Formandos do Ensino a Distância | Meus Serviços | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Formandos do Ensino a Distância

Confira todas as informações referentes à formatura: pré-requisitos, prazos, solicitações, documentos necessários e demais procedimentos para alunos do ensino a distância da Unisul.

Calendário de Formaturas

Confira as datas, locais e horários das Cerimônias de Outorga de Grau dos alunos formandos de cursos presenciais e a distância da Unisul.

Acesse o calendário

Datas importantes para os formandos em 2017/2

Antes de concluir o curso você precisa ficar atento a diversos prazos referentes aos procedimentos que precedem a formatura.

O prazo para publicação das notas finais do semestre 2017/2 encerra em 18/12/2017. A partir dessa data, a Secretaria de Ensino a Distância realizará a Revisão de Currículo dos possíveis formandos 2017/2, para a confirmação da integralização do curso.

É estudante apto a colar grau todo aquele que tiver integralizado a Grade Curricular de seu curso, incluindo Atividades Acadêmicas Curriculares Adicionais (AACA), quando existir; que não possua pendência de documentos junto à Unisul e que esteja regular no Enade. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. A regularidade do estudante junto ao Inep – Enade é condição prévia para a conclusão de curso de graduação, colação de grau e expedição do diploma.

É responsabilidade do estudante o gerenciamento de suas notas durante o curso e o cumprimento de todos os componentes curriculares constantes em sua Grade Curricular, dentro dos prazos fixados em Calendário Acadêmico. 

Fique atento aos prazos para se preparar para a formatura.

26/1/2018 Publicação da lista parcial de estudantes formandos.
De 26/1 a 2/3/2018 Período destinado às solicitações de Colação de Grau (Sessão Solene).
O estudante que deseja participar da Formatura deverá formalizar a solicitação de "Colação de Grau" via Atendimento Online, na opção "Criar Protocolo Online", no MinhaUnisul.
2/3/2018 Publicação da lista Oficial de estudantes formandos.
17/3/2018 Data reservada para a Colação de Grau (Sessão Solene) dos formandos.
De 19/3 a 1/4/2018 Período destinado às solicitações de Colação de Grau em gabinete.

O estudante que não puder comparecer à Sessão Solene de Colação de Grau deverá formalizar a solicitação de "Colação de Grau em Gabinete" via Atendimento Online, na opção "Criar Protocolo Online", no MinhaUnisul.

Para mais informações, acesse: MinhaUnisul > Atendimento Online > Solicitar Caso de Informação
 

Listas de formandos 2017/2

Aguarde a divulgação da Lista Oficial de Formandos.

Atenção! Cancelada a cerimônia de Outorga de Grau no Rio, Brasília e Curitiba. Veja mais informações.
 


Formatura/outorga de grau

A outorga de grau é obrigatória para a conclusão de um curso. Para recebê-la o aluno deverá participar da sessão solene de colação de grau ou da colação de grau em gabinete. Para chegar a essa etapa final é preciso que o aluno cumpra todos os créditos exigidos no Projeto Pedagógico de seu curso, dentro do prazo de integralização curricular, apresentando o aproveitamento mínimo previsto.

Confira algumas informações importantes sobre a formatura:

  • A sessão solene de colação de grau é realizada presencialmente em algumas cidades. A relação de locais onde haverá a cerimônia é divulgada aos alunos formandos pela Unisul por meio de e-mail. Se houver necessidade, o aluno poderá solicitar a troca de local de outorga de grau, por meio do Atendimento Online, no MinhaUnisul;
  • Na colação de grau, em sessão solene ou em gabinete, o aluno recebe um certificado de conclusão de curso. O diploma estará disponível em até 120 dias úteis após a colação, para cursos já reconhecidos pelo MEC, ou em 120 dias úteis após a publicação oficial do reconhecimento do curso, para aqueles que estejam formando a primeira turma;
  • Se houver a necessidade de comprovar a conclusão do curso antes da cerimônia de colação de grau, o aluno pode solicitar um Atestado de formando;
  • Fique atento: para a colação de grau o aluno não pode ter nenhuma pendência de documentos na universidade; todos os seus dados devem estar atualizados. Por isso, caso tenha havido alguma alteração durante o curso, por motivo de casamento, divórcio, averbação de nome por reconhecimento de paternidade, entre outros, você deve informá-la à Unisul e encaminhar a nova documentação a fim de que seu certificado seja emitido corretamente;
  • O período para que os alunos formandos solicitem a outorga de grau está previsto no Calendário Acadêmico.

Como solicitar sua outorga de grau:


Outorga de grau em gabinete

O aluno da Unisul que não puder comparecer à sessão solene de colação de grau deverá solicitar a colação em gabinete, dentro dos períodos definidos no Calendário Acadêmico. A escolha dessa modalidade de outorga de grau implica pagamento de taxas.

Você pode realizar a solicitação de outorga de grau através do Atendimento Online, no MinhaUnisul.
 


Atestado de formando

É o documento que comprova a situação do aluno prestes a integralizar o currículo ou daquele que já o tenha integralizado, mas que ainda não tenha recebido a outorga de grau, embora com data já definida. Deve ser solicitado antes da colação de grau.

Você pode solicitar o atestado de formando por meio do Atendimento Online, no MinhaUnisul.
 


Atestado de formado

É o documento que comprova a situação acadêmica do aluno que já integralizou o currículo e já colou grau, informando a data da cerimônia de outorga de grau e a fase em que se encontra o processo de emissão do diploma.

Você pode solicitar o atestado de formado por meio do Atendimento Online, no MinhaUnisul.

 

Fale conosco para tirar suas dúvidas

  • 0800 970 7000
  • 48 3279 1000 - Utilize este número para ligar de telefones celulares