Gestão Comercial - Semipresencial | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Curso Semipresencial de Graduação em Gestão Comercial

Florianópolis  |  Pedra Branca  |  Içara  |  Araranguá | Braço do Norte

Inscrições abertas! Veja como fazer sua inscrição no Edital de Oferta.

Integrando as vantagens do ensino a distância e os benefícios do ensino presencial, a Unisul inova com a oferta do curso de Gestão Comercial na modalidade semipresencial nas unidades universitárias dos campi Tubarão e Grande Florianópolis.

O curso forma profissionais habilitados para planejar, implantar e avaliar ações e planos estratégicos comerciais, além de gerenciar processos buscando a melhoria na performance de vendas, produtividade e rentabilidade comercial em organizações privadas e públicas e em diversos ramos de negócios.

Com a necessidade de comercialização de produtos no mercado interno brasileiro, a demanda por profissionais qualificados na área comercial aumentou. A oferta deste Curso é uma possibilidade de formação superior para quem deseja atuar na área de gestão, vendas ou como consultor autônomo.

Neste curso semipresencial você se beneficia das características do ensino híbrido, participa ativamente da vida no Campus onde se matricular, aproveitando toda a infraestrutura física da Universidade, como bibliotecas, salas de aulas e laboratórios. As aulas presenciais acontecem duas vezes por semana e as unidades de aprendizagem a distância em horário flexível, no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Como são os cursos semipresenciais+

Nos cursos semipresenciais da Unisul você participa das aulas presencialmente, nos campi, com os mesmos professores integrantes do quadro docente dos cursos presenciais da Universidade. Essa abordagem pedagógica é diferente da utilizada em outras instituições, nas quais o estudante vai até um polo presencial para ser atendido por tutores, não por professores.

Vindo ao campus para as aulas presenciais você tem a disposição toda a infraestrutura física da Unisul, como bibliotecas, salas de aula e laboratórios, dando sentido à vivência universitária pela integração com os outros estudantes.

Para as aulas a distância você acessa o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) a qualquer momento e realiza as atividades formativas com autonomia, conforme sua disponibilidade de tempo e espaço. Na interação online com colegas, tutores e professores você constrói uma rede colaborativa e estuda com base no conteúdo online das unidades de aprendizagem, no material didático em formato apostila, nos livros digitais nos formatos ebook e epub, nas webaulas (pré-gravadas) e webconferências (ao vivo).

Para cada unidade de aprendizagem a distância, durante o semestre há avaliações a distância (ADs), feitas no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem, e avaliações presenciais (APs), realizadas aos sábados, na Unidade Universitária onde você se matricular.

Conheça os diferenciais dos cursos semipresenciais da Unisul e os benefícios que você pode adquirir:

  • combinação de metodologias inovadoras e diferenciadas, presenciais e a distância, com atividades a distância síncronas e assíncronas, uso de tecnologias digitais e acesso a materiais didáticos multimidiáticos que favorecem a aprendizagem;
  • contato presencial com os professores do quadro docente da Unisul nas diferentes atividades presenciais desenvolvidas nos campi;
  • quadro docente qualificado, composto por mestres e doutores e com reconhecida experiência de atuação nas modalidades presenciais e a distância;
  • articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão com projetos já desenvolvidos pela universidade;
  • protagonismo e autonomia para organizar seus estudos a distância, conforme sua disponibilidade e necessidades;
  • referencial de qualidade dos cursos atestado pelo mercado de trabalho e pelos principais mecanismos de avaliação do MEC.

Currículo | Estágios e TCC+

Grade Curricular

                                           

SEMESTRE 1 - 360h/a

  • Comunicação nas Organizações
  • Direito Tributário   
  • Estudos Socioculturais     
  • Logística
  • Marketing    
  • Marketing de Varejo e Serviços

SEMESTRE 2 - 420h/a         

  • Comportamento do Consumidor
  • Contabilidade
  • Estratégias de Trade Marketing
  • Gestão de Produtos e Marcas   
  • Marketing de Relacionamento
  • Matemática Financeira    
  • Socioeconomia e Geopolítica

SEMESTRE 3 - 420h/a

  • Comunicação Promocional
  • Comércio Eletrônico     
  • Gestão Financeira de Curto Prazo
  • Gestão da Propaganda
  • Gestão de Custos e Preços
  • Gestão de Vendas e Atendimento ao Cliente  
  • Sistemas de Informação de Marketing

SEMESTRE 4 - 360h/a    

  • Direito nas Relações de Consumo
  • Gestão de Equipes    
  • Marketing Digital
  • Orçamento Empresarial e Controladoria
  • Plano Comercial
  • Sistemas Integrados de Gestão

Certificações eletivas: 60h/a

Carga horária total: 1.620 h/a

 

Estágios e TCC

O currículo deste curso não prevê atividades de estágio supervisionado nem Trabalho de Conclusão de Curso.

Dados Legais

  • Criação: Resolução CONSUN nº 305, de 25/11/2013

Local de Funcionamento | Turno+

Os cursos semipresenciais oferecem disciplinas ministradas no Espaço Virtual de Aprendizagem, no modelo de ensino a distância; e disciplinas ministradas presencialmente nas unidades universitárias da Unisul.

Gestão Comercial Semipresencial

                                                                       

Unidade Universitária Turno
Unidade  Florianópolis Matutino ou Noturno
Unidade  Pedra Branca Noturno
Unidade  Araranguá Noturno
Unidade  Braço do Norte Noturno
Unidade  Içara Noturno

Coordenação | Corpo Docente+

Coordenação

Janaína Baeta Neves
E-mail: gestaocomercial.uv@unisul.br

  • Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001);
  • Já lecionou em outras instituições de ensino superior e hoje em dia concentra suas atividades apenas na Unisul;
  • Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nas seguintes áreas: comportamento do consumidor, pesquisa mercadológica, planejamento estratégico, plano de marketing, entre outras;
  • Atualmente é professora (de cursos de Graduação e Pós-graduação) e coordenadora dos cursos tecnólogos: em Marketing (desde 2009) e em Gestão Comercial (desde 2013) do Campus Unisul Virtual;
  • Foi Gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Unisul Virtual de agosto/2011 a junho/2012.




 

Coordenação Técnica

Unidade Universitária Nome E-mail Fone/Whatsapp Lattes
Unidade Braço do Norte Wilson Tenfen wilson.tenfen@unisul.br (48) 9 9987 0052 Ver Lattes
Unidade Içara Marcos Crepaldi - - -
Unidade Araranguá Rafael Rocha rafael.rocha@unisul.br (48) 99627 5100 -



 

Corpo Docente

Os cursos semipresenciais são ministrados por professores especialistas, mestres e doutores, que integram o quadro docente da Unisul e possuem reconhecida experiência de atuação nas modalidades presenciais e a distância.

Perfil do Formado+

Ao concluir o curso semipresencial de graduação em Gestão Comercial, você será capaz de:

  • identificar os fundamentos, funções, conceitos e tendências de marketing, considerando as diferenças e estratégias específicas para os  diversos segmentos de negócios;
  • compreender o comércio eletrônico, o estudo das inovações introduzidas nas tradicionais formas de comercialização e os modelos utilizados para execução de transações eletrônicas para organizações de varejo, serviços, B2B, etc;
  • planejar, operar, implementar e atualizar sistemas integrados de gestão e de informações comerciais;
  • gerenciar estrategicamente a área comercial e as atividades comerciais;
  • delinear procedimentos para abordagem de pesquisa quantitativa e qualitativa em vendas;
  • elaborar e aplicar diagnósticos, ações corretivas e projetos comerciais estratégicos;
  • desenvolver cenários, projeções de vendas, objetivos e metas comerciais;
  • implantar e gerenciar o Plano Estratégico Comercial através de controles e métricas;
  • utilizar a gestão estratégica de portfólio de produtos e marcas como diferenciais competitivos;
  • planejar e implementar projetos de trade marketing;
  • estruturar e aplicar, de modo ético, os conceitos e teorias da comunicação integrada, do marketing promocional e digital.