidade

EAD

Duração

4 anos

Mensalidades

Ver Valores

Sobre o Curso

Avaliação do curso no Guia da Faculdade Estadão

Com a Graduação em Serviço Social na modalidade a distância você estará preparado para desenvolver o trabalho social de modo inovador, empreendedor e totalmente comprometido com o desenvolvimento sustentável, pois o currículo do Curso, além de fundamentar a formação nos conhecimentos específicos da profissão, oferece interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento como: gestão, direito, saúde e humanidades.

No Curso você terá a oportunidade de realizar cerca de 480 horas de estágio, e estará habilitado a realizar atividades:

  • em organizações públicas governamentais, não-governamentais e comunitárias; bem como na iniciativa privada, no judiciário e no ensino;
  • na gestão, planejamento, formulação e avaliação de políticas públicas;
  • com coordenação, assessoramento, supervisão e avaliação de planos, programas, projetos e serviços;
  • na gestão de pessoas nas organizações;
  • na realização de diagnóstico socioambiental, planos de desenvolvimento local sustentáveis, entre outros.

Na metodologia de EaD da UnisulVirtual, o estudante recebe materiais didáticos para cada disciplina, interage com colegas e professores e realiza atividades do curso online, com avaliações presenciais periódicas no polo presencial de sua escolha, potencializando os estudos com maior flexibilidade e autonomia.

Objetivos

Os objetivos gerais do curso encontram-se em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Serviço Social, destacando-se a centralidade na formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa como requisito fundamental para o exercício profissional com vistas a:

  • formar profissionais para desempenhar as atribuições previstas na legislação da profissão (CFESS, Lei de Regulamentação da Profissão nº 8.662/1993) e para afirmação do projeto ético-político, com o diferencial de habilitar o profissional para atuar na gestão (de políticas públicas, de organizações sociais, de pessoas, de gestão de riscos e desastres), no empreendedorismo e inovação social;
  • promover a apreensão do conhecimento crítico-científico no sentido de possibilitar a compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades para o trabalho social;
  • possibilitar a aquisição de competências e habilidades, com base na análise das expressões da questão social nos diversos espaços sócio-ocupacionais, visando a identificar as demandas presentes para o exercício profissional;
  • fomentar postura investigativa, inovadora e o uso de recursos tecnológicos a serviço da qualificação do trabalho profissional na área social;
  • assegurar formação ética e humanista.

Matriz curricular

Acessar
Manual do curso

No manual da graduação em Serviço Social a distância, o estudante encontra informações importantes sobre o funcionamento do Curso: legislação pertinente, matriz curricular à qual está vinculado, quadro com as Unidades de Aprendizagem (disciplinas), lista de Atividades Complementares, e outras orientações.

Manual do Curso

Professores do curso

Os cursos de graduação da Unisul na modalidade à distância são ministrados por professores especialistas, mestres e doutores que possuem reconhecida experiência de atuação como docentes.

Ver lista de professores

Perfil do profissional

O perfil profissional do assistente social, formado no curso da Unisul compreenderá as seguintes competências e habilidades:

  • atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando trabalho social com capacidade de oportunizar reflexões e a busca da cidadania;
  • atuar no campo da formulação, gestão, execução e avaliação de políticas públicas e institucionais, com capacidade criativa e propositiva, nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, contribuindo com o desenvolvimento integral do ser humano, pautado na dignidade e no acesso aos direitos.

Desse modo, o formado deverá apresentar dominío em diversos aspectos, como segue abaixo.

 

Técnico Científico:

  • compreender os fundamentos históricos, éticos, teóricos, metodológicos inerentes à formação e atuação do assistente social;
  • desenvolver metodologias do trabalho social mediante ações socioeducativas  que potencializem processos emancipatórios e de autonomia de indivíduos, grupos, organizações comunitárias e sociais;
  • analisar alternativas de desenvolvimento econômico, tendo por base a concepção de economia social e solidária e a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

 

Estratégias Políticas:

  • atuar nas relações sociais, compreendendo seu contexto sócio-histórico, o trabalho, a questão social e as expressões que dela derivam;
  • desenvolver ações afirmativas de direitos humanos como fundamento para defesa e promoção da cidadania, compreendida como exercício contínuo e em construção.

 

Investigativo e Operativo:

  • aplicar metodologias de intervenção no campo social que potencializem os indivíduos,  grupos, organizações comunitárias e sociais;
  • coordenar, assessorar, supervisionar e avaliar programas, projetos e benefícios em organizações sociais públicas e privadas;
  • atuar na gestão de risco e na gestão de desastre, de maneira articulada com as políticas públicas e organizações públicas, privadas e sociais.

 

Ético Político:

  • estar apto a atuar diante das relações de trabalho impostas pelo processo de globalização, o mundo do trabalho e pela sociedade do conhecimento, desenvolvendo trabalho social coerente com o projeto ético político do Serviço Social.
Site do NESC

Núcleo de Estudos em Sociedade, Segurança e Cidadania.

Logotipo do Núcleo de Estudos em Sociedade, Segurança e Cidadania

Acesse o site

Coordenação

Coordenação por Área de Conhecimento

  • Inês Alessandra Xavier Lima
  • Patricia Kozuchovski Daré
  • Vanderlei Brasil

Formas de ingresso

Nota do Enem

Histórico Escolar

Reingresso

Transferência Externa

Quer saber o preço deste curso?
Deixe seus dados para acessar os valores e receber nossas comunicações.





    Como funciona o Ensino Digital da Unisul?

    Metodologia é baseada em quatro elementos:

    Na modalidade de educação a distância, são principalmente os materiais didáticos que oportunizam a autonomia de estudo e a autoaprendizagem, uma vez que os estudantes estão fisicamente distantes do professor e dos colegas. Confira os principais recursos disponibilizados pela Unisul Digital:

    Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem

    É a sala virtual das disciplinas/Unidades de Aprendizagem. No EVA, professores e estudantes têm acesso aos materiais didáticos desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar (roteiros de estudos, livros digitais, webaulas, objetos de aprendizagem, atividades automatizadas e colaborativas), materiais complementares e ferramentas de interação e comunicação síncronas e assíncronas. Os diferentes recursos didáticos podem ser combinados, de acordo com as necessidades da área ou nível de formação.

    Webconferência

    Avaliação da aprendizagem

    Guia do Estudante

    Ação docente e do Sistema Tutorial

    Diagrama do sistema de atendimento da Unisul Digital

    A Unisul  Digital coloca à disposição do estudante um sistema de apoio, que presta serviços pedagógicos, técnicos, acadêmicos e sociais. É constituído por especialistas em educação a distância e na área de conhecimento da disciplina/curso. A ação docente é caracterizada pela organização dos materiais didáticos, pela mediação pedagógica em sala de aula virtual e avaliação da aprendizagem, conforme a proposta formativa de cada curso.

    Fazem parte do sistema tutorial:

    • Professor/Tutor
    • Assistente Educacional
    • Coordenador de Curso

    Os diferentes agentes do sistema tutorial podem aparecer em combinações diferentes, de acordo com o projeto pedagógico de cada curso, além de modelos autoinstrucionais que podem ser adotados sobretudo em cursos livres de curta duração.

    Telas do sistema de avaliação da Metologia Unisul Digital
    O Sistema de Avaliação é constituído por um conjunto de instrumentos que visam à avaliação da aprendizagem e do aproveitamento acadêmico do aluno.

    Da mesma forma, também tem como objetivo acompanhar a satisfação dos discentes em relação ao curso, à Universidade, aos recursos utilizados e a todos os agentes envolvidos com o processo de ensino – colegas, professores, tutores. São atividades previstas pelo sistema de avaliação da Unisul Digital:

    • Avaliação da aprendizagem
    • Autoavaliação institucional
    • Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)

    Saiba mais sobre as Avaliações Presenciais

    Sistemas de comunicação da Metodologia Unisul Digital

    Para possibilitar a comunicação e interação do aluno com os colegas e membros do sistema tutorial, a Unisul Digital disponibiliza diferentes canais de comunicação.

    Os principais são o EVA (Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem) e o sistema MinhaUnisul.

    Por meio deles podem ser solicitados diversos serviços e informações de cunho acadêmico.

    Também é possível se comunicar com a equipe da Unisul Digital por meio de telefone, fax ou correio.

    Perguntas Frequentes

    Fale Conosco

    Bolsas para ingressar

    Existem várias formas de você estudar na Unisul com descontos nas mensalidades.

    BOLSAS PARA MATRICULADOS

    Programas oferecem benefícios após o início do curso.

    Polos de apoio presencial

    São mais de 70 polos em todos os estados do Brasil.

    Loading...