Enfrentamento à violência contra as mulheres | Extensão | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Enfrentamento à violência contra as mulheres

Inscrições encerradas:aguarde nova oferta

Conheça e interfira na realidade social de violência contra a mulher

O Projeto "Enfrentamento à violência contra as mulheres: identificando estratégias e estabelecendo parcerias sociais para o combate a esse tipo de violência" investiga as formas de enfrentamento à violência contra as mulheres, que têm sido empreendidas em municípios brasileiros que sejam polos da UnisulVirtual.

O aluno aprende a interpretar a realidade local em relação à problemática, tendo conhecimento dos dados oficiais relacionados, via aplicação de pesquisa dirigida. Verifica a aplicação ou falta desta dos direitos humanos em relação à problemática. Também trabalha a questão de articular-se com instituições - no caso, escola - para socializar e intervir em relação à problemática.

Podem participar alunos contemplados com as bolsas do Artigo 170 ou interessados em validar créditos de Atividade Complementar do currículo, bem como voluntários interessados na experiência proporcionada pelo projeto e alunos vinculados a cursos na modalidade presencial e a distância.

Metodologia do Projeto

Veja, abaixo, a proposta de trabalho e carga horária de cada atividade:

Fundamentação teórica (4h)
Estudo de materiais para contextualização do que é o projeto de extensão e também sobre questões pontuais sobre violência contra mulher. Identificação de uma unidade escolar (no município do aluno/a) para interação e parceria com a universidade. Levantamento da realidade local quanto ao contexto de serviços ofertados no município do aluno para atendimento a mulheres em situação de violência (identificação do cenário e estratégias e mecanismos de enfrentamento existentes).

Execução do projeto (15h)
Envolve coleta e análise de informações diagnósticas no contexto local, ou seja, sobre serviços públicos específicos destinados ao atendimento de mulheres em situação de violência doméstica como de delegacias da mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Protocolo da Violência em Maternidades ou Hospitais (para atendimento a vítimas de violência sexual), Juizado Especial da Violência Doméstica, Centros de Referência em Atendimento a Mulheres em situação de Violência (CREMVs), Centros de Referência em Assistência Social (Cras e Creas - com serviços pontuais sobre violência doméstica, Casas Abrigo, etc), existentes nos municípios selecionados para a pesquisa. Efetivação de parceria com uma unidade escolar para compartilhamento das informações coletadas e analisadas referente ao cenário e diagnóstico de atendimento às mulheres em situação de violência,  como mecanismos de enfrentamento existentes a esse tipo de problema. Elaboração de material didático para ser socializado na unidade escolar selecionadas e registro final de todas as etapas do projeto.

Avaliação final do projeto (1h)
Questionário de avaliação e relatório final.

Professora do Projeto

• Marcia Cristiane Nunes Scardueli, doutora

Local de funcionamento

Campus Unisul Virtual

Dias e horários

Realização das atividades: a partir de 10/5/2017

Observação: as webconferências são referentes às orientações de desenvolvimento das atividades do projeto. É obrigatória a presença síncrona do aluno extensionista.

Como matricular-se

Após a inscrição, será aberta uma sala no EVA da Unisul Virtual na data de início das atividades (10/5). Para os alunos inscritos após esta data, a sala abrirá 3 dias úteis após a inscrição.

Nesta sala serão disponibilizadas as orientações para a atividade de extensão.

Alunos extensionistas do Artigo 170 deverão fazer a inscrição online neste site e no Sistema de Informações do Prodel (SIP).

• InvestimentoGratuito
  • Inscriçõesaté 22/9/2017
  • ModalidadeA Distância
  • Duração20h