Docentes e Tutores | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Docentes e Tutores

Formação Docente

A área de Formação Docente é responsável por desenvolver e organizar as ações de formação inicial e continuada de professores e tutores, por meio de oficinas e cursos teórico-práticos voltados para a educação a distância.

Saiba mais

Os cursos a distância na Unisul podem envolver diferentes agentes no processo educacional, combinados de modos distintos, de acordo com a proposta formativa. Conheça as funções e o perfil de professor-tutor, professor conteudista a assistente educacional da UnisulVirtual, bem como a área de Formação Docente para capacitação.

Professor conteudista/autor

É o agente que planeja, elabora e/ou organiza os diferentes materiais e recursos didáticos utilizados nos cursos, disciplinas/unidades de aprendizagem. Deve ser especializado na área de conhecimento e com formação acadêmica compatível com os conteúdos curriculares a serem desenvolvidos. O desenvolvimento dos materiais didáticos é feito sob o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por designers instrucionais e visuais, além de profissionais especializados em produção multimídia, revisão ortográfica e técnica, incluindo educação especial.

Professor-Tutor

É o agente que orienta, acompanha, faz a mediação pedagógica e avalia os estudantes durante o desenvolvimento das disciplinas/unidades de aprendizagem. O professor-tutor atua via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem, utilizando-se, para isso, de diferentes estratégias pedagógicas na condução de atividades formativas de ensino, pesquisa e extensão. Para ser um professor-tutor da UnisulVirtual é necessário:

  • Formação acadêmica na área da unidade de aprendizagem/disciplina a ser ministrada;
  • Conhecimento sobre educação a distância e metodologia adotada pela UnisulVirtual, a fim de desenvolver suas ações docentes com qualidade e segurança;
  • Habilidades na utilização das tecnologias da informação e da comunicação.

Ressalta-se que, em alguns projetos formativos, pode haver a figura do professor separada do tutor. Nesses casos, o professor assume função de planejamento dos materiais didáticos e da avaliação, além de orientar o trabalho do tutor, que faz a mediação pedagógica e auxilia os estudantes na condução dos estudos e desenvolvimento das atividades.

Importante: para atuar como docente na UnisulVirtual o professor precisa, obrigatoriamente, realizar capacitação com a equipe de Formação Docente. 

Assistente educacional

Profissional que atua no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem, de forma sistemática e colaborativa no acompanhamento técnico-pedagógico discente e docente nos ambientes de aprendizagem durante o período de vigência de uma disciplina/unidade de aprendizagem. É responsável por:

  • Atuar em questões didáticas, na promoção da motivação para os estudos, na orientação dos estudantes sobre como estudar a distância;
  • Interagir em ambientes de aprendizagem, na interlocução entre estudantes e outras áreas da UnisulVirtual;
  • Presta suporte técnico e metodológico para utilização do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA);
  • Atuar no desenvolvimento da autonomia para os estudos.