CEP-Unisul | Pesquisa e Inovação | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

CEP-Unisul

O Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul (CEP-Unisul) é responsável por todas as pesquisas científicas que envolvem seres humanos, direta ou indiretamente, desenvolvidas na Unisul, assumindo função consultiva, deliberativa e educativa.

Trata-se de um colegiado interdisciplinar e independente, criado em 2002, para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa na Universidade de acordo com os padrões éticos e pautado na legislação vigente.

O Comitê está previsto na legislação federal brasileira e em acordos internacionais assinados pelo País. Acesse o Regimento Interno para saber mais.

ATENÇÃO! Prezados pesquisadores, por conta do período de férias concedidos aos professores, o CEP-Unisul não fará avaliações entre os dias 12 e 21/7/2018. Nesse período a secretaria estará funcionando presencialmente das 13h ás 17h de segunda a sexta-feira. O Comitê retorna às suas atividades normais no dia 23/7/2018.

Confira as orientações para submissão de projetos de pesquisa.

 

Como submeter Projetos de Pesquisa

Todos os projetos de pesquisa e demais documentos envolvendo seres humanos, direta ou indiretamente, de qualquer área do conhecimento, devem ser encaminhados exclusivamente pela Plataforma Brasil e deverão estar em conformidade com Resolução 466 e Resolução 510.
 

Checklist para a submissão de projetos  Submissão CEP-Unisul

Observação: a Plataforma Brasil disponibiliza guia para submissão de pesquisa e dúvidas online na seção “Central de Suporte”. Você encontra o guia no site da Plataforma Brasil, localizado no canto superior direito. 
Pesquisas com dados de domínio público de acesso irrestrito: as pesquisas que envolvem apenas dados de domínio público ou revisão bibliográfica, sem envolvimento de seres humanos, não necessitam aprovação do CEP-Unisul. No entanto, os pesquisadores que desejarem um parecer da Comissão devem apresentar os seguintes documentos: Folha de rosto da Unisul; Justificativa da necessidade do parecer; Declaração de Ciência e Concordância e Projeto na íntegra.


A Plataforma Brasil

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep (Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, como: fase de campo, envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (que deverão ser entregues quando as pesquisas forem concluídas).

Conheça a Plataforma

Documentos para submissão de Projetos de Pesquisa

Para a submissão do projeto na Plataforma Brasil o pesquisador deve anexar os seguintes documentos:

Observações:

  1. Intitular cada arquivo corretamente;
  2. Não desmembrar o mesmo documento em vários arquivos;
  3. Usar assinaturas originais nos documentos;
  4. Assinaturas a mais de 60 dias não serão aceitas.

Observações gerais:

  • Ao submeter seu projeto de pesquisa ele passará inicialmente por uma triagem para verificação da documentação enviada que ocorrerá em até dez dias após a data final de submissão. Caso a documentação esteja incompleta, o CEP-Unisul recusará o projeto com uma justificativa.
  • Fique atento a tramitação do projeto na Plataforma para verificar a situação/status após sua submissão. Após aceito para avaliação, o CEP-Unisul tem o prazo de 30 dias para análise (excetuando-se os períodos de férias da universidade).
  • Caso seja solicitado a dispensa do TCLE, a justificativa deverá estar descrita no corpo do projeto, na Plataforma Brasil, e deverá ser anexada à justificativa, uma declaração assinada pelo pesquisador responsável.
  • Após aprovação da pesquisa, o pesquisador deve informar ao Comitê todas as mudanças/intercorrências que eventualmente possam surgir no decorrer do estudo. Caso seja necessário o pedido de emenda este deverá ser encaminhado formalmente antes de sua execução, por meio da Plataforma Brasil.

Sobre a emissão do Parecer

Uma vez submetido o projeto, o CEP-Unisul emite um parecer, que pode indicar que o projeto tenha pendências ou que esteja aprovado.

Parecer com pendências

Documentos para resposta às pendências

Caso o parecer do CEP-Unisul indique pendências, o pesquisador deve realizar as alterações na Plataforma Brasil e anexar a carta Resposta a Pendências, conforme o modelo abaixo.

Atenção: o CEP-Unisul não avaliará as pendências que retornarem sem a carta Resposta a Pendências. Conforme Resolução CNS 466/12 e NO 001/13, as pendências devem ser respondidas dentro de 30 dias, a partir da data da reunião na qual o projeto foi avaliado. Após esse prazo o protocolo será arquivado.
 

Observações:

  1. Intitular cada arquivo corretamente;
  2. Não desmembrar o mesmo documento em vários arquivos;
  3. Usar assinaturas originais nos documentos;
  4. Assinaturas a mais de 60 dias não serão aceitas.

Notificação

Envie uma notificação ao CEP-Unisul quando algum efeito adverso, ou qualquer outro fato relevante possa alterar o decorrer previsto na pesquisa. As notificações são feitas diretamente pela Plataforma Brasil.
 

Emenda

Envie uma emenda ao CEP-Unisul quando há modificações no projeto original já aprovado pelo CEP-Unisul. A emenda proposta deverá ser devidamente justificada. Toda emenda deverá ser realizada na Plataforma Brasil.

Devem ser informados: continuidade da pesquisa, aumento do número de participantes, mudanças essenciais nos objetivos e metodologia.


Após aprovado

Ao finalizar sua pesquisa é necessário o envio do Relatório Final.

Conheça nossa Equipe

  • Josiane Somariva Prophiro (1ª coordenadora), bióloga
  • Maria Inés Castiñeira, bacharel em Ciências da Computação, doutora
  • Luana Martendal, secretária administrativa
  • Ana Maria Pereira Lopes (2ª coordenadora), psicóloga
  • Antonio Alberto Lara Junior, profissional de educação física
  • Betine Moehlecke Iser, odontóloga
  • Elenice Maria Mendes, assistente social (representante dos usuários)
  • Helena Caetano Gonçalves e Silva, enfermeira
  • Jaci Rocha Gonçalves, filósofo
  • Janaina Salomon Ghizoni, odontóloga
  • Joel Irineu Lohn, químico e bacharel em direito
  • Márcia Regina Kretzer, enfermeira
  • Ralph Fernando Rosas, fisioterapeuta
  • Silvana Cristina Trauthman, farmacêutica
  • Silvia Cardoso Bittencourt, médica

Fale com o CEP-Unisul

Entre em contato para sanar dúvidas sobre princípios éticos em pesquisa e submissão de projetos!

Atendimento presencial: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h.

Telefone: (48) 3279 1036
E-mails: cep.contato@unisul.br
 

Dúvidas sobre a Plataforma Brasil

Disque Saúde: 136 (escolher opção 8 e depois opção 9, solicitar ao atendente suporte ao Plataforma Brasil)
Atendimento para esclarecimento sobre a sua utilização pode ser feito de segunda à sexta, das 8 às 20h.

Localização

O CEP-Unisul localiza-se no Campus Universitário Grande Florianópolis, Bloco J.

Av. Pedra Branca, 25
Cidade Universitária Pedra Branca
88137 272 - Palhoça - SC


 

Fale conosco para tirar suas dúvidas

  • 0800 970 7000
  • 48 3279 1000 - Utilize este número para ligar de telefones celulares