Perguntas Frequentes | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Perguntas Frequentes

Pesquisar por assunto ou palavra-chave:

Escolha abaixo uma categoria

    • Acessibilidade
    • Aproveitamento de Estudos
      • 1. O que é Aproveitamento de Disciplinas/Estudos de graduação e como faço para solicitar?

        Aproveitamento de estudos/disciplinas é o resultado da análise de equivalência entre disciplinas cursadas entre cursos ou currículos da Unisul ou entre a Unisul e outras Instituições de Ensino Superior.

        Este processo objetiva o aproveitamento e validação das disciplinas já cursadas, com as do curso atual. Para ser considerada equivalente, a disciplina a ser validada precisa corresponder em pelo menos 75% do conteúdo e ter carga horária igual ou superior àquela que se quer validar. O aproveitamento de disciplinas pode ser solicitado por dois canais de atendimento:

        • No Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac) da sua Unidade.
        • Pelo Atendimento Online, no MinhaUnisul.

        Os prazos para esta solicitação estão disponíveis no Calendário Acadêmico, com exceção dos alunos calouros da UnisulVirtual que os prazos são divulgados no edital do seu ingresso.

        Este processo é isento de taxa administrativa.

      • 2. Quais documentos são necessários para aproveitar disciplinas?

        Para solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas em outra Instituição de Ensino Superior (IES), o aluno deverá entregar os seguintes documentos:

        • Histórico escolar autenticado da Instituição de Ensino Superior (IES) contendo as notas ou conceitos, carga horária, ano/semestre cursado e forma de ingresso/vínculo a qual deseja aproveitar.
        • Conteúdos programáticos compatíveis (planos de ensino) assinados e carimbados pela IES.
        • Cópia do ato de autorização ou reconhecimento de curso e da Instituição de Ensino Superior de origem.
        • Sistema de avaliação

        O envio dos documentos para o aproveitamento de estudo pode ser feito por sedex, aos cuidados da Secretaria de Ensino e no envelope deverá constar a identificação do aluno e do curso. Também pode ser entregue presencialmente no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac) de sua Unidade.

        Para disciplinas cursadas na Unisul não é necessário o envio de documentos, neste caso o aluno deverá apenas indicar em seu protocolo as disciplinas realizadas e o curso de origem para que seja feita a análise de equivalência.

      • 3. Como fico sabendo o resultado da minha solicitação de Aproveitamento de Disciplinas?

        O parecer do processo de Aproveitamento de Disciplinas será disponibilizado no Atendimento Online, no MinhaUnisul.

        Você deve acessar o MinhaUnisul e no menu “Atendimento Online” clicar na opção Meus Protocolos. Localizando o protocolo de Aproveitamento de Disciplinas será necessário clicar sobre o link “resposta/parecer” para verificar o parecer da solicitação.

        Depois de divulgado o parecer do Aproveitamento de Estudos é realizado a atualização do Extrato de Notas do aluno, sendo atribuído status “Dispensado” às disciplinas aproveitadas.

    • Biblioteca
    • Bolsas, Descontos e Financiamento Estudantil
      • 1. Quais os tipos de bolsas disponibilizadas pela Unisul?

        A Unisul disponibiliza à comunidade acadêmica bolsas de estudos, pesquisa, extensão que auxiliam nos custos dos estudos. Conheça as Bolsas e Descontos disponíveis.

      • 2. Quais os tipos de financiamentos são disponibilizados pela Unisul?

        A Unisul disponibiliza à comunidade acadêmica 3 tipos de financiamentos estudantis. São eles:

        • Crédito Universitário Pravaler: crédito universitário oferecido pela Unisul em parceira com a Ideal Invest.
        • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa do Ministério da Educação destinado à financiar o curso de Graduação para estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
        • Crédito Educativo - CredIES Unisul: crédito universitário facilitado, oriundo de convênio com a FundaCred, que atua de forma personalizada, adequando o plano às necessidades dos estudantes.

        Verifique mais informações sobre os financiamentos estudantis.

      • 3. Qual a diferença entre os benefícios de Bolsa e o Financiamento Estudantil?

        O aluno contemplado com bolsa, seja ela estudo, pesquisa ou extensão recebe um valor de desconto nas mensalidades conforme o tipo de bolsa e edital. Já com o financiamento estudantil o aluno financia parcial ou integralmente as mensalidades e, conforme o contrato firmado com a financeira realiza o pagamento do valor financiado posteriormente.

      • 4. Além das bolsas e dos financiamentos estudantis, existe outra forma de obter descontos nas mensalidades?

        Sim. A Unisul possui programas institucionais que além de atender necessidades específicas da comunidade acadêmica contam também com incentivo para auxiliar nos estudos.

        • Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde): tem como objetivo qualificar a formação acadêmica e a ação profissional dos alunos da área da saúde a partir de ações desenvolvidas junto aos serviços municipais de saúde. No Campus Grande Florianópolis, por exemplo, o programa é desenvolvido junto a prefeitura de Palhoça. Saiba mais sobre o Programa PET Saúde.
        • Programa de Monitorias: o Programa de Monitorias oferece oportunidade de aperfeiçoamento tanto para o aluno monitor quanto para o aluno que recebe a monitoria. Podem ser monitores todos os alunos de graduação que já tiverem cursado pelo menos um semestre na Unisul. Saiba mais sobre as Programa de Monitorias.
    • Conclusão do Curso
      • 1. Já conclui todas as disciplinas da minha grade curricular. O que devo fazer para ter meu diploma?

        Após a conclusão de todas as atividades que compõe a grade curricular do curso e a realização do Enade, o aluno deve participar da Outorga de Grau que é o ato oficial de caráter obrigatório, público e solene, no qual é conferido grau ao aluno de determinado curso de graduação ou sequencial de formação específica. Para a colação de grau, o aluno não poderá ter nenhuma pendência de documentos na Universidade.

        Para que o aluno participe da formatura é necessário formalizar o pedido de Colação de Grau presencialmente no Saiac ou no "MinhaUnisul > Atendimento Online > Criar Protocolo Online."

        O aluno deve ficar atento as orientações referentes à colação de grau disponíveis em Calendário Acadêmico vigente, pois temos períodos distintos para solicitação de Colação de Grau solene e em Gabinete.

        Para cursos à distância o aluno deve ficar atento a publicação da lista de formandos no site da UnisulVirtual no período definido no informativo acadêmico vigente.

         

      • 2. O que é a Colação de Grau em Gabinete?

        A solicitação de colação de grau em gabinete é a solicitação que poderá ser requerida por alunos que não compareceram na sessão solene, para receber o grau e concluir o curso. O aluno deve justificar o motivo do não comparecimento na sessão solene.

        Alunos do ensino a distância possuem prazo estabelecido em Calendário Acadêmico para esta solicitação e colam grau pela internet, através do próprio Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA).

        Alunos no ensino presencial colam grau em gabinete em seu respectivo Campus e deverão fazer a solicitação no último semestre de curso.

        O requerimento de colação de grau em gabinete deve ser solicitado na opção Criar Protocolo OnLine, no MinhaUnisul. A partir da colação de grau, o diploma será expedido e registrado no órgão competente no prazo de 120 dias úteis/letivos.

      • 3. É necessário solicitar a emissão do meu diploma?

        A primeira via do diploma não precisa ser solicitada. O processo de confecção inicia automaticamente após a colação de grau.

        Assim que o documento fica pronto, alunos do ensino presencial recebem um e-mail informando da disponibilidade e podem retirar o documento no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac) do seu Campus. Alunos do ensino a distância recebem o documento via Sedex no endereço cadastrado para correspondência.

      • 4. Outra pessoa pode retirar o meu diploma?

        O diploma do curso só poderá ser retirado por outra pessoa mediante procuração pública com poderes específicos para a ação.

    • Cursos
      • 1. Existe diferença entre um curso Técnico e Tecnólogo?

        Sim. O Curso Técnico é um curso profissionalizante e não corresponde a uma graduação. Já os Cursos Tecnólogos são cursos de graduação que proporcionam ao aluno a formação necessária para exercer funções bastante específicas no mercado de trabalho, abrangendo áreas que muitas vezes não são atendidas em outras graduações.

        Os cursos tecnólogos diferem do bacharelado e da licenciatura pela carga horária total do curso: a média de duração dos Tecnólogos é de dois anos.

        Como os demais cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), para cursar um Tecnólogo basta ter concluído o Ensino Médio.

        Ao contrário dos cursos de nível técnico, os tecnólogos permitem a seus formados darem continuidade ao ensino cursando uma Pós-Graduação Latu Sensu e Stricto Sensu.

      • 2. O que são Cursos Sequenciais?

        Cursos sequenciais são cursos que conferem uma formação específica em um dado campo do saber e não em uma área de conhecimento e suas habilitações, como na graduação. São destinados àqueles que desejam uma rápida inserção no mercado de trabalho ou uma atualização profissional. Saiba mais sobre Cursos de Curta Duração - Sequenciais.

      • 3. O que são Cursos de Extensão?

        Os cursos de extensão são cursos de curta e média duração que abrangem diversas áreas do conhecimento e conferem certificado aos concluintes. Conheça os cursos de Extensão da Unisul.

    • Documentos
    • Enade
      • 1. O que é o Enade?

        O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e a regularidade do estudante, junto ao Inep - Enade é condição prévia para a conclusão do curso de graduação, colação de grau, expedição e respectivo registro do diploma.

        O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Verificar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

        Veja mais informações sobre o Enade.

    • Ensino a Distância
      • 1. O que é educação a distância (EaD)?

        Conforme apresentado na legislação brasileira (Decreto n.º 9.057 de 25 de maio de 2017), Educação a Distância é “a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos”.

      • 2. Cursos à distância têm a mesma validade de um curso presencial?

        Sim. A única diferença é a forma com que o curso é realizado, mas a validade é a mesma. Os cursos superiores a distância, oferecidos pela Unisul, estão em conformidade com a legislação educacional brasileira. Os diplomas conferidos aos alunos que concluem com aproveitamento os cursos a distância têm a mesma validade dos diplomas conferidos aos alunos de cursos presenciais equivalentes. Inclusive não há descrição no diploma informando que o curso foi feito a distância. Constam apenas as portarias que reconhecem o curso, como em qualquer outro diploma de nível superior.

      • 3. Quais as vantagens de estudar a distância?

        Estudando a distância o estudante pode escolher e gerenciar com autonomia o seu horário e o seu local de estudo, conforme suas necessidades. Com o ensino a distância, o acesso à educação se torna mais flexível, permitindo que muitas pessoas, por questões de distância geográfica, horários de trabalho ou por outras razões possam, agora, realizar o sonho de um ensino superior de qualidade.

        Veja mais sobre nossas vantagens de estudar a distância.

      • 4. A Unisul é credenciada pelo MEC para oferta de cursos a distância?

        A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), mantida pela Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina, foi reconhecida como Universidade por meio da Portaria/MEC nº 028, de 27 de janeiro de 1989, publicada no Diário Oficial da União de 30/01/1989. Para atuar na modalidade de Educação a Distância, a Unisul foi credenciada por meio da Portaria/MEC 1.067, de 8 de maio de 2003, publicada no Diário Oficial da União de 9/5/2003.

        Em 2018, encontra-se em tramitação o processo Regulatório de Recredenciamento da modalidade de Educação a Distância. Trata-se de um procedimento ao qual as instituições de ensino superior são submetidas periodicamente, conforme o tempo de vigência do credenciamento. Ao longo deste processo, a Unisul se mantém legalmente apta a ofertar os cursos na modalidade de Educação a Distância. Veja mais informações sobre o credenciamento.

      • 5. Como são as aulas do ensino à Distância?

        A metodologia de ensino a distância da Unisul é baseada na autoaprendizagem. Não há aulas presenciais e telepresenciais. Seu principal ambiente para estudos é o Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

        No EVA o estudante tem à sua disposição várias ferramentas de apoio, entre elas, ferramentas de interação síncronas e assíncronas para entrar em contato com professores, assistentes educacionais e/ou tutores, quando for o caso. Por meio dessas ferramentas, o estudante pode entrar em contato com seu professor a fim de esclarecer dúvidas relacionadas aos conteúdos, bem como obter orientações para a condução dos estudos. 

        Não há horário fixo para acessar as salas virtuais, nem tempo de conexão mínimo de acesso, pois o próprio estudante tem a autonomia de gerir os tempos de estudo. 

        O estudante deve apenas ficar atento ao cronograma de cada unidade de aprendizagem, para enviar as atividades propostas dentro dos prazos estipulados pelos professores. Para isso, roteiros de estudos, cronogramas de atividades e planos de ensino são disponibilizados e informados aos estudantes no início do estudo.

        Saiba mais sobre a Metodologia UnisulVirtual.

      • 6. Como funciona o processo de aprendizagem no ensino a distância?

        Na educação a distância da Unisul o processo de aprendizagem é enriquecido com a integração entre discentes e docentes, de discentes com os seus colegas e dos discentes com as equipes de apoio da UnisulVirtual. Cabe ressaltar que nos diferentes tipos de cursos (curta duração, graduação, pós-graduação etc.) pode haver especificidades sutis. No entanto, os principais fundamentos da metodologia são mantidos: uso de tecnologias da informação e comunicação, materiais didáticos, ação docente e avaliação.

        A comunicação, com o uso de tecnologias da comunicação e da informação, forma comunidades virtuais de aprendizagem, via EVA. Os estudantes contam, ainda, com materiais didáticos digitais disponibilizados no início de cada unidade de aprendizagem. Recebem orientações na sala do estudante de como organizar a aprendizagem na educação a distância, com as informações específicas de cada curso e, ainda, contam com manuais de orientação e com equipes de assistentes educacionais que auxiliam o estudante a utilizar os recursos da internet na educação a distância. Além disso, a UnisulVirtual auxilia os estudantes para que eles possam alcançar sucesso na aprendizagem a distância. Orienta para que eles façam um planejamento com organização do tempo para o estudo individual e para a interação com professores e outros colegas do curso, além, é claro, de estratégias que o próprio estudante estabelece, de acordo com suas características pessoais.

        Os avanços da educação a distância têm comprovado que o estudante pode aprender eficazmente, de maneira independente, diversos conteúdos científicos, sempre que possa contar com uma tecnologia educacional adequada para garantir a qualidade científica e pedagógica dos conteúdos. Para tal, a metodologia da UnisulVirtual mobiliza diferentes possibilidades de estratégias didáticas para a promoção da aprendizagem, planejada e/ou orientada por um corpo de docentes qualificado e com expertise em educação a distância.

      • 7. O que é o sistema tutorial?

        O sistema tutorial da UnisulVirtual é a instância responsável pelo gerenciamento, suporte técnico e acompanhamento pedagógico aos estudantes durante a execução dos cursos.

        Ele é composto por diversos agentes, cada um com papel fundamental, formando uma equipe que atua e desenvolve um trabalho de integração e coordenação do processo tutorial em sua totalidade.

        O sistema tem o estudante como centro do processo, e tem ainda os seguintes agentes:

        • O coordenador de curso, que exerce a coordenação pedagógica, administrativa e financeira do curso;
        • O professor-tutor, que acompanha e atende os estudantes durante o desenvolvimento da unidade de aprendizagem no que se refere aos aspectos pedagógicos e de conteúdo. São os professores-tutores que realizam, também, a avaliação da aprendizagem dos estudantes;
        • O assistente educacional, que acompanha e atende os estudantes no que se refere a questões metodológicas e acadêmicas. Além disso, é o agente que acompanha a interação entre os estudantes, o professor-tutor e a coordenação do curso.

         

      • 8. O que é o Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA)?

        O Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA) se caracteriza como um local virtual para a realização dos estudos na modalidade a distância na Unisul. No EVA são disponibilizadas ferramentas que permitem o acesso a um curso ou unidade de aprendizagem e também permitem a interação entre a comunidade envolvida no processo de ensino-aprendizagem (estudantes, professores e tutores).

        Os ambientes virtuais de aprendizagem, como o EVA, rompem os limites da sala de aula presencial e favorecem a formação de comunidades virtuais de aprendizagem. De maneira geral, entende-se comunidades virtuais como comunidades de pessoas compartilhando interesses comuns, ideias e relacionamentos por meio de redes colaborativas.

        O estudante matriculado em um curso ou disciplina/unidade de aprendizagem a distância acessa o EVA por meio de um login e uma senha, obtidos por ocasião do ingresso no curso.

        Na UnisulVirtual, os principais processos de comunicação e interação pedagógica acontecem no EVA, que foi desenvolvido de forma a propiciar a interação do estudante com o sistema tutorial e com outros estudantes, o uso de multimídias, de acervos bibliográficos (livros, revistas, entre outros materiais) e dos espaços de colaboração com os colegas. O EVA está organizado didaticamente, disponibilizando ao estudante o plano de ensino, roteiros e cronogramas de estudos, recursos didáticos como objetos de aprendizagem, webaulas, webconferências, vídeos, textos obrigatórios e complementares, atividades formativas individuais de autoaprendizagem e colaborativas e ferramentas de interação síncrona e assíncrona, que garantem a interlocução entre os diferentes agentes dos cursos. 

        A Unisul mantém uma equipe permanente para atualização do EVA, com interlocução com o Programa de Promoção de Acessibilidade da Universidade, para a garantia das diversas formas de acessibilidade no ambiente virtual.

        Com isso, o EVA pode ser utilizado pelo estudante para acessar conteúdos, realizar diferentes atividades planejadas para propiciar sua aprendizagem ativa, interagir com os colegas virtuais trocando ideias, debatendo ou colaborando com seus trabalhos; interagir com o professor-tutor, entre outros.

         

      • 9. Todas as disciplinas da modalidade a distancia começam simultaneamente?

        Não. Nos cursos de graduação e pós-graduação, o semestre letivo é dividido em três períodos letivos, conforme calendário acadêmico anual divulgado pela Universidade. Sendo assim, a cada período o estudante cursará duas ou três unidades de aprendizagem (conforme matriz curricular do curso). 

        Nos cursos de graduação, a cada período letivo o estudante realizará as avaliações presenciais obrigatórias das unidades de aprendizagem cursadas, conforme informativo acadêmico. 

        Para cursos de pós-graduação, as avaliações presenciais são realizadas ao final de cada módulo ou certificação, também conforme informativo acadêmico divulgado antes do início do curso.

      • 10. Em termos de tecnologia, existe algum pré-requisito para estudar na UnisulVirtual?

        Para estudar a distância, o estudante precisará dispor de acesso à internet, que possua softwares básicos como sistema operacional e navegador de internet, editor de texto e planilhas eletrônicas e programa para visualização de arquivos em PDF. 

        Para acompanhar as Webconferências, é necessário dispor de dispositivos de áudio e vídeo.

         

      • 11. Como é feito o envio das atividades à distância?

        Todas as atividades a distância são enviadas através do Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). 

        Primeiramente, o estudante deve ficar atento ao cronograma de cada unidade de aprendizagem para verificar o que é solicitado em cada semana de estudo.

        Existem atividades em que o estudante debaterá com seus colegas temas propostos em fóruns, bem como atividades que orientarão a publicação de conteúdos em espaços de socialização do conhecimento. As atividades de autoaprendizagem, por sua vez, são importantes para que o estudante possa verificar se o conteúdo estudado foi assimilado ou não. Todas essas atividades podem ou não ser obrigatórias, compondo ou não o cálculo das médias para aprovação em uma unidade de aprendizagem ou curso, conforme critérios de avaliação que os professores informam via EVA.

        Além dessas atividades, há também as avaliações a distância (AD), essas, de caráter obrigatório, comumente realizadas individualmente e enviadas pelo estudante via ferramenta “Avaliação” no EVA. As avaliações a distância podem ser de diferentes formatos e abordagens, de acordo com os objetivos de aprendizagem, e compõem a média do estudante em uma unidade de aprendizagem.

         

      • 12. Como é feito o cálculo das médias para os alunos da graduação do ensino a distância?

        Via de regra, para os cursos de graduação e pós-graduação, o processo de avaliação das unidades de aprendizagem contempla atividades de avaliação a distância (AD) e de avaliação presencial (AP). Os planos de ensino das unidades de aprendizagem definem os pesos de cada avaliação e o cálculo da média para aprovação.

        Todas as avaliações são corrigidas pelo professor-tutor, que emite a nota. O estudante deverá alcançar aproveitamento na unidade de aprendizagem mínimo de 7.0 pontos para ser aprovado.

        Nos cursos de graduação, o aproveitamento escolar na Unidade de Aprendizagem (UA) é calculado da seguinte maneira:

        • 1 ou mais atividades de avaliação à distância (AD), que correspondem a 35% do aproveitamento do estudante;
        • 1 avaliação presencial (AP), que corresponde a 65% do aproveitamento do estudante.
        • Avaliação da UA = [3,5 x (Média de ADs) + 6,5 x (AP)] / 10

        O estudante que não obtiver o aproveitamento na UA necessário para a aprovação (7,0) terá o direito de fazer a avaliação final (AF). Neste caso, o resultado final (RF) relativo à Unidade de Aprendizagem será calculado por:

        • Resultado Final = Avaliação da UA + Avaliação Final / 2
        • Será considerado aprovado o estudante que obtiver o Resultado Final (RF) maior ou igual a 6,0.

        A avaliação final presencial somente é realizada para o aluno que não atingir a média estabelecida para aprovação na unidade de aprendizagem.

        Já para os cursos de pós-graduação, os pesos das ADs é de 4,5 e das APs é de 5,5. A fórmula do cálculo é semelhante à dos cursos de graduação: [4,5 x (Média de ADs) + 5,5 x (AP)] / 10. 

        Será considerado aprovado o estudante cujo aproveitamento na UA for igual ou superior a 7,0. Na pós-graduação não há avaliação final presencial e o estudante que reprovar na UA precisará cursá-la novamente, salvo exceções dependendo da especificidade da UA e desde que os critérios de avaliação expressos nos planos de ensino prevejam esse tipo de situação.

        Tanto na pós-graduação quanto na graduação, algumas UAs possuem mais de uma AD. Outras UAs podem não ter previsão de avaliação presencial (AP), devido à sua especificidade. Nesse sentido, as informações relativas às avaliações devem sempre ser consultadas no Plano de Ensino da UA, disponível no EVA, que estipulam o peso de cada atividade e a composição da média. As datas das avaliações, presenciais e a distância, também estão no EVA, na opção Cronograma.

        Os cursos de curta duração, como cursos de extensão, de nivelamento, oficinas de capacitação e outros possuem especificidades quanto aos critérios de aproveitamento escolar, de modo que cada projeto pedagógico pode prever regras diferentes para aproveitamento escolar. Nesses casos, no site do curso e/ou no edital são informados os procedimentos para avaliação e aproveitamento escolar.

         

      • 13. Onde são realizadas as avaliações presenciais?

        As avaliações presenciais são realizadas em locais de prova disponíveis para o estudante escolher no momento da inscrição no curso que prevê esse tipo de avaliação.

        No decorrer do curso, se o estudante não puder realizar a prova no local escolhido, ele poderá solicitar via sistema MinhaUnisul a troca definitiva ou provisória do local de avaliação presencial em tempo hábil para realização das provas. Consulte os locais dos Polos de Apoio Presencial, disponíveis no site da Unisul.

      • 14. Como solicitar troca do local de prova? Existe algum prazo?

        No decorrer do semestre o estudante pode solicitar “Troca do local de prova”. Para isto é necessário formalizar o pedido por meio do Atendimento Online, opção Criar Protocolo Online, disponível no MinhaUnisul.

        Nesta ferramenta o estudante poderá optar por:

        • Troca do local de prova definitiva para situações em que a mudança de local seja para mais de uma data de Avaliação Presencial;
        • Troca do local de prova provisória para situações em que o estudante esteja fora de seu local de prova apenas na próxima data de Avaliação Presencial.

        O prazo para formalizar estas solicitações é de até 20 dias antes da data de avaliação presencial, conforme datas divulgadas em calendário acadêmico.

        Para realização da alteração de local de prova é necessário que o estudante informe, no campo de “Observações do aluno” de seu protocolo, a cidade onde deseja realizar as avaliações. O estudante deverá acompanhar o andamento do protocolo para verificar o parecer e confirmar o local de prova.

         

      • 15. Quais as datas das avaliações presenciais de cada disciplina?

        As datas das avaliações presenciais são definidas e disponibilizadas no cronograma da unidade de aprendizagem que fica disponível no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Estas avaliações acontecem durante ou ao final da unidade de aprendizagem e para realizá-la o estudante deve comparecer no local de prova que escolheu no momento da inscrição. Fique atento ao cronograma!

      • 16. Caso eu não possa comparecer na avaliação presencial, como proceder?

        Os estudantes que não puderem comparecer para realização da avaliação presencial de 1ª chamada na data definida no cronograma da unidade de aprendizagem devem protocolar o pedido de Avaliação Presencial de 2ª Chamada. 

        Esta solicitação deve ser formalizada pelo "MinhaUnisul > Atendimento Online > Criar Protocolo OnLine".

        O prazo para requerer a avaliação de 2ª chamada é de até 48 horas após a data da 1ª chamada.

    • Estágio
      • 1. Onde eu posso estagiar?

        Os estagiários podem ser contratados por pessoas jurídicas de direito privado; órgãos da Administração Pública Direta, Autárquica e Funcional de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos. Veja mais informações sobre estágio.

      • 2. O estágio é uma relação de emprego?

        Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários.

      • 3. Qual a duração permitida para a jornada diária de estágio?

        Conforme lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008, a jornada diária de estágio deve ser de no máximo seis horas diárias e trinta horas semanais para estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

      • 4. Qual o prazo de duração do estágio?

        O estágio pode ter duração de até dois anos para o mesmo concedente (mesmo CNPJ, independente de setor interno da concedente de estágio), exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

      • 5. O estágio é remunerado?

        Para o Estágio não obrigatório é compulsória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a concessão do auxílio-transporte.
        Para o estágio obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação e auxílio-transporte é facultativa.

      • 6. O valor da bolsa-estágio ou equivalente é definido e de responsabilidade de quem?

        Essa é uma obrigação legal da concedente do estágio, a quem cabe definir o valor e a forma de pagamento.

      • 7. O que é o Termo de Compromisso de Estágio?

        O Termo de Compromisso de Estágio é um acordo firmado entre o aluno, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino, prevendo as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar.

      • 8. O Termo de Compromisso de Estágio pode ser rescindido antes do seu término?

        Sim. O Termo de Compromisso pode ser rescindido unilateralmente pelas partes e a qualquer momento.

    • Financeiro
      • 1. Não recebi meu boleto para pagamento. Como posso retirar uma 2ª via?

        O aluno pode imprimir seu boleto no MinhaUnisul acessando "Financeiro" > "Imprima seu boleto". Caso não consiga acesso ao documento, deve entrar em contato com a Unisul no prazo de até 48 horas úteis antes do vencimento do boleto para que seja disponibilizado de outra forma.

      • 2. Não efetuei o pagamento até a data prevista no boleto. Como proceder?

        O boleto referente a matrícula, ou seja, o primeiro boleto da semestralidade, deve ser pago imprescindivelmente até a data do vencimento para confirmação da matrícula. Os demais boletos de mensalidade possuem uma data estipulada de vencimento, podendo ser pagos em qualquer correspondente bancário até o vencimento. Depois de vencido, pode ser pago até o dia 15 do respectivo mês, apenas no banco emissor do boleto. A multa e os juros de atraso incidirão nas parcelas subsequentes.

        Caso não efetue o pagamento dentro do prazo autorizado será necessário aguardar a emissão da fatura do mês seguinte, que fica disponível após o dia 20 de cada mês. Neste período será emitido um novo boleto com a parcela vencida mais a parcela a vencer.

      • 3. Como é feito o pagamento das mensalidades?

        Todos os pagamentos de mensalidades devem ser realizados por meio de boleto bancário.

      • 4. A empresa que trabalho vai pagar minhas mensalidades. É possível disponibilizar o boleto no nome da empresa?

        O boleto não é faturado em nome da empresa, porém é possível que a empresa efetue o pagamento do curso para o  aluno/colaborador. Para tal procedimento, a empresa deverá entrar com contato com nossa Central de Relacionamento pelo número 0800 970 7000 ou (48) 3279 1000 (ligações de celulares) para verificar os trâmites necessários.

      • 5. Fiz um acordo de cobrança e não cumpri as datas de pagamento. É possível parcelar este débito novamente?

        Não. Uma vez firmado o acordo não será possível um novo parcelamento da dívida. Caso não tenha cumprido o que foi firmado no contrato de Refinanciamento de Débitos o aluno deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo número 0800 970 7000 ou encaminhar um caso de informação no MinhaUnisul, acessando "Atendimento Online"> "Solicitar Caso de Informação" e solicitar a emissão de um novo boleto para pagamento do valor em aberto.

        O boleto bancário será disponibilizado para impressão no MinhaUnisul em " Financeiro" > "Imprima seu boleto".
         

      • 6. É possível alterar as datas de vencimento dos boletos de mensalidades?

        Não. As datas de vencimentos são fixas, não sendo possível alteração das mesmas. Com exceção do primeiro boleto do semestre (confirmação de matrícula), os demais possuem informação para pagamento no banco de origem após o vencimento até o 15º dia do respectivo mês.

        Caso não efetue o pagamento dentro do prazo autorizado será necessário aguardar a emissão da fatura do mês seguinte, que fica disponível após o dia 20 de cada mês. Neste período será emitido um novo boleto com a parcela vencida mais a parcela a vencer.

      • 7. Tenho um cheque devolvido. Como faço para resgatá-lo?

        Alunos que possuem cheque devolvido devem entrar em contato com a Central de Relacionamento Unisul pelo número 0800 970 7000 ou encaminhar um caso de informação no MinhaUnisul, menu Atendimento Online > Solicitar Caso de Informação, para que seja disponibilizado o boleto referente ao cheque.

        Após pagamento do boleto bancário alunos do Ensino presencial devem aguardar em torno de 72 horas para baixa do pagamento e disponibilização do cheque no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac).

        Alunos do Ensino a distância devem solicitar o cheque pelo MinhaUnisul em Atendimento Online > Criar Protocolo On-line solicitação "Resgate de Cheque Devolvido". Após atendimento do protocolo o cheque será enviado via Sedex para o aluno.
         

      • 8. Tenho mensalidades atrasadas do semestre em andamento. É possível parcelar esta dívida?

        Sim. O Refinanciamento de Débitos é disponibilizado no final de cada semestre. O aluno que possui mensalidades em atraso do semestre vigente deverá aguardar os prazos de refinanciamento para parcelamento da dívida.

      • 9. Como é feito o refinanciamento de débitos?

        Para alunos do ensino presencial, o refinanciamento de débitos pode ser feito online no MinhaUnisul, acessando Financeiro > Autorrefinanciamento ou por meio do atendimento presencial com a equipe financeira do seu campus. Para atendimento presencial, você deve agendar horário no MinhaUnisul, acessando "Financeiro" > "Agendar Refinanciamento".

        Para alunos do ensino a distância, o refinanciamento de débitos deve ser solicitado pelo MinhaUnisul, acessando "Financeiro" > "Autorrefinanciamento". Inicie a simulação, escolha: número de parcelas, tipo de refinanciamento e data de vencimento; salve a proposta e imprima o contrato. Com assinatura reconhecida em cartório, envie junto com o restante da documentação exigida, por sedex, para a UnisulVirtual.

        Veja mais informações sobre datas e procedimentos para o Refinanciamento de Débitos.

      • 10. Como é realizado o cálculo das mensalidades dos cursos de graduação?

        As mensalidades são calculadas de acordo com a quantidade de créditos das disciplinas matriculadas para o semestre e o plano de pagamento vigente conforme Edital de ingresso ou etapa de matrícula vigente.

        O cálculo é realizado da seguinte forma:

        • Valor total no semestre = total de créditos em que o aluno está matriculado X o valor do crédito mensal X 6.
        • Valor da mensalidade = valor total do semestre dividido pelo número de parcelas do plano de pagamento definido.
      • 11. Como faço para pagar o semestre ou o curso antecipado? Tem algum desconto?

        Para antecipar os pagamentos do semestre, dos cursos a distância, é necessário acessar o MinhaUnisul > "Financeiro" > "Pagamento Antecipado de Fatura" e escolher as parcelas que deseja pagar antecipadamente. Selecionando as parcelas, o sistema calcula o desconto para o aluno avaliar a antecipação.

        Para solicitar o pagamento antecipado do semestre, para modalidade presencial, é necessário que o aluno solicite o cálculo da antecipação encaminhando um "Caso de Informação" pelo MinhaUnisul, menu "Atendimento OnLine" > "Solicitar Caso de Informação".

      • 12. É possível saber o valor total do curso para pagamento em parcela única?

        Sim. Para efetuar o pagamento antecipado do curso o aluno deve estar regularmente matriculado, ou seja, com a primeira mensalidade do semestre quitada. A solicitação do cálculo de antecipação do curso pode ser feita no Minha Unisul, menu "Atendimento Online", opção "Solicitar Caso de Informação". Se preferir, a solicitação também pode ser feita pela Central de Relacionamento, através do número 0800 970 7000 ou no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac) de sua Unidade.

        Após resposta do setor e confirmação do aluno é disponibilizado o boleto no valor acordado para pagamento.

    • Ingresso
    • Matrícula
      • 1. Como é realizada a matrícula e a renovação semestral de matrícula nos cursos de graduação?

        Para os alunos do Ensino presencial, no semestre de ingresso, a matrícula é feita presencialmente com a entrega dos documentos e assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Esta matrícula é confirmada com o pagamento do primeiro boleto do semestre que deve ser realizado imprescindivelmente até a data de vencimento do boleto bancário.

        Para alunos do Ensino a distância, no semestre de ingresso, a matrícula é feita de forma administrativa, ou seja, a Secretaria de Ensino implanta as disciplinas do aluno referente ao primeiro semestre do curso, conforme edital de ingresso, e o aluno confirma a matrícula mediante o primeiro pagamento do semestre que deve ser realizado até a data de vencimento do boleto bancário.

        A partir do segundo semestre, em ambas as modalidades de ensino, a matrícula é realizada pelo aluno por meio do MinhaUnisul, em etapas definidas pela Universidade, podendo variar o plano de pagamento da semestralidade. Esta matrícula também é confirmada com o pagamento do primeiro boleto do semestre até a data do vencimento.

        Alunos do Ensino presencial recebem o Informativo de Matrícula em suas salas de aula, bem como fica disponível na página da Unisul e nos setores de atendimento. Confira todas as informações sobre matrícula para alunos do ensino presencial.

        Alunos do Ensino a distância recebem o Informativo de Matrícula no endereço informado no cadastro. Este documento deverá ser utilizado como manual e norteará o processo de escolha e inclusão de disciplinas no MinhaUnisul. Veja mais informações sobre matrícula para alunos do ensino a distância.

      • 2. Como faço para trancar minha matrícula?

        O trancamento de matrícula é o pedido realizado pelo aluno que deseja suspender seus estudos. Esta solicitação deve ser feita dentro dos períodos disponibilizados em Calendário Acadêmico e o aluno poderá permanecer com a matrícula trancada no prazo máximo de 1 ano (2 semestres), podendo ser consecutivos ou alternados.

        - Para alunos do ensino presencial o pedido deve ser formalizado presencialmente no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac).

        - Para alunos do ensino a distância o pedido deve ser formalizado, de acordo com os períodos estabelecidos em calendário acadêmico vigente, no MinhaUnisul, acessando "Atendimento Online" > "Criar Protocolo Online". Nesta modalidade o trancamento de curso só pode ser feito por alunos veteranos (a partir do 2º semestre), regularmente matriculados no semestre e que estiverem com as mensalidades em dia.

        Se o plano de pagamento do semestre for diferente de 6 parcelas, após trancamento da matrícula, haverá resíduo financeiro proporcional a semestralidade.

      • 3. Estou com a matrícula trancada. Por quanto a matrícula pode permanecer trancada e como faço para voltar a estudar?

        O prazo máximo para permanecer com a matrícula trancada é de 1 ano. Se você está dentro deste prazo, para retomar os estudos deve formalizar o pedido de Destrancamento de Curso no MinhaUnisul, acessando "Atendimento Online" > "Criar Protocolo Online", no período estabelecido em Edital. 

        Veja mais informações sobre Destrancamento de Curso para alunos de cursos presenciais ou alunos de cursos a distância.

      • 4. Como solicito a Desistência de Curso/Vaga?

        A desistência de curso/vaga é a desvinculação total do aluno com o curso e a Unisul, solicitada pelo aluno ou seu representante legal.

        Alunos do ensino presencial devem solicitar a desistência presencialmente no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac).

        Alunos do ensino a distância devem formalizar o pedido de desistência de curso pelo MinhaUnisul, acessando "Atendimento Online" > "Criar Protocolo Online", sendo que o pedido só será atendido para disciplinas que não tiverem iniciado, no ciclo letivo.

        Atenção! Se o plano de pagamento do semestre estiver em menos de 6 parcelas, após trancamento da matrícula, haverá resíduo financeiro a pagar, proporcional a semestralidade.

         

      • 5. Interrompi meus estudos na Unisul, como faço para voltar a estudar?

        O aluno que interrompeu seus estudos formalmente através do pedido de Desistência de Curso/Vaga ou que não renovou sua matrícula para o semestre subsequente, estando então em situação de abandono de curso, poderá requerer o “Retorno” ao curso. Veja mais informações sobre Retorno para Cursos Presenciais ou Cursos a Distância.