Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniSul realiza projetos arquitetônicos em prol da comunidade
 

Matéria

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniSul realiza projetos arquitetônicos em prol da comunidade

2 / Agosto / 2022

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da instituição promove aos alunos a experiência de projetar para atender demandas reais, que são construídas na região catarinense

Por meio de seu Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, desenvolve projetos arquitetônicos de forma gratuita para atender às necessidades da comunidade catarinense. O espaço é destinado a atividades práticas de projetos aplicados do curso de Arquitetura e Urbanismo, que simulam os processos de um escritório profissional, e prepara os estudantes para o mercado de trabalho.

Atualmente, a UniSul conta com EMAU no campus Florianópolis – Continente, Itajaí, Florianópolis – Centro e Tubarão, onde as equipes técnicas são formadas por universitários, líderes de equipes de projetos, coordenadores e gestores. Com uma infraestrutura completa, o espaço conta com 45m², três estações de trabalho, computadores, pranchetas de desenho, mesas para reuniões, armários e prateleiras, quadro branco, projetor, sofás e ambiente para café.

O EMAU foi fundado em 2019 e desde então vem atuando continuamente em projetos relevantes para a comunidade, como a nova sede do ASAS – Ações Sociais Amigos Solidários, instituição sem fins lucrativos que proporciona acesso a atividades esportivas, culturais e educativas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no norte da Ilha de Florianópolis. O projeto dispõe de 10 mil m² de área e valor de execução de cerca de R$ 1,5 milhão, financiado com apoio de parceiros holandeses: Power2Fly e Wilde Ganzen.

Os estudantes da UniSul atendem também a comunidade por meio de assistência técnica para moradias que apresentavam problemas críticos e estruturais. Um exemplo foi o trabalho realizado em 2021, na comunidade do Monte Serrat, em que o grupo do projeto de extensão da UniSul, chamado Conhecer para Concretizar, que já atua na comunidade, elaborou todo o mapeamento das solicitações de quem está nessas condições e precisa de ajuda. A iniciativa foi desenvolvida de forma integrada com o Instituto Vilson Groh, coletivo Arquitetura Sem Muros, Conselho Comunitário e o projeto Gente UniSul.

Outro trabalho de destaque, ocorrido no ano passado, foi o projeto do Parque Linear no bairro Ratones, localizado em Florianópolis. Desenvolvido por meio do convênio entre a UniSul e a prefeitura da cidade, com o apoio de Instituto de Planejamento Urbano (IPUF), a área tem aproximadamente 12 mil m² e atende a Associação dos Moradores do Ratones – AMORA.

Os estudantes também realizaram uma ação de requalificação dos espaços da ala das mães e bebês da Penitenciária Feminina de Itajaí, localizada ao lado da Secretária de Segurança Pública do Estado.

“Por meio do trabalho desenvolvido por nossos alunos no EMAU, a UniSul consegue atender demandas importantes da população e suprir suas urgências. Isso reforça o papel social do arquiteto e urbanista, além de aproximar o mundo acadêmico da comunidade catarinense de forma qualitativa”, conclui Marcelo Eichstadt Nogueira, arquiteto e coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniSul.