Curso de graduação a distância em Segurança no Trânsito | UnisulVirtual

Cursos EAD

Graduação

Segurança no Trânsito

Segurança no Trânsito

Tecnólogo

Duração: 2 anos

O profissional de segurança no trânsito tem-se tornado cada vez mais indispensável e com isso as oportunidades de carreira vem aumentando exponencialmente.

Vagas disponíveis

Modalidade

EAD

Duração

2 anos

Mensalidades

Ver Valores

Sobre o Curso

O profissional de segurança no trânsito tem se tornado cada vez mais indispensável, face o aumento da necessidade de responsabilidade e conhecimento das leis de trânsito por parte dos motoristas e pedestres. Com o curso de graduação a distância em Segurança no Trânsito, o tecnólogo formado na Unisul vai promover a cultura de paz e segurança do trânsito, e contribuir para redução das estatísticas de acidentes e vítimas fatais nas estradas e cidades brasileiras.

O curso da UnisulVirtual, desde 2005, forma especialistas na gestão, educação e segurança, em consonância com os serviços definidos pelo Sistema Nacional de Trânsito, habilitados para:

  • exercer suas funções em órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais; bem como na iniciativa privada, nos centros de formação de condutores e consultorias;
  • identificar problemas, definir e implantar soluções de acordo com a legislação de trânsito e com o envolvimento dos órgãos públicos e da sociedade civil.

Na metodologia de EaD da UnisulVirtual, o estudante recebe materiais didáticos para cada disciplina, interage com colegas e professores e realiza atividades do curso online, com avaliações presenciais periódicas no polo presencial de sua escolha, potencializando os estudos com maior flexibilidade e autonomia.

Objetivos

O curso de graduação a distância em Segurança no Trânsito visa formar, em nível de graduação, profissionais com competência e habilidades para diagnosticar, elaborar projetos e executar atividades voltadas à administração e implantação de políticas públicas e privadas que objetivem a segurança no trânsito, auxiliando na conscientização dos cidadãos e na mudança cultural no comportamento das pessoas no trânsito.

Matriz curricular

Acessar
Manual do curso

No manual do curso de graduação a distância em Segurança no Trânsito, o estudante encontra informações importantes sobre o funcionamento do Curso: legislação pertinente, matriz curricular à qual está vinculado, quadro com as Unidades de Aprendizagem (disciplinas), lista de Atividades Complementares, e outras orientações.

Manual do Curso

Professores do curso

Os cursos de graduação da Unisul na modalidade à distância são ministrados por professores especialistas, mestres e doutores que possuem reconhecida experiência de atuação como docentes.

Ver lista de professores

Perfil do profissional

O tecnólogo em Segurança no Trânsito formado na Unisul apresentará qualificações para:

  • aplicar as normas e elementos técnicos para redação especializada de instrumentos e documentos oficiais utilizados pelo profissional da segurança pública no contexto da sua atuação;
  • dominar as leis e os princípios relativos ao trânsito nos contextos viários e institucionais;
  • aplicar os protocolos, técnicas e procedimentos de primeiros socorros e de suporte básico de vida em situações de emergência ou urgência;
  • conhecer e dominar técnicas, ferramentas e procedimentos de gestão e planejar operações estratégicas para a tomada de decisões com informações que permitam o desencadeamento de ações eficazes;
  • analisar e aplicar os direitos humanos como fundamento para defesa e promoção da cidadania de todos os cidadãos e a cidadania como exercício contínuo e em construção, em prol de si e da harmonia social;
  • conhecer e dominar os sistemas de comunicação e a tecnologia para operar com eficiência o sistema informatizado, os equipamentos e as ferramentas que servem ao levantamento, análise e proteção de dados e informações;
  • atuar na coleta e análise de dados e na gestão da informação e do conhecimento, compreendendo o funcionamento dos diferentes sistemas, dominando tecnologias, técnicas e ferramentas para planejar operações estratégicas e encaminhar soluções;
  • construir conhecimentos básicos sobre o Sistema Nacional de Trânsito e de Gestão Pública para atuar sob uma perspectiva crítica, moderna e integrada na área pública, junto aos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito;
  • atuar em processos de conscientização e reeducação do cidadão por meio de práticas compartilhadas que objetivem uma mudança cultural no trânsito, como forma de exercício proativo da cidadania;
  • atuar com proficiência na fiscalização e execução dos serviços definidos pelo Sistema Nacional de Trânsito, buscando, na aplicação das sanções previstas no CTB, a promoção e o desenvolvimento social e da segurança do trânsito, com respeito ao ser humano e ao meio ambiente;
  • atuar de forma ética e responsável no registro e análise dos acidentes de trânsito, identificando os possíveis agentes causadores e as responsabilidades;
  • propor ações para a prevenção e redução das ameaças contidas no sistema viário/rodoviário;
  • atuar na perspectiva da identificação e soluções de problemas referentes à distribuição do espaço viário, estabelecendo medidas que promovam a segurança viária, o conforto, a fluidez e a qualidade do ambiente.
Segunda graduação

Com o programa Segunda Graduação em Menos Tempo é possível fazer um aproveitamento de estudos das disciplinas do curso já realizado.

Programa Segunda Graduação em Menos Tempo

Coordenação

Coordenação por Área de Conhecimento

A coordenação do curso é realizada pelos professores:

  • Álvaro José de Souto
  • Solange Büchele de S. Thiago
  • Virgínia Lopes Rosa

Formas de ingresso

Nota do Enem

ProUni

Histórico Escolar

Reingresso

Transferência Externa

Vestibular Tradicional

Quer saber o preço deste curso?
Deixe seus dados para acessar os valores e receber nossas comunicações.





    Como funciona o Ensino Digital da Unisul?

    Metodologia é baseada em quatro elementos:

    Na modalidade de educação a distância, são principalmente os materiais didáticos que oportunizam a autonomia de estudo e a autoaprendizagem, uma vez que os estudantes estão fisicamente distantes do professor e dos colegas. Confira os principais recursos disponibilizados pela Unisul Digital:

    Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem

    É a sala virtual das disciplinas/Unidades de Aprendizagem. No EVA, professores e estudantes têm acesso aos materiais didáticos desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar (roteiros de estudos, livros digitais, webaulas, objetos de aprendizagem, atividades automatizadas e colaborativas), materiais complementares e ferramentas de interação e comunicação síncronas e assíncronas. Os diferentes recursos didáticos podem ser combinados, de acordo com as necessidades da área ou nível de formação.

    Webconferência

    Avaliação da aprendizagem

    Guia do Estudante

    Ação docente e do Sistema Tutorial

    Diagrama do sistema de atendimento da Unisul Digital

    A Unisul  Digital coloca à disposição do estudante um sistema de apoio, que presta serviços pedagógicos, técnicos, acadêmicos e sociais. É constituído por especialistas em educação a distância e na área de conhecimento da disciplina/curso. A ação docente é caracterizada pela organização dos materiais didáticos, pela mediação pedagógica em sala de aula virtual e avaliação da aprendizagem, conforme a proposta formativa de cada curso.

    Fazem parte do sistema tutorial:

    • Professor/Tutor
    • Assistente Educacional
    • Coordenador de Curso

    Os diferentes agentes do sistema tutorial podem aparecer em combinações diferentes, de acordo com o projeto pedagógico de cada curso, além de modelos autoinstrucionais que podem ser adotados sobretudo em cursos livres de curta duração.

    Telas do sistema de avaliação da Metologia Unisul Digital
    O Sistema de Avaliação é constituído por um conjunto de instrumentos que visam à avaliação da aprendizagem e do aproveitamento acadêmico do aluno.

    Da mesma forma, também tem como objetivo acompanhar a satisfação dos discentes em relação ao curso, à Universidade, aos recursos utilizados e a todos os agentes envolvidos com o processo de ensino – colegas, professores, tutores. São atividades previstas pelo sistema de avaliação da Unisul Digital:

    • Avaliação da aprendizagem
    • Autoavaliação institucional
    • Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)

    Saiba mais sobre as Avaliações Presenciais

    Sistemas de comunicação da Metodologia Unisul Digital

    Para possibilitar a comunicação e interação do aluno com os colegas e membros do sistema tutorial, a Unisul Digital disponibiliza diferentes canais de comunicação.

    Os principais são o EVA (Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem) e o sistema MinhaUnisul.

    Por meio deles podem ser solicitados diversos serviços e informações de cunho acadêmico.

    Também é possível se comunicar com a equipe da Unisul Digital por meio de telefone, fax ou correio.

    Perguntas Frequentes

    Fale Conosco

    Bolsas para ingressar

    Existem várias formas de você estudar na Unisul com descontos nas mensalidades.

    BOLSAS PARA MATRICULADOS

    Programas oferecem benefícios após o início do curso.

    Polos de apoio presencial

    São mais de 70 polos em todos os estados do Brasil.

    Loading...