Educação Ambiental na UnisulVirtual | Extensão | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Educação Ambiental na UnisulVirtual

Inscrições encerradas: aguarde nova oferta!

Compreenda os problemas e questões ambientais!

O Projeto Educação Ambiental na UnisulVirtual tem como objetivo estimular e fomentar os trabalhos de extensão no ensino a distância da Unisul, na área de educação ambiental.

No projeto, o estudante extensionista vai:

• Realizar intervenção no local (escola, empresa, ONG, repartição pública) escolhido;
  • Produzir um diagnóstico sobre os principais impactos ambientais gerados por esse local;
  • Com base nisso e em literatura da área ambiental, realizar palestra em escola do Ensino Ambiental ou produzir relatório identificando os impactos ambientais com sugestões de diminuição desses para empresa, instituição pública ou ONGs.

Caberá ao estudante optar, no início do projeto, por um dos seus dois eixos de atuação:

• Eixo 1: palestra sobre questões ambientais e sustentabilidade a ser desenvolvida em escola de Ensino Médio;
  • Eixo 2: identificação dos impactos ambientais observados na sua região, bairro ou município.

Metodologia do Projeto

A execução de cada eixo de ação do projeto se divide em três etapas:

Etapa 1+

Instruções preliminares sobre os objetivos e os procedimentos a serem desenvolvidos no projeto. Os alunos deste projeto poderão optar por trabalhar sobre questões ambientais e sustentabilidade ou com a identificação dos impactos ambientais observados na sua região, bairro ou município.

O aluno escolherá um desss dois eixos para desenvolver.

Etapa 2+

Instruções específicas para o desenvolvimento do trabalho a campo.

Nessa etapa, os alunos receberão as instruções diretas dos possíveis trabalhos desenvolvidos, com exemplos práticos, para que possam entender a dinâmica das atividades. Para cada eixo escolhido há os respectivos passos:

Passo do Eixo 1

• Contato com a escola;
  • Conversa inicial de identificação;
  • Realização da palestra;
  • Aplicação de questionários de avaliação com os estudantes (antes e depois);
  • Agradecimentos e apresentação de relatório à universidade.

Passo do Eixo 2

• Contato com a organização regional ou municipal ou empresa;
  • Conversa inicial de identificação;
  • Identificação dos impactos ambientais;
  • Pesquisa e análise dos dados;
  • Agradecimentos e apresentação de relatório à universidade e à instituição.

Professores do Projeto

• Ivete de Fátima Rossato
  • Jairo Afonso Henkes

Dias e horários

Realização das atividades: de 23/5 a 30/7/2018.

Observação: é obrigatória a presença síncrona do aluno extensionista nas webconferências e a realização das atividades presenciais junto às empresas e grupos atendidos pelo projeto, considerando o eixo do projeto escolhido pelo estudante.

Local de Funcionamento

Campus Unisul Virtual

Como matricular-se

Após o período de inscrições, os alunos serão inseridos numa sala do Eva por meio da qual toda a mediação dos professores com os estudantes do projeto será realizada.

Nesta sala serão disponibilizadas as orientações para a atividade de extensão.

p>Alunos extensionistas do Artigo 170 deverão fazer, além da inscrição online na Mochila, a inscrição no Sistema de Informações do Prodel (SIP).

• InvestimentoGratuito
  • InscriçõesEncerradas
  • ModalidadeA Distância
  • Duração20h