Programa de Empreendedorismo e Inovação Social | Extensão | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Programa de Empreendedorismo e Inovação Social

Inscrições encerradas: aguarde nova oferta!

Desenvolva habilidades e competências importantes na construção de um perfil empreendedor

O Programa de Empreendedorismo e Inovação Social desenvolve, junto aos estudantes, habilidades e competências importantes na construção de um perfil empreendedor, por meio de atividades formativas de extensão.

Este projeto possui dois eixos de atuação, cabendo ao estudante, no início da execução do projeto, optar por um deles:

• Eixo 1: Empreendedorismo coletivo com foco em economia solidária, com grupos de mulheres nas cidades polos da Unisul;
  • Eixo 2: Formação e capacitação sobre empreendedorismo e inovação social para pequenos e microempresários.

Metodologia do Projeto

• Eixo 1

Será trabalhado com o público-alvo grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social, porque sabemos que a realidade dessas mulheres é de dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, principalmente, as de baixa formação escolar e qualificação profissional. Porém, muitas dessas mulheres possuem conhecimentos sobre a produção de bens e serviços, principalmente no que tange à culinária (doces, pães, bolachas) e artesanato, e que se organizadas no viés da economia solidária e com formação em empreendedorismo, podem empreender de modo a obter o sustento de seus lares e, desse modo, contribuir para sua emancipação.

• Eixo 2

Nesse eixo serão trabalhadas ferramentas como Canvas, Plano de negócio e Planejamento estratégico.
Muitas pequenas e microempresas são abertas por ano em nosso país, mas a grande maioria dessas não consegue alcançar o quinto ano de vida. O objetivo é capacitar e formar esse público-alvo, de modo a contribuir para que esse possua domínio de ferramentas de gestão que possam auxiliar na saúde de seu empreendimento, ferramentas essas todas referendadas pela área da literatura de gestão e administração (plano de marketing).

Ambos os eixos do projeto contarão com oficinas de capacitação sobre as temáticas empreendedorismo e inovação social e também contarão com ferramentas para realização de diagnósticos da situação das comunidades (grupo de mulheres e micro e pequenas empresas) em relação às temáticas do projeto.

Cabe ao estudante auxiliar na realização dessas oficinas e aplicação desses questionários em loco (com atividades presenciais junto à empresas e grupos de mulheres atendidos pelo projeto).

• João Antolino Monteiro
  • Carolina Rubin

Dias e horários

Realização das atividades: de 10/9 a 10/12/2018.

Observação: é obrigatória a presença síncrona do aluno extensionista nas webconferências e a realização das atividades presenciais junto às empresas e grupos atendidos pelo projeto, considerando o eixo do projeto escolhido pelo estudante.

Local de funcionamento

Campus Unisul Virtual

Como matricular-se

Após a inscrição, será aberta uma sala no EVA da Unisul Virtual na data de início das atividades.

Nesta sala serão disponibilizadas as orientações para a atividade de extensão.

Alunos extensionistas do Artigo 170 deverão fazer, além da inscrição online na Mochila, a inscrição no Sistema de Informações do Prodel (SIP).

• InvestimentoGratuito
  • InscriçõesEncerradas
  • ModalidadeA Distância
  • Duração20h