Programa Direitos humanos e políticas públicas | Extensão | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Programa Direitos humanos e políticas públicas

Inscrições encerradas: aguarde nova oferta!

O Programa Direitos humanos e políticas públicas vai desenvolver ações afirmativas de direitos humanos nas área da criança, do adolescente, da mulher e da pessoa idosa, tanto no âmbito da formação acadêmica como da capacitação de gestores, trabalhadores, educadores sociais de organizações públicas e da sociedade civil, conselheiros tutelares, conselheiros de políticas públicas setoriais.

Dado a amplitude de alcance deste projeto, ele se divide em alguns eixos de atuação, cabendo ao estudante extensionista optar por realizar ações em um deles:

• Direitos Humanos e Cidadania;
  • Direitos Humanos e políticas públicas para crianças e adolescentes;
  • Direitos Humanos e políticas públicas para mulheres;
  • Direitos Humanos e políticas públicas para a pessoa idosa.

Metodologia do Projeto

• Definição, entre professor do projeto e estudante extensionista, sobre qual eixo de ação será realizada a intervenção presencial por parte desse estudante em alguma instituição;
  • Mapeamento das organizações públicas e da sociedade civil de atendimento dos direitos da criança, do adolescente e do idoso;
  • Mapeamento das organizações públicas e da sociedade civil de atendimento dos direitos do público-alvo do eixo escolhido;
  • Elaboração de roteiro de intervenção a ser realizado no local escolhido;
  • Apresentação do roteiro de intervenção para a instituição, para o aceite do projeto;
  • Execução das atividades previstas no roteiro de intervenção;
  • Avaliação por parte da instituição das atividades realizadas.

Observação: o projeto de intervenção pode ser:

• Oficina educativa em abrigo;
  • Participação em reunião de Conselhos, criança e adolescente, da mulher, da pessoa idosa, de assistência social; identificando as ações, a estrutura e o funcionamento disso e sugerindo complementações.

Professores do Projeto

• Darlene de Moraes Silveira

• Danielle Maria Espezim dos Santos

Dias e horários

Realização das atividades: de 10/9 a 10/12/2018.

Observação: é obrigatória a presença síncrona do aluno extensionista nas webconferências e a realização por parte destes de atividades presenciais junto às empresas e grupos atendidos pelo projeto, considerando o eixo do projeto escolhido pelo estudante.

Local de Funcionamento

Campus UnisulVirtual

Como matricular-se

Após a inscrição, será aberta uma sala no EVA da Unisul Virtual na data de início das atividades.

Nesta sala serão disponibilizadas as orientações para a atividade de extensão.

Alunos extensionistas do Artigo 170 deverão fazer, além da inscrição online na Mochila, a inscrição no Sistema de Informações do Prodel (SIP).

• InvestimentoGratuito
  • InscriçõesEncerradas
  • ModalidadeA Distância
  • Duração20h