Marketing - Semipresencial | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Curso Semipresencial de Graduação em Marketing

Florianópolis  |  Pedra Branca  |  Içara  |  Braço do Norte  |  Araranguá

Inscrições encerradas! Veja mais informações no Edital de Oferta.

17/11/2017 - Edital 923/2017 Graduação – Histórico Escolar a distância Semipresencial
21/12/2017 - Termo Aditivo 1: prorroga datas Referente Edital 923/2017- Graduação – Histórico Escolar – Semipresencial – A distância

Integrando as vantagens do ensino a distância e os benefícios do ensino presencial, a Unisul inova com a oferta do curso de Marketing na modalidade semipresencial em 5 unidades universitárias dos campi Tubarão e Grande Florianópolis.

O curso de Marketing possibilita ao formado visão estratégica, gerência eficaz e planejamento da organização para a conquista de resultados frente a cenários competitivos e em constante transformação.

Neste curso semipresencial você se beneficia das características do ensino híbrido e participa ativamente da vida no Campus onde se matricular, com parte das aulas sendo presencial, duas vezes por semana. As unidades de aprendizagem a distância são realizadas em horário flexível, com materiais didáticos para cada disciplina e com as ferramentas do Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Se você precisa de um curso rápido e flexível, que habilite a entender, planejar e implementar as suas ações, encontrou o curso certo na Unisul!

Como são os cursos semipresenciais+

Nos cursos semipresenciais da Unisul você participa das aulas presencialmente, nos campi, com os mesmos professores integrantes do quadro docente dos cursos presenciais da Universidade. Essa abordagem pedagógica é diferente da utilizada em outras instituições, nas quais o estudante vai até um polo presencial para ser atendido por tutores, não por professores.

Vindo ao campus para as aulas presenciais você tem a disposição toda a infraestrutura física da Unisul, como bibliotecas, salas de aula e laboratórios, dando sentido à vivência universitária pela integração com os outros estudantes.

Para as aulas a distância você acessa o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) a qualquer momento e realiza as atividades formativas com autonomia, conforme sua disponibilidade de tempo e espaço. Na interação online com colegas, tutores e professores você constrói uma rede colaborativa e estuda com base no conteúdo online das unidades de aprendizagem, no material didático em formato apostila, nos livros digitais nos formatos ebook e epub, nas webaulas (pré-gravadas) e webconferências (ao vivo).

Para cada unidade de aprendizagem a distância, durante o semestre há avaliações a distância (ADs), feitas no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem, e avaliações presenciais (APs), realizadas aos sábados, na Unidade Universitária onde você se matricular.

Conheça os diferenciais dos cursos semipresenciais da Unisul e os benefícios que você pode adquirir:

  • combinação de metodologias inovadoras e diferenciadas, presenciais e a distância, com atividades a distância síncronas e assíncronas, uso de tecnologias digitais e acesso a materiais didáticos multimidiáticos que favorecem a aprendizagem;
  • contato presencial com os professores do quadro docente da Unisul nas diferentes atividades presenciais desenvolvidas nos campi;
  • quadro docente qualificado, composto por mestres e doutores e com reconhecida experiência de atuação nas modalidades presenciais e a distância;
  • articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão com projetos já desenvolvidos pela universidade;
  • protagonismo e autonomia para organizar seus estudos a distância, conforme sua disponibilidade e necessidades;
  • referencial de qualidade dos cursos atestado pelo mercado de trabalho e pelos principais mecanismos de avaliação do MEC.

Currículo | Estágios e TCC+

Grade Curricular                                           

SEMESTRE 1 - 300h/a         

  • Comportamento do Consumidor
  • Comunicação nas Organizações
  • Empreendedorismo   
  • Eventos     
  • Marketing

SEMESTRE 2 - 360h/a         

  • Direito Empresarial
  • Gestão da Propaganda    
  • Gestão de Produtos e Marcas
  • Logística    
  • Marketing de Relacionamento     
  • Marketing de Varejo e Serviços

SEMESTRE 3 - 420h/a         

  • Comunicação Promocional
  • Direito do Trabalho
  • Estudos Socioculturais
  • Gestão de Vendas e Atendimento ao Cliente
  • Marketing Internacional    
  • Pesquisa de Marketing   
  • Probabilidade e Estatística

SEMESTRE 4 - 420h/a         

  • Criatividade e Inovação    
  • Direito Tributário
  • Estratégias de Trade Marketing
  • Gestão de Custos e Preços
  • Marketing Digital
  • Planejamento de Marketing
  • Socioeconomia e Geopolítica

Certificações eletivas: 120h/a

Carga horária total: 1620 h/a

Estágios e TCC

O currículo deste curso não prevê atividades de estágio supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso.

Dados Legais

  • Criação: Resolução CÂM-GES nº 31, de 8/10/2003;
  • Alteração de nomenclatura: de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing e Vendas para Curso Superior de Tecnologia em Marketing, de acordo com a Resolução CÂM-GES nº 121, de 19/9/2007;
  • Reconhecimento: Decreto nº 1.160, de 18/3/2008;
  • Resolução CNE/CP nº 3, de 18/12/2002;
  • Criação: Resolução CÂM-GES nº 31, de 8/10/2003;
  • Alteração de nomenclatura: De Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing e Vendas para Curso Superior de Tecnologia em Marketing, de acordo com a Resolução CÂM-GES nº 121, de 19/9/2007
  • Reconhecimento: Decreto nº 1.160, de 18/3/2008;
  • Criação: Resolução CÂM-GES nº 31, de 8/10/2003;
  • Alteração de nomenclatura: de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing e Vendas para Curso Superior de Tecnologia em Marketing, de acordo com a Resolução CÂM-GES nº 121, de 19/9/2007;
  • Reconhecimento: Decreto nº 1.160, de 18/3/2008;
  • Resolução CNE/CP nº 3, de 18/12/2002;
  • Criação: Resolução nº 93/07 - CÂM-GES, de 09/5/2007;
  • Alteraçao de Nomenclatura: Resolução Consun nº 54, de 11/2/2010;
  • Reconhecimento: Decreto nº 3.235, de 12/5/2010, publicado no D.O.E. SC de 12/5/2010.

Local de Funcionamento | Turno+

Os cursos semipresenciais oferecem disciplinas ministradas no Espaço Virtual de Aprendizagem, no modelo de ensino a distância; e disciplinas ministradas presencialmente nas unidades universitárias da Unisul.

Marketing Semipresencial

                                                                       

Unidade Universitária Turno
Unidade Florianópolis Matutino ou Noturno
Unidade Pedra Branca Noturno
Unidade Içara Noturno
Unidade Araranguá Noturno
Unidade Braço do Norte Noturno

Coordenação | Corpo Docente+

Coordenação

Luiz Alberto Cordioli
E-mail: marketing.uv@unisul.br

  • Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1996);
  • Mestre em Administração pela Ufsc (2000);
  • Doutor em Engenharia de Produção (2008);
  • Atua como coordenador e professor dos cursos de Graduação em Administração e Pós-Graduação em Marketing Estratégico (modalidade presencial) e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing (modalidade a distância) da Unisul;
  • Consultor ad-hoc do Institudo Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep/MEC) e do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina (CEE/SC);
  • Tem experiência como professor, pesquisador e consultor na área de Administração, com ênfase em Planejamento Estratégico, Marketing e Empreendedorismo.




 

Coordenação Técnica

Unidade Universitária Nome E-mail Fone/Whatsapp Lattes
Unidade Braço do Norte Wilson Tenfen wilson.tenfen@unisul.br (48) 9 9987 0052 Ver Lattes
Unidade Içara Marcos Crepaldi - - -
Unidade Araranguá Rafael Rocha rafael.rocha@unisul.br (48) 99627 5100 -



 


Corpo Docente

Os cursos semipresenciais são ministrados por professores especialistas, mestres e doutores, que integram o quadro docente da Unisul e possuem reconhecida experiência de atuação nas modalidades presenciais e a distância.

Perfil do Formado+

Ao concluir o Curso Semipresencial de Graduação em Marketing  você será capaz de:

  • Discutir e aplicar conceitos básicos, métodos e procedimentos visando a investigação, observação, análise e delineação de conclusões;
  • Promover mudanças organizacionais na busca de resultados qualitativos e quantitativos, por meio do raciocínio crítico e criativo;
  • Raciocinar lógica, crítica e analiticamente para operar com valores e formulações matemático-financeiras;
  • Aprimorar formas de avaliação de desempenho para auxiliar no processo de tomada de decisão e melhorar os resultados;
  • Elaborar estudos e projetos de viabilidade econômica e financeira, observando os diferentes cenários;
  • Articular conceitos, métodos e procedimentos de marketing e análise de desempenho para auxiliar a tomada de decisão;
  • Elaborar e analisar um projeto empresarial, desenvolvendo raciocínio lógico a partir de jogos empresariais;
  • Gerenciar estrategicamente as organizações, a partir da compreensão e aplicação de questões científicas, técnicas, sociais e éticas relacionadas à administração.