Avaliação Institucional e CPA Avaliação Institucional e CPA
 

Avaliação Institucional
e CPA

  • Apresentação

    A avaliação institucional da Unisul orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.

    Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da Unisul (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão da Unisul, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da Unisul, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.

    Com finalidade construtiva e formativa, a avaliação institucional da Unisul envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.

    Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela Unisul são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.

  • Comissão Própria de Avaliação - CPA

    A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna da Unisul, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).

    Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação na Unisul, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.
    A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna da Unisul e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.

    Conheça as CPAs da Unisul:

    UniSul Tubarão

    Universidade do Sul de Santa Catarina – 494
    • Presidente: Dâmaris de Oliveira Batista da Silva
    • Representante Docente: Giancarlo Moser
    • Representante Docente: Nádila da Silva Hassan
    • Representante Docente: Ricardo Luis Barcelos
    • Representante Discente: Julia Vieira
    • Representante Discente: Maria Júlia Volpato Freitas
    • Representante Discente: Pedro Henrique da Silva Almeida
    • Representante Téc. Administrativo: Alexandre Exterkoetter
    • Representante Téc. Administrativo: Júlia Cardoso Stapassoli
    • Representante Téc. Administrativo: Salete Cecília de Souza
    • Representante da Sociedade Civil: Honório Gotardo
    • Representante da Sociedade Civil: Ingo Louis Hermman
    • Representante da Sociedade Civil: Katlyn Sônego Spillere Boff

    Escola Superior do Sul de Santa Catarina – 25478
    Presidente: Dâmaris de Oliveira Batista da Silva
    Representante Docente: Alex Sandro Sommariva
    Representante Téc. Administrativo: Samira da Rosa Gaspar
    Representante da Sociedade Civil: Katlyn Sônego Spillere Boff

    Instituto do Sul de Santa Catarina – 25476
    Presidente: Dâmaris de Oliveira Batista da Silva
    Representante Docente: Marcos Marcelino Mazzuco
    Representante Téc. Administrativo: Samira da Rosa Gaspar
    Representante da Sociedade Civil: Katlyn Sônego Spillere Boff

    UniSul Balneário Camboriú

    Faculdade UniSul de Balneário Camboriú – 3437
    • Presidente: Moises Rodrigues dos Santos
    • Representante Docente: Marcia Regina Pelisser
    • Representante Discente: Pablo Daniel Monteiro Soares
    • Representante Téc. Administrativo: Francine Lislei De Vargas Konzen Rizz
    • Representante da Sociedade Civil: Sirlei Furtado da Silva

    UniSul Florianópolis

    Faculdade UniSul de Florianópolis – 3758
    • Presidente: Sergio Luiz Montego Ferreira Junior
    • Representante Docente: Natalia Lima Quintanilha
    • Representante Discente: Isadora Meller dos Santos
    • Representante Téc. Administrativo: Jairo José Assunção
    • Representante da Sociedade Civil: Renata Pereira Assumpção

    UniSul Itajaí

    Faculdade UniSul de Itajaí – 22736
    • Presidente: Moises Rodrigues dos Santos
    • Representante Docente: Silvia Helena Arizio
    • Representante Discente: Karolyne Kasmirczak Pedroso
    • Representante Téc. Administrativo: Daiane Basso
    • Representante da Sociedade Civil: Bruno Alfredo Laureano

    Instituto de Educação Superior UniSul de Itajaí – 23201
    • Presidente: Moises Rodrigues dos Santos
    • Representante Docente: Anna Elisa Amaro da Silveira
    • Representante Discente: Barbara Liana Decker
    • Representante Téc. Administrativo: Daiane Basso
    • Representante da Sociedade Civil: Mateus Poggio Pereira da Silva

  • Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)

    Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

    Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in-loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).

    Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:

    1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

    2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):

    • concepção do currículo e organização didático- pedagógica;
    • coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
    • impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.

    Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.

    3. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:

    • a inclusão social;
    • o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
    • a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

    Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.

    4. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.

    5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.

    6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.

    7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.

    8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.

    9. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.

    10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.

  • Legislação da Avaliação Institucional

    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC.

    • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.

    INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP.

  • Relatório de Autoavaliação – Ano Base 2021

  • Resultados da Avaliação Institucional

    Resultados 2022-1

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Araranguá

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Balneário Camboriú

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Braço do Norte

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Florianópolis Centro

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Florianópolis Continente

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Içara

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Itajaí

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Pedra Branca

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Tubarão

    CPA – 2022-1 Resultado UNISUL TOTAL


    Resultados 2021-2

    Resultado AI 2021-2 – Campus Araranguá

    Resultado AI 2021-2 – Campus Balneário Camboriú

    Resultado AI 2021-2 – Campus Braço do Norte

    Resultado AI 2021-2 – UniSul Florianópolis

    Resultado AI 2021-2 – Campus Florianópolis Centro

    Resultado AI 2021-2 – Campus Florianópolis Continente

    Resultado AI 2021-2 – Campus Florianópolis Ilha

    Resultado AI 2021-2 – Campus Içara

    Resultado AI 2021-2 – Campus Itajaí

    Resultado AI 2021-2 – Campus Pedra Branca

    Resultado AI 2021-2 – Campus Tubarão

    Resultado AI 2021-2 – UniSul Digital


    Resultados 2021-1

    Resultado AI 2021-1 UniSul Balneário Camboriú

    Resultado AI 2021-1 UniSul Continente

    Resultado AI 2021-1 UniSul Florianópolis

    Resultado AI 2021-1 UniSul Itajaí

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Campus Araranguá

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Campus Braço do Norte

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Campus Florianópolis

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Içara

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Pedra Branca

    Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Tubarão


    Resultados 2020-2

    Resultados UNISUL 2020-2

    Resultados UNISOCIESC Balneário Camboriú 2020-2

    Resultados UNISOCIESC Continente 2020-2

    Resultados UNISOCIESC Florianópolis 2020-2

    Resultados UNISOCIESC Itajaí 2020-2

  • Melhorias a partir dos Resultados da Avaliação Institucional

    Semestre 2022-1
    CPA – Melhorias 2022-1 UniSul Universidade
    CPA – Melhorias 2022-1 UniSul –  Balneário Camboriú
    CPA – Melhorias 2022-1 UniSul – Itajaí


    Semestre 2021-2
    CPA – Melhorias 2021-2 UniSul –  Balneário Camboriú
    CPA – Melhorias 2021-2 UniSul –  Itajaí
    CPA – Melhorias 2021-2 UniSul – Universidade – Campi Araranguá, Braço do Norte, Içara, Florianópolis Centro, Pedra Branca e Tubarão e UniSul Digital.


    Semestre 2021-1
    Fala Unisul 2021-1 – Campi Araranguá, Braço do Norte, Içara, Florianópolis Centro, Pedra Branca e Tubarão e UniSul Digital.


    Semestre 2020-2
    Fala Unisul 2020-2 – Campi Araranguá, Braço do Norte, Içara, Florianópolis Centro, Pedra Branca e Tubarão e UniSul Digital.
    Fala Unisul Balneário Camboriú 2020-2
    Fala Unisul Florianópolis 2020-2
    Fala Unisul Itajaí 2020-2

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