Aluna de Arquitetura apresenta trabalho no Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP

11 / Novembro / 2022

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniSul, Bruna Zulian Ramos, orientada pelo professor Roberto Motta Bez, apresentou nesta sexta (11/11) o trabalho de pesquisa “Estratégias projetuais sustentáveis de baixo custo aplicadas às comunidades carentes de Florianópolis” no Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP. A apresentação foi realizada de forma on-line e pode ser vista pelo link: https://conic-semesp.org.br/conic/mod/index/.

Bruna conta que o interesse em aprender mais sobre pesquisa acadêmica sempre esteve presente durante o percurso da graduação e que após ter contato com o edital do programa de bolsas de iniciação científica ProCiência, encontrou a possibilidade de ingressar na área de pesquisa. Orientada pelo professor Roberto Bez, que já tem experiências na área de pesquisa científica, Bruna encontrou o incentivo que precisava para dar mais este passo acadêmico.

“A definição do tema “Estratégias Projetuais Sustentáveis de Baixo Custo Aplicadas às Comunidades Carentes de Florianópolis” surgiu da vontade de, por meio da universidade, auxiliar na melhoria da qualidade de vida da população, a partir dos conhecimentos adquiridos na graduação de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo geral da pesquisa é identificar problemáticas relacionadas a construção civil, por meio da realização de entrevistas com integrantes das comunidades, e propor soluções de baixo impacto ambiental, fácil aplicação e acessíveis economicamente, para as problemáticas encontradas. O aceite do trabalho ao 22º Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP, foi recebido com muita alegria e fortaleceu ainda mais a relevância do trabalho no contexto atual”, relata Bruna.

De acordo com o professor Roberto, é muito bom ver os nossos alunos e alunas se interessando por pesquisa. No caso de Bruna, sugeri que elaborássemos um projeto para o PUIC (Programa Unisul de Iniciação Científica), dentro do ProCiência Ânima. “A pesquisa avançou e, ainda com o trabalho em andamento, surgiu a oportunidade de inscrever o trabalho no 22º Congresso Nacional de Iniciação Científica realizado pelo SEMESP. Como orientador, foi com grande satisfação que recebi a informação de que o trabalho da aluna foi aceito, propiciando-lhe a oportunidade de emplacar sua primeira publicação científica ainda como aluna de graduação. O trabalho que tem como tema identificar e divulgar soluções e técnicas construtivas sustentáveis para comunidades carentes de Florianópolis demonstra ainda a importância dada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UniSul à valorização de questões que contribuam para o desenvolvimento social daqueles que mais necessitam”, enfatiza o professor Roberto