Programa Institucional de Iniciação Científica Curricular | Pesquisa e Inovação | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Programa de Iniciação Científica Curricular

Oferta 2016

Os alunos contemplados com bolsas de estudos já podem enviar suas propostas para participação no Programa.

Submissão de Propostas

Vivencie a Iniciação Científica Curricular de seu curso de Graduação

O Programa Institucional de Iniciação Científica Curricular reúne programas específicos de cursos de graduação da Unisul. Busca formalizar a formação do futuro pesquisador em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso de graduação, e em acordo com as competências e habilidades descritas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Para os alunos participantes deste Programa não são oferecidas bolsas de pesquisa. Os alunos contemplados com bolsas em outros programas de iniciação científica viabilizados pela Unisul poderão validar sua participação neste Programa, caso seu curso exija a iniciação científica curricular.

Objetivos do Programa

• Formalizar a iniciação científica obrigatória em cursos que contemplam no Perfil do Egresso em seu PPC, a formação do pesquisador para atuar no mercado de trabalho;
  • Incentivar a iniciação científica voluntária para alunos que não precisam de bolsas;
  • Ampliar e consolidar a pesquisa nos cursos de graduação da Unisul.

Programa para o curso de Matemática (Bacharelado)

Entre em contato

Entre em contato com a coordenação do curso de Matemática para tirar suas dúvidas.

E-mail: diva.flemming@unisul.br

Todos os alunos do curso de Matemática (Bacharelado) devem vivenciar a Iniciação Científica pois, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e o PPC do Curso, é necessária a formação de competências e habilidades para a atuação como pesquisador no mercado de trabalho.

Objetivo

O Programa do curso de Matemática (Bacharelado) visa formalizar a pesquisa no Curso por meio de ambientes de aprendizagem vinculados ou sintonizados com as linhas de pesquisa do PPC, grupos de pesquisas e desenvolvimento das certificações de aprendizagem: Modelagem Matemática e Resolução de Problemas, e Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática.

Projetos de Pesquisa

O envio das propostas dos projetos tem fluxo contínuo. Cada projeto possui duração de 1 ano e deverá ter a padronização dos projetos da Unisul.

Observações:

•  No desenvolvimento do projeto, o aluno deve encaminhar relatórios trimestrais em acordo com os modelos padronizados pela Unisul;
  • O aluno deverá participar de um evento científico de divulgação dos resultados da pesquisa e publicar um artigo completo ou resumido em revistas ou repositórios sugeridos pelo professor(a) orientador(a) da pesquisa;
  • A término da pesquisa o aluno receberá um certificado institucional de participação na Iniciação Científica.

Fale conosco para tirar suas dúvidas

• 48 3279 1000 - Utilize este número para ligar de telefones celulares