Black Friday: como economizar ainda mais na hora das compras
 

Matéria

Black Friday: como economizar ainda mais na hora das compras

23 / Novembro / 2022

Professora da UniSul dá dicas de como aproveitar a data tão aguarda pelos consumidores, a sexta-feira, 25 de novembro

A Black Friday é historicamente um evento de compras surgido nos Estados Unidos, mas desde o ano de 2012 a data caiu no gosto dos brasileiros ávidos por promoções e passou a fazer parte do calendário oficial do varejo nacional. As vendas movimentam o comércio e é o pontapé inicial de preparação para as vendas do Natal. A economista e professora do curso de Mestrado e Doutorado em Administração da UniSul, Ivone Junges, dá dicas para aproveitar as ofertas e não cair em golpes.

Busque por sites confiáveis

Neste ano, a expectativa dos varejistas online com as compras de Black Friday é alta. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm), a data deve movimentar mais de 8 milhões de vendas, equivalente a R$ 6 bilhões. No entanto, é preciso estar atento aos sites fraudulentos que também querem lucrar neste período.

A professora da UniSul, Ivone Junges, sugere atenção redobrada com os portais de compras, a dica é dar preferência por sites já conhecidos do varejo. “Buscar priorizar sites confiáveis é imprescindível. O indicado é sempre realizar a compra em portais que o consumidor já possui cadastro e que já tenha efetuado outras aquisições É necessário verificar atentamente o endereço das páginas (URL), além de checar as informações em sites como o Reclame Aqui”, destaca Ivone.

Pesquise e acompanhe os preços com antecedência

De acordo com a economista, a segunda dica para os consumidores é pesquisar o preço dos produtos. “O ideal é acompanhar o valor cobrado antes e durante a Black Friday, comparar preços entre as diferentes lojas e conferir se, de fato, são preços promocionais”, explica a professora da UniSul.

Garantia

Outro aspecto importante é a questão da garantia, mesmo sendo um período de promoções, que o consumidor esteja ansioso realizar o sonho de consumo, é preciso ficar atento às regras de garantia previstas no Código de Defesa do Consumidor. Por isso, é importante que o consumidor sempre cheque as políticas de garantia, troca e devolução das lojas.

Formas de pagamento

Para a Black Friday um outro requisito importante é a forma de pagamento. Nas lojas físicas recomenda-se verificar o valor da maquininha do cartão antes de colocar a senha. Nas compras online o cuidado deve ser redobrado, priorizando compras com cartões virtuais, no caso de pagamento via Pix antes de concluir a transferência é imprescindível verificar se o QR Code está disponível dentro do ambiente virtual da loja, checar se a razão social corresponde à loja – esse último vale para os pagamentos via boleto.

Por fim, a economista ressalta que a boa experiencia de compra deve ser um processo mútuo. “É um bom sentimento comprar o que se deseja desde que não comprometa o orçamento familiar, mas é importante ressalta que esse é um processo ganha-ganha, onde os comerciantes ganham em termos de escala, isto é, ganham no aumento de vendas e faturamento e os consumidores maximizam seus ganhos, comprando por um preço justo e promocional”, finaliza Ivone Junges, professora da UniSul.