Controladoria | Sou Colaborador | Meus Serviços | Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

Controladoria da Unisul

Documentos da Controladoria

Os documentos de orçamento e arquivos da Controladoria encontram-se disponíveis no Minha Unisul.

Conheça as atividades da Controladoria da Unisul

A Controladoria é uma atividade de grande importância na Unisul, pois é por meio da análise de dados por ela gerados que se discutem os rumos e direcionamentos de diversas ações internas e externas da Universidade.

O avanço econômico e tecnológico no decorrer das últimas décadas tornou ainda mais evidente a necessidade das empresas de mostrar suas informações ao público (clientes, bancos, fornecedores, governo) de uma forma coerente, sintética e explicativa.

Constata-se, com isso, a importância de uma ciência que, usada inicialmente como complemento de uma série de anotações, passou a ser o meio de registro dos mais diversos tipos de negócio e hoje pode ser considerada como principal instrumento de controle de uma empresa.

A Controladoria tem como funções principais exercer o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial da instituição. Com sua visão ampla e generalista, o controller influencia e assessora todos os outros departamentos da empresa, pois gera as informações que são colocadas à disposição dos executivos para a tomada de decisões.

Setores da Controladoria

Contabilidade

A Contabilidade cuida de toda parte fiscal: escrituração, lançamentos, classificação, digitação, análise de contas, elaboração de balancetes, apuração de custos, fechamento de balanços, controle de patrimônio, análise de balanços, sugestão de preços, estudos de mercado, balanços projetados, tabelas estatísticas, cumprimento de obrigações tributárias e acessórias.

Gestão

O setor de Gestão é o responsável pela elaboração de relatórios gerenciais e orçamentários, acompanhamentos da execução orçamentária, análise de custos, interpretação das tendências e perspectivas econômicas.

Prestação de Contas

A Prestação de Contas é o setor que providencia todos os documentos, relatórios e afins que detalham e comprovam os gastos realizados pela Unisul em decorrência dos convênios firmados com órgãos governamentais.

Beneficência Social

O setor de Beneficência Social é o responsável pela apuração, registro e contabilização das atividades filantrópicas prestadas gratuitamente pela Unisul à população economicamente carente.

Unisul em redes múltiplas de aprendizado permanente

As ações da Unisul e a interação entre colaboradores, professores, alunos e comunidades em diferentes contextos sociais impactam não só a comunidade acadêmica, mas toda a região onde está inserida, consolidando a proposta de educação para além dos muros da Universidade.

Confira uma amostra das ações, programas, projetos, serviços, além de demonstrativos legais e contábeis da Unisul no Balanço Social 2013.