Produção Acadêmica | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mestrado em Educação

Tubarão

Produção acadêmica

Conheça a Revista Poiésis do Programa de Pós-Graduação em Educação, e as dissertações defendidas pelos alunos do Mestrado.

Revista Eletrônica Poiésis

Poiésis é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Unisul.

Tem como objetivo publicar trabalhos inéditos em forma de artigos, ensaios, debates, entrevistas ou resenhas sobre temas que contribuam para o debate educacional e a divulgação do conhecimento produzido na área.

ISSN 2179-2534

Endereço postal
Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Unisul
Avenida José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon
88704 900
Tubarão - Santa Catarina - Brasil

Contato

Leonete Luzia Schmidt, doutora
Coordenadora da Equipe Editorial
Telefone: (+55) (48) 3621 3367
E-mail: revistapoiesis@unisul.br

Outros periódicos

Confira a lista com outros periódicos de interesse Documentos e Links do Mestrado em Educação.

Dissertações

Lista das dissertações

O Curso reuniu e organizou, por ano, uma lista de todas as dissertações defendidas.

Conheça os temas!

O curso de Mestrado em Educação, desde 2009, forma mestres e desenvolve estudos e pesquisas sobre os mais diversos aspectos dos processos educacionais.

São mais de 110 dissertações defendidas desde então, que nos diversos temas e linhas de pesquisas do Curso evidenciam a qualidade do ensino e principalmente dos profissionais que iniciam na docência e no mercado de trabalho.

Atualmente, as dissertações vem sendo publicadas e disponibilizadas para consulta e para download, no Riuni, o Repositório Institucional da Unisul. O Riuni tem o principal objetivo de gerenciar toda a produção intelectual da Universidade, visando a preservação e visibilidade das publicações.

Conheça os temas mais pesquisados pelos discentes do Curso e acesse na íntegra as dissertações já defendidas.
 

Como acessar as dissertações no Riuni?

Acessando o Riuni, você tem à disposição diversas formas de consulta às dissertações já defendidas, com opção inclusive para fazer download do trabalho completo, desde que já tenha sido disponibilizado pelo autor. 

É possível pesquisar por área de conhecimento, autor, título do trabalho, orientador, coorientador, entre outras opções que você encontra no menu lateral da Plataforma.

Escolha o filtro e faça sua consulta!

Acesso às dissertações no Riuni

Conheça todos os temas que já foram trabalhados pelos alunos do Mestrado em Educação na Unisul.

Dissertações defendidas em 2016

Título da Dissertação

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A concepção de organização do processo educativo na educação profissional na modalidade EAD Karolina da Silva Cabral
A fotografia como recurso à sensibilização ambiental Bianca Antônio Gomes
A política de educação inclusiva nas instituições de educação superior da região sul de Santa Catarina Júlia Graziela Della Justina
A valorização do professor do ensino médio integrado à educação profissional: desafios e complexidades Giovana Benedet
Ambientalização curricular na educação infantil: um diálogo possível a partir das relações com a natureza, o afeto e o cuidado Irene Vonsovicz Zeglin
Aspectos sociais, culturais e escolares das crianças que reprovam no 3º ano do ensino fundamental, no Estado de Santa Catarina Angelina dos Anjos Silva Nogaredo

(Desa)fios da gestão nas instituições de educação infantil: entre concepções e práticas de gestoras

Rúbia Borges
Direito das crianças ao atendimento na educação infantil: configuração dos municípios da região da AMUREL Josiane Martins Anacleto
Direito fundamental à educação de qualidade social: implicações da remuneração docente Franciele de Souza Caetano Vieira
O conhecimento matemático de estudantes do 3º ano do ensino fundamental sobre o conceito de multiplicação: um estudo com base na teoria histórico cultural Ana Paula da Silva Galdino
O ensino médio inovador nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul: adaptações à política nacional e possibilidades à formação integral Célio Antônio
O trabalho docente no ensino médio no estado de Santa Catarina: embates, desafios e possibilidades à valorização dos professores Enadir da Silva Cabral
Organização do ensino de matemática na perspectiva do desenvolvimento do pensamento teórico: uma reflexão a partir do conceito de divisão Sandra Crestani
Políticas públicas para acesso e permanência de alunos com deficiência em Santa Catarina: estudo de caso sobre o atendimento do segundo professor em uma escola da rede estadual de educação Cristiana Laurindo
Professor psicólogo ou psicólogo professor? Valdirene Bruning de Souza
“Quando eu voltar a ser criança..." um olhar sobre narrativas de infância e docência de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental Alexandra Fraga Isidoro Carneiro
Relações de gênero e a formação de engenheiras e engenheiros Adriana Zomer de Moraes
Sensibilização socioambiental com as obras cinematográficas de Don Bluth Ana Beatriz Cargnin
Série fontes: reflexões sobre as ideologias presentes nos textos de leitura Nicholas Cardoso Gomes da Silva

Dissertações defendidas em 2015

Título da Dissertação

Nome do aluno

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A Democratização do Ensino Médio no Brasil: configurações, limites e perspectivas Flávio Calônico Júnior
A Dimensão Corporal na Formação Inicial de Pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil Carolina Barbosa Da Silva
A Educação Profissional Frente às Demandas do Mundo do Trabalho: limites e possibilidades da pedagogia das competências Ederbal Forest Da Silva
A Prática Pedagógica do Futebol nas Aulas de Educação Física sob uma Perspectiva de Gênero João Fabrício Guimara Somariva
A Tricotomização entre Aritmética, Álgebra e Geometria nos Erros Apresentados por Estudantes da Disciplina de Cálculo Diferencial Integral I Beatriz Alves Da Silva Dalmolin
A Valorização do Professor do Ensino Médio nos Estados de Santa Catarina e Paraná: entraves, desafios e possibilidades Claudinéia da Silva de Oliveira

Acesso dos Afrodescendentes ao Sistema Educacional: notas a partir dos percursos históricos

Robson Heinzen Silva
As Implicações da Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes na Construção da Subjetividade/Identidade: Um Estudo de Caso de uma Escola Estadual do Sul de Santa Catarina Sâmia Torquato Rahim
Cadernos Pedagógicos em Perspectiva: Estudo de Caso do Curso de Pedagogia da Uniasselvi Aline Bittencourt Domingos
Curso Prático de Pedagogia de Jean Baptiste Daligault: Reflexões Sobre O Papel do Professor de Primeiras Letras no Século XIX Olívia Rochadel
Diversidade Sócioeconômica e Educação Inclusiva: Um Estudo de Caso na Faculdade ne Tecnologia Senac Tubarão - Santa Catarina Joice Rodrigues Modolon
Educação e Emancipaçao: Contribuições Ontológicas Marxistas Henry Bill Mc Quade Júnior
Estudo do Meio como Possibilidade para Uma Educação Libertadora: a Festa do Divino Espírito Santo de Mirim (Imbituba) como tema gerador Diego Fernandes Custódio
Gênero e Sexualidade no Ambiente Escolar: Concepções nas Diretoras Frente a Preconceitos e Discriminações com Estudantes LGBTT Jesualdo Da Silva
Informática Aplicada à Educação como Recurso Auxiliar no Processo de Transposição Didática e Possibilidade de uma Aprendizagem Significativa Evandro Luiz Martignago
Juventude Rural, Gênero e Educação: Reflexões Sobre Jovens Catarinenses e Seus Projetos De Futuro Teresinha Baldo Volpato
O Capital Cultural dos Alunos de Escolas Públicas de Classes de Alfabetização da Região da Amurel Mariléte Pinto De Oliveira
O Perfil dos Professores Alfabetizadores das Escolas Públicas de Santa Catarina Camile Martinelli Silveira
O Programa Bolsa Família e as Políticas Sociais Brasileiras no Século XXI: perspectivas educacionais nas políticas de combate à pobreza para além da transferência de renda Patrícia Da Costa Oliveira

Percepção e Cuidado pelo Viés Socioambiental: Um Estudo na Escola de Ensino Fundamental Fábio Silva, sobre a Relação Ser Humano - Escola - Comunidade Tubarão

Angélica Michels Müller
Unidade entre Lógico e Histórico no Movimento Conceitual do Sistema de Numeração Proposta Por Davýdov e Colaboradores para o Ensino das Operações da Adição e Subtração Gisele Mezzari Silveira

Dissertações defendidas em 2014

Título da Dissertação

Nome do aluno

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Quando o “estranho” resolve se aproximar: a presença da professora transexual e as representações de gênero e sexualidade no ambiente escolar Tiago Zeferino Dos Santos
As relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura em educação física das instituições de ensino superior do sistema acafe Renata Righetto Jung
Cidade Amiga da Criança: Um estudo sobre os espaços públicos de brincadeira para a infância na cidade de Tubarão Maristella Pandini Simiano
A constituição da identidade profissional dos docentes da educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e desafios Maria Pierina Ferdinandi Porcel Sanches
O transitar de saberes populares de pescadores artesanais na escola Samira Martins Pereira
Universalização do ensino médio com qualidade: configurações, limites e possibilidades Deivid Vitoreti Geraldi
As novas tecnologias de informação e comunicacão na educação Viviani Do Nascimento
A valorização do professor do ensino médio em santa catarina e minas gerais: limites e possibilidades Gilvan Medeiros
As relações de gênero entre crianças nas brincadeiras Marcelo Salvador Martins
A educação de jovens e adultos na perspectiva da pedagogia das competências como instrumento de cidadania e inserção socioprodutiva Jessica Rohden Schlickmann
As mudanças do sistema produtivo e suas influências na organização da educação básica brasileira Clovis Da Silva
O movimento do conceito de colisão proposto no caderno pedagógico de física publicado pela secretaria de estado da educação de Santa Catarina Cleder Schulter
Jornal o albor e a produção/disseminação de feminilidades na imprensa Lagunense: 1901-1930 Fabricia Machado Fernandes
Uma investigação escolar acerca das concepções ambientais sobre a Lagoa Azul - Siderópolis/SC Janaina Antunes Dos Santos
A utilização dos resultados da provinha Brasil na rede municipal de ensino em Laguna/SC Glauce Da Silva Costa Barzan
Formação do professor nas linguagens da arte na educação de crianças brasileiras Shirlley Deisy De Freitas
Proposições para o ensino da tabuada com base nas lógicas formal e dialética Ediseia Suethe Faust
A educação infantil em Tubarão/SC: um estudo histórico da emergência das instituições coordenadas por congregações religiosas (1908-1969) Marlise De Medeiros Nunes De Pieri
Alfabetização de crianças da modalidade educação especial matriculadas na rede regular de ensino no município de Gravatal Jacira Amadeu Mendes
Saberes locais e escola: entre olhares, diálogos e encantos Elaine Machado
A banalização das práticas pedagógicas: notas sobre uma pedagogia de exceção em um centro de internação de adolescentes Otoniel Rodrigues Silva
A função social da escola, o papel do professor e a relevância do conhecimento científico na pedagogia histórico-crítica Clarivia Fontana Possamai

Dissertações defendidas em 2013

Título da Dissertação

Nome do aluno

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A amorosidade no processo educativo Márcia de Souza Rodrigues
Acesso e permanência das camadas sociais subalternizadas na Educação Superior: um estudo de caso na Unisul Ricardo Teixeira Canarin
A organização curricular da educação de jovens e adultos na modalidade EaD, na perspectiva da educação profissional técnica de nível médio Gisele Joaquim Canarim
A percepção e a Agroecologia no município de Santa Rosa de Lima, Santa Catarina Samyra Orben Herdt
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e sua influência no curso de Enfermagem da Unisul Daniella Koch de Carvalho
As práticas pedagógicas de alfabetização realizadas nos três primeiros anos do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública da região de Santa Catarina - Amurel Mara Luciane da Silva Furghesti
Bloco alfabetizador: como é concebido pelos gestores e qual seu lugar na atuação desses profissionais? Rosinete Costa Fernandes Cardoso
Brincadeira de mamãe: subjetividades entrelaçadas Zélia Alves Cordeiro
Educação escolar, não escolar e a etnobotânica: o conhecimento sobre plantas medicinais em Sombrio/SC Alini Martins Barbosa
Educação Superior no Brasil: uma reflexão sobre as implicações das políticas de acesso e permanência nas instituições de ensino superior Estefania Tumenas Mello
Eja na comunidade do distrito de Hercílio Luz, Araranguá-SC: uma construção a partir de sonhos Giuliano Roglio de Oliveira
Escalando espaços e contextos na educação ambiental: a percepção de montanhistas do Sul de Santa Catarina Rômulo Luiz da Graça
Identidades no cotidiano intercultural nas suas dimensões contextuais Marlene Corrêa
O ensino médio e as condições de trabalho docente em Santa Catarina: configurações, limites e perspectivas Angelita da Rosa Farias
Tendências pedagógicas nas práticas educacionais: o caso de uma professora de Ciências e Matemática Emerson Tártari
Teorias do conhecimento e quadros teóricos de referência em teses de doutorado sobre educação a distância no Brasil. Vilson Leonel

As dissertações podem ser acessadas na íntegra em formato digital no site da Biblioteca Universitária - Acervo. Para facilitar sua busca, opte pela busca “Livre”. Em +Tipo de Obra, escolha as opções “Dissertação” e “Dissertação on-line” e no campo Termo de pesquisa digite o título da dissertação desejada.

Tema da Dissertação: A amorosidade no processo educativo

A temática ‘A Amorosidade no Processo Educativo’ foi proposta pelo fato de perceber-se na pesquisa a possibilidade de discutir questões relevantes acerca da prática pedagógica nas séries iniciais, especificamente da 1ª série do Ensino Fundamental, bem como inserir reflexões sobre a importância da afetividade no processo pedagógico.

Visando contribuir com essas discussões, delimitou-se o enfoque da pesquisa: a amorosidade no processo educativo contribui para a aprendizagem dos alunos e para uma formação humana diferenciada?

O método utilizado foi a pesquisa qualitativa e uma investigação híbrida entre a fenomenologia e o estudo de caso por meio da pesquisa autobiográfica.

 

Banca Examinadora

  • Fátima Elizabeti Marcomim, doutora (orientadora)
  • Valdo Barcelos, doutor (examinador externo, UFSM)
  • Clóvis Nicanor Kassick, doutor (examinador interno)
  • Vera Lúcia Chacon Valença, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 11 de dezembro de 2013

Tema da Dissertação: Acesso e permanência das camadas sociais subalternizadas na Educação Superior: um estudo de caso na Unisul

A presente dissertação aborda a importância da Universidade como instituição social propícia à formação de indivíduos críticos. Discute a questão do acesso e permanência dos alunos que pertencem às camadas sociais subalternizadas (aqueles que precisam de algum tipo de subsídio para a sua permanência na Universidade) nas dimensões contextuais da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) num período de 2000 até 2010.

A metodologia utilizada compreendeu quatro etapas. A primeira consistiu em analisar o contexto histórico e político da Universidade. A segunda em captar o número de alunos matriculados nos cursos de graduação no período proposto. A próxima etapa foi coletar dados numéricos de bolsas e benefícios que foram ofertados pela instituição. A quarta e última parte foi dedicada à análise dos dados.

Os dados obtidos indicam que a proporção de benefícios/alunos de graduação frente às políticas de inclusão da referida instituição podem influenciar na permanência dos/as beneficiários/as por tais políticas na instituição. Sendo assim, por meio dessa permanência, os/as beneficiários/as podem estabelecer uma relação diferenciada com a sua formação ao longo do seu percurso acadêmico e diante das necessidades que se apresentam enquanto pertencentes ao que denominamos, neste trabalho, de camadas sociais subalternizadas.

 

Banca Examinadora

  • Christian Muleka Mwewa, doutor (orientador)
  • Alex Sander da Silva, doutor (examinadora externa, Unesc)
  • Letícia Carneiro Aguiar, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 2 de agosto de 2013

Tema da Dissertação: A organização curricular da educação de jovens e adultos na modalidade EaD, na perspectiva da educação profissional técnica de nível médio

Esta dissertação trata da organização curricular da educação de jovens e adultos na modalidade EaD, sob a ótica do desenvolvimento das competências necessárias à formação do profissional.

Foi adotada a análise documental do Currículo Referência Nacional, bem como do contexto histórico e político da educação técnica profissional de nível médio, na perspectiva da educação de Jovens e Adultos, modalidade EaD.

Para isso, optou-se por uma análise do curso Técnico em Informática, do Proeja, sob a matriz do currículo referência para o Sistema e-Tec Brasil, fundamentando-se nas bases teóricas e conceituais da pedagogia das competências em Perrenoud (1999, 2000).

 

Banca Examinadora

  • Clóvis Nicanor Kassick, doutor (orientador)
  • Alex Sander da Silva, doutor (examinador externo, Unesc)
  • Christian Muleka Mwewa, doutor (examinador interno)

Dissertação apresentada no dia 13 de setembro de 2013

Tema da Dissertação: A percepção e a Agroecologia no município de Santa Rosa de Lima, Santa Catarina.

A presente pesquisa tem como objetivo interpretar a percepção ambiental dos agricultores agroecológicos do município de Santa Rosa de Lima, Santa Catarina, pertencentes,
concomitantemente, às associações dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco) e à Acolhida na Colônia. A pesquisa, qualitativa de cunho fenomenológico, empregou entrevistas não estruturadas realizadas com cinco agricultores agroecológicos.

Para interpretar e descrever a percepção ambiental dos atores envolvidos na pesquisa, partiu-se de uma adaptação da “análise textual discursiva”, pautando-a à luz da
interpretação fenomenológica da percepção, em que se elencaram a compreensão dos níveis perceptivos emergentes.

 

Banca Examinadora

  • Fátima Elizabeti Marcomin, doutora (orientadora)
  • Michèle Tomoko Sato, doutora (examinadora externa, UFMT)
  • André Boccasiu Siqueira, doutor (examinador externo, UFSM)
  • Leonete Luzia Schmidt, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 29 de abril de 2013

Tema da Dissertação: A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e sua influência no curso de Enfermagem da Unisul

Este estudo busca analisar a influência da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) no currículo do curso de Enfermagem da Unisul, nos anos de 1996 a 2013.

Trata-se de um estudo documental, com abordagem qualitativa. Para o atendimento dos objetivos da pesquisa foram coletados dados no Projeto Pedagógico do Curso, bem como nos documentos que normatizam a PNPIC e o curso de Enfermagem.

 

Banca Examinadora

  • Joana Célia dos Passos, doutora (orientadora)
  • Vânia Beatriz Monteiro da Silva, doutora (examinadora externa, UFSC)
  • Letícia Carneiro Aguiar, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 11 de setembro de 2013

Tema da Dissertação: As práticas pedagógicas de alfabetização realizadas nos três primeiros anos do ensino fundamental nas escolas da rede pública da região de Santa Catarina - Amurel

Essa dissertação teve como principal objetivo conhecer as práticas pedagógicas realizadas nos três primeiros anos do ensino fundamental e analisar por que elas não possibilitam a alfabetização com letramento para todas as crianças. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas localizadas em dois municípios da região da Amurel, no sul de Santa Catarina, campos da pesquisa do Obeduc, nas turmas do bloco alfabetizador (1º ao 3º ano).

Os dados coletados através de observação em sala de aula, entrevistas informais com as professoras, fotografias e documentos foram analisados a partir da perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e da concepção de alfabetização e de letramento definida por Soares (2010, 2011) e por Cagliari (2009), além da contribuição de outros autores que discutem essas questões dentro da mesma perspectiva teórica.

 

Banca Examinadora

  • Leonete Luzia Schmidt, doutora (orientadora)
  • Maria Aparecida Lapa de Aguiar, doutora (examinadora externa, UFSC)
  • Tânia Mara Cruz, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 24 de abril de 2013

Tema da Dissertação: Bloco alfabetizador: como é concebido pelos gestores e qual seu lugar na atuação desses profissionais?

O estudo apresenta uma discussão a respeito da atuação dos gestores em relação aos três primeiros anos do Ensino Fundamental, denominado Bloco Alfabetizador, após a materialização da Lei nº 11.274, de 06 de junho de 2006.

O foco nesses profissionais sustenta-se no pressuposto de que estes ocupam uma função com condições de interferir no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, com possibilidades de oportunizar que mais crianças apropriem-se de tal conhecimento, fundamental para que outros, atrelados ao papel da escola, sejam, então, acessados.

Propõe-se, para tanto, a reflexão sobre o contexto onde atuam esses profissionais, qual seja, sobre o modelo de gestão que impregna a escola e sua influência nos posicionamentos e entendimentos que marcam a atuação dos gestores junto aos professores e crianças dos três anos iniciais do
Ensino Fundamental.

 

Banca Examinadora

  • Leonete Luzia Schmidt, doutora (orientadora)
  • Marcos Edgar Bassi, doutor (examinador externo, UFPR)
  • Letícia Carneiro Aguiar, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 26 de agosto de 2013

Tema da Dissertação: Brincadeira de mamãe: subjetividades entrelaçadas

A presente dissertação objetivou pesquisar a respeito da brincadeira de mamãe (brincadeira de casinha) e sua contribuição no desenvolvimento da criança no contexto social do Centro Educacional Infantil Cantinho do Amor II em Araranguá/SC. Para tanto estabelecemos o paralelo e o entrelaçamento de algumas teorias relacionadas ao tema do brincar na infância, enfatizando a importância da brincadeira de mamãe, vivenciada no dia a dia da criança na faixa etária da Educação Infantil.

O percurso realizado iniciou-se por coleta de dados com instrumentos como questionários e observações realizadas no período de abril a junho de 2012 cujo propósito foi compreender o porquê das crianças com idade entre três e quatro anos em uma turma de vinte e dois alunos do Centro Educacional Infantil Cantinho do Amor II de Araranguá/SC
gostavam tanto da brincadeira de mamãe.

 

Banca Examinadora

  • Christian Muleka Mwewa, doutor (orientador)
  • Caroline Machado Momm, doutora (examinadora externa, UFSC)
  • Eloisa Acires Candal Rocha, doutora (examinadora externa, UFSC)
  • Vera Lúcia Chacon Valença, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 26 de março de 2013

Tema da Dissertação: Educação escolar, não escolar e a etnobotânica: o conhecimento sobre plantas medicinais em Sombrio/SC

Entende-se por pesquisa etnobotânica o estudo do “uso das plantas medicinais utilizadas empiricamente pela população” e que envolve “saberes considerados como saberes populares”.

Para esta pesquisa objetivou-se investigar sob a ótica da etnobotânica a origem do conhecimento adquirido sobre plantas medicinais de alguns moradores do bairro São Luiz em Sombrio/SC, bem como registrar este conhecimento. A fim de alcançar o objetivo direcionador desta pesquisa elencou-se outros dois: registrar o conhecimento popular sobre plantas medicinais de alguns moradores do bairro São Luiz em Sombrio/SC e identificar em qual modalidade de educação se encaixa a origem do conhecimento destas pessoas
(escolar e/ou não escolar).

A metodologia utilizada para coleta de informações foi a entrevista semi-estruturada aliada a técnica snowball sampling através da colaboração e
transmissão de informações de três moradores conhecedores de plantas. Para interpretação do material utilizou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977).

 

Banca Examinadora

  • André Boccasius Siqueira, doutor (orientador)
  • Rejane Margarete Schaefer Kalsing, doutora (examinadora externa, IFC)
  • Fátima Elizabeti Marcomin, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 4 de fevereiro de 2013

Tema da Dissertação: Educação Superior no Brasil: uma reflexão sobre as implicações das políticas de acesso e permanência nas instituições de ensino superior

Este estudo busca desvelar fatores que interferem no acesso e na permanência de jovens nas Instituições de Ensino Superior (IES), no âmbito das metas do Plano Nacional da Educação (PNE 2001 - 2011).

Desta forma, analisamos alguns fatores que dificultam, ou até impedem, o acesso ao nível superior, como o analfabetismo, a situação socioeconômica, a
relação idade versus nível escolar e a frequência e qualidade do Ensino Médio.

Para a realização desta pesquisa, optamos por trabalhar no campo do materialismo histórico-dialético, e nos servimos da análise bibliográfica, análise documental e dados quantitativos oficiais.

 

Banca Examinadora

  • Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora (orientadora)
  • Marcos Edgar Bassi, doutor (examinador externo, UFPR)
  • Clóvis Nicanor Kassick, doutor (examinador interno)
  • Letícia Carneiro Aguiar, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 9 de setembro de 2013

Tema da Dissertação: Eja na comunidade do distrito de Hercílio Luz, Araranguá-SC: uma construção a partir de sonhos

O objetivo dessa dissertação é avaliar como algumas egressas da Educação de Jovens e Adultos da comunidade do Distrito de Hercílio Luz em Araranguá, Santa Catarina, concebem e descrevem o processo educativo vivenciado, bem como se houve a incorporação de saberes populares nesse processo.

A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, contou com a participação de 3 egressas. Como instrumento de coleta de dados, empregou-se um questionário contemplando aspectos atinentes à formação humanística (nível 1) e aos saberes populares (nível 2).

 

Banca Examinadora

  • Fátima Elizabeti Marcomim, doutora (orientadora)
  • André Boccasius Siqueira, doutor (examinador externo, UFSM)
  • Josélia Euzébio da Rosa, doutora (examinadora interna)
  • Vera Lúcia Chacon Valença, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 16 de dezembro de 2013

Tema da Dissertação: Escalando espaços e contextos na educação ambiental: a percepção de montanhistas do Sul de Santa Catarina

A presente pesquisa tem como objetivo interpretar a percepção ambiental dos praticantes de atividades de aventura em ambientes naturais, do Grupo de Montanhismo Tubaronense (GMT), com vistas a identificar se a percepção ambiental apresentada constitui uma ferramenta para elaboração de processos educativos comprometidos com uma maior inserção humana nos ambientes
naturais.

A pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, empregou a técnica do Grupo Focal (GF) com sete montanhistas, experientes, vinculados ao GMT. O ambiente escolhido para a sessão grupal foi o Morro da Antena, localizado no bairro Congonhas, em Tubarão.

 

Banca Examinadora

  • Fátima Elizabeti Marcomim, doutora (orientadora)
  • Mauro Guimarães, doutor (examinador externo, UFRRJ)
  • Leonete Luzia Schmidt, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 14 de setembro de 2013

Tema da Dissertação: Identidades no cotidiano intercultural nas suas dimensões contextuais

Esta tese tem como objetivo de estudo a investigação da interação de identidade entre natos e migrantes no contexto multi/intercultural; uma perspectiva epistemológica no campo do construcionismo social, no qual se observa a identidade como algo relacional.

Trata-se de um estudo quanto-qualitativo que busca analisar alguns aspectos do processo de construção da identidade dos alunos migrantes da Escola de Ensino Básico Irmã Maria Teresa, situada em Palhoça/SC, a partir da experiência da pesquisadora como professora de História e orientadora Educacional dessa Instituição.

O referencial teórico tem como ponto de partida a multi/interculturalidade como conceito para a compreensão dos processos da diversidade cultural e construções de identidades no contexto escolar, frente aos natos e migrantes.

 

Banca Examinadora

  • Christian Muleka Mwewa, doutor (orientador)
  • Janine Moreira, doutora (examinadora externa, Unesc)
  • Joana Célia dos Passos, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 11 de setembro de 2013

Tema da Dissertação: O ensino médio e as condições de trabalho docente em Santa Catarina: configurações, limites e perspectivas

Esta pesquisa discute o Ensino Médio e os aspectos do trabalho docente na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Questões relacionadas à matrícula e as condições de trabalho docente, foram sintetizadas na seguinte questão diretriz: Quais as configurações, limites e perspectivas do Ensino Médio em relação à matrícula e as condições de trabalho docente nas escolas estaduais de Santa Catarina?

Para tentar compreender o tema proposto, identificou-se dados educacionais disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Educação Estadual de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Fazenda do governo de Santa Catarina. Além de dados das pesquisas nacionais “Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas” e “Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil (TDEB)”.

Optou-se pela metodologia de pesquisa qualitativa numa abordagem dialética, na busca de compreender aspectos do Ensino Médio articulados ao contexto econômico, político, social brasileiro.

 

Banca Examinadora

  • Gilvan Luiz Machado Costa, doutor (orientador)
  • Marcos Edgar Bassi, doutor (examinador externo, UFPR)
  • Leonete Luzia Schmidt, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 26 de agosto de 2013

Tema da Dissertação: Tendências pedagógicas nas práticas educacionais: o caso de uma professora de Ciências e Matemática

O presente trabalho objetivou analisar as tendências pedagógicas que sustentam a prática dos professores de Ciências do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual, vinculados à 20ª Gerência Estadual de Educação (GERED), situada no município de Tubarão.

A pesquisa foi realizada a partir de uma entrevista semi-estruturada, com uma professora de ensino fundamental de Ciências e de Matemática. A análise foi pontuada na definição das tendências definidas por Libâneo.

 

Banca Examinadora

  • Fátima Elizabeti Marcomim, doutora (orientadora)
  • André Boccasius Siqueira, doutor (examinador externo, UFSM)
  • Gilvan Luiz Machado Costa, doutor (examinador interno)
  • Leonete Luzia Schmidt, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 16 de dezembro de 2013

Tema da Dissertação: Teorias do conhecimento e quadros teóricos de referência em teses de doutorado sobre educação a distância no Brasil

Esta dissertação tem por objetivo analisar as teorias do conhecimento e os quadros teóricos de referência explicitados nas teses de doutorado sobre educação a distância no Brasil apresentadas entre 1997 e 2010 em Programas de Pós-Graduação e disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A pesquisa orienta-se teórica e metodologicamente pela concepção de realidade baseada no materialismo histórico dialético. A coleta de dados ocorreu em três etapas distintas. Na primeira, foram catalogadas e analisadas, quantitativamente, as características de 315 teses e dissertações, constituindo um estudo exploratório que permitiu, numa segunda etapa, delimitar o tema e formular o problema da pesquisa. Na terceira etapa, foram catalogadas e analisadas, quantitativamente e qualitativamente, 30 teses.

 

Banca Examinadora

  • Letícia Carneiro Aguiar, doutora (orientadora)
  • Patrícia Laura Torriglia, doutora (examinadora externa, UFSC)
  • Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora (examinadora interna)

Dissertação apresentada no dia 11 de setembro de 2013

 

Dissertações defendidas em 2012

Título da Dissertação

Nome do aluno

Tema

A relação público-privada de “novo” tipo e trabalho docente. Alessandra Silva Oliveira
A teledramaturgia em sala de aula: as minisséries como recurso pedagógico para o ensino de História. Amanda da Silva Menguer
Concepções de Universidade: das questões teóricas à representação no senso comum. Eddy Ervin Eltermann
Educação Física Escolar e cidadania: construindo possibilidades Vandenberg Fontanele de Magalhães Cardoni
O planejamento integrado como espaço de formação continuada do docente da educação superior. Lúcia Helena Fernandes de Souza
O trabalho docente no Ensino Médio e a adoção das tecnologias de informação e comunicação: limites e possibilidades do professor de matemática. Vanessa Isabel Cataneo
Políticas Educacionais e o Professor do Ensino Médio: intensificação e autointensificação do trabalho docente. Natali Maria Serafim
Reflexões Pedagógicas: diálogo e afeto enquanto motriz pedagógico. Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Trajetórias Escolares de Portadores de Esquizofrenia: uma reflexão sobre memórias escolares e sobre práticas docentes. Rosane Romanha
“Valorização Salarial Docente: implicações das políticas públicas educacionais relativas à remuneração do magistério no setor privado de ensino” Gisele Vargas

Dissertações defendidas em 2011

Título da Dissertação

Nome do aluno

Tema

A experiência de adolescentes autores de ato infracional em relação à escola. Maria Izabel da Silva Amorim
A política de fundos no financiamento da educação pública em Santa Catarina: indução à municipalização do ensino fundamental Phelipe Pires Fermino
A prática do ensino religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Elisregina Vieira Philippi
Da concepção e funções da Universidade ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): estudo de caso da Universidade do Sul de Santa Catarina Valter Alves Schmitz Neto
Dormi profissional, acordei professor: um estudo sobre a prática pedagógica do docente do curso de Administração da UNIPAR - Paraná - Brasil Sirlene Aparecida Takeda Bresciani
Educação a distância (EAD) via internet na formação de professores. Eva Rosane Magalhães de Melo
Educação e saúde: um olhar sobre direitos e cuidados do aluno com Diabetes Mellitus tipo 1. Cristini da Rosa Turatti
Educação informal e segurança pública: reflexões acerca das possibilidades educativas de situações cotidianas. Peterson do Livramento
Gestão democrática e controle social: a instituição do Conselho Estadual de Acompanhamento e controle do FUNDEB no estado de Santa Catarina Sinara Amélia Gonçalves e Garcia
“Kits Educativos em Química”: uma ferramenta para a educação ambiental?! Ingrid Ricken
O desafio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão nos Cursos de Pós-graduação Lato Senso na Unisul. Desiree Freccia de Carvalho
O perfil profissiográfico do internacionalista como parâmetro para elaboração da estrutura organizacional dos cursos de Relações Internacionais no Brasil. Gabriela Cesa
O trabalho docente de professores de Química: evadir, resignar ou persistir? Francielen Kuball Silva
O Trabalho Docente no Ensino Médio em Escolas Públicas Estaduais Catarinenses: entre o discurso oficial e a materialidade. Daniela Maria Schmitz
“Os saberesfazeres da/na noite”: cotidianos que envolvem o exercício da profissão do sexo. Marcelo Nascimento Mendes
Percepção Ambiental: uma análise a partir de histórias de professores residentes nas imediações do “Rio Morto” – Tubarão – Santa Catarina. Rafael Nunes Braga

Dissertações defendidas em 2010

Título da Dissertação

Nome do aluno

Tema

As questões ambientais nos livros didáticos de ciências à luz dos objetivos e princípios da educação ambiental. Clarisy Cristina Pereira
Escola e infância: a voz da criança. Mariléia Mendes Goulart
Formação de professores de matemática na modalidade à distância: o trabalho do tutor presencial. Joyce Santana Rosa Marion
Ludicidade na escola pública: opiniões, vivências e cotidiano de um grupo de professores. Moisés Laurindo
Meu quintal é maior que o mundo... Da configuração do espaço da creche a constituição de um lugar dos bebês. Luciane Pandini Simiano
O desafio da formação de professores para a Educação Superior: o programa de profissionalização pedagógica continuada dos professores da Unisul (2004 – 2009). Claudio Damaceno Paz
O direito à Educação Superior na perspectiva da inclusão social em Santa Catarina. Renato Justino Borges
Presenças ausentes: a percepção das professoras do movimento da criança na educação infantil. Luciane Lara Acco
Professores de escolas públicas catarinenses: entre os discursos oficiais e a realidade do trabalho docente Márcio José da Silveira Machado

Dissertação defendidas em 2009

Título da Dissertação

Nome do aluno

Tema

Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso. Nacim Miguel Francisco Júnior