Educação Ambiental na Unisul Virtual | Extensão | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Educação Ambiental na Unisul Virtual

Inscrições encerradas: aguarde nova oferta!

Compreenda os problemas e questões ambientais!

O Projeto Educação Ambiental na Unisul Virtual tem como objetivo estimular e fomentar os trabalhos de extensão no ensino a distância da Unisul, na área de educação ambiental.

A Educação ambiental é um tema transversal e tem suporte do Ministério da Educação, cujo desenvolvimento aproxima a comunidade acadêmica às comunidades impactadas pelo Projeto.

No momento em que o aluno inicia a participação no Projeto, já visualiza aplicações de educação ambiental numa escola pública ou privada.

Metodologia do Projeto

O projeto de extensão da Educação Ambiental, se divide em dois eixos:

• Eixo 1- Palestra sobre coleta seletiva de resíduos sólidos;
  • Eixo 2- Palestra sobre Energias Renováveis.

Cada eixo se divide em três etapas:

Etapa 1+

Nesta etapa serão passadas instruções preliminares sobre os objetivos e os procedimentos a serem desenvolvidos no projeto.

Os alunos deste projeto, poderá optar para trabalhar sobre Educação Ambiental abordando sobre os temas de coleta seletiva de resíduos sólidos ou sobre energias renováveis.

O Aluno escolherá somente um eixo para pesquisar, que será definido em conjunto com os gestores das escolas, qual o melhor eixo a ser aplicado naquelas condições.

O procedimento adotado será uma palestra sobre educação ambiental ou energias renováveis. As palestras serão desenvolvidas pelos alunos, sendo que os mesmos, irão pesquisar e elaborar seu material e após enviar aos professores para avaliar e colocar sugestões e considerações. Neste processo da construção das palestras, os professores estão auxiliando os estudantes nas dúvidas e direcionamentos dos temas que deverão ser abordados na palestra.

Etapa 2+

Serão passadas instruções específicas para o desenvolvimento do trabalho de campo.

Nesta etapa o aluno receberá as instruções diretas dos possíveis trabalhos desenvolvidos, com exemplos práticos, para que possam entender a dinâmica de uma palestra expositiva por meio de 5 passos:

• Contato com a Escola;
  • Conversa inicial de Identificação; (Desenvolvimento do Eixo 1 ou Eixo2);
  • Aplicação de questionário aos estudantes;
  • Agradecimentos
  • Apresentação de Relatório à Universidade.

As validações serão feitas via Sistema Prodel e via Ambiente virtual onde o aluno obterá todos os documentos necessários para a realização dos trabalhos, além de responder um questionário de avaliação de seus conhecimentos, apresentar as respostas do questionário aplicado aos estudantes e apresentar um relatório. Todos os documentos apresentados terão um modelo padrão.

Etapa 3+

Após o envio do relatório, o aluno irá no Polo da Unisul em sua cidade para divulgação do trabalho e averiguação das condições que o polo se encontra com relação a deposição dos seus resíduos. Esta visita visa, também, implementar coleta seletiva nos Polos que ainda não praticam.

O projeto necessitará de dois professores, um para coordenar o eixo 1, coleta seletiva e resíduos sólidos e outro para coordenar o eixo 2, energias renováveis.

Veja mais informações sobre o Projeto

Professores do Projeto

• Ivete de Fátima Rossato
  • Jairo Afonso Henkes

Local de funcionamento

Campus Unisul Virtual

Dias e horários

Realização das atividades: de 1/7 a 30/11/2017.

Como matricular-se

Após a inscrição, será aberta uma sala no EVA da Unisul Virtual na data de início das atividades (1/7). Para os alunos inscritos após esta data, a sala abrirá 3 dias úteis após a inscrição.

Nesta sala serão disponibilizadas as orientações para a atividade de extensão.

Alunos extensionistas do Artigo 170 deverão fazer a inscrição online neste site e no Sistema de Informações do Prodel (SIP).

• InvestimentoGratuito
  • InscriçõesAté 20/10/2017
  • ModalidadeA Distância
  • Duração20h