Currículo | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Gestão de Empresas de Alimentação

a distância

Currículo

Disciplina

Carga Horária

Ementa

Gestão Estratégica

30h

Ciclo de Vida das Organizações

30h

Comportamento Empresarial 

30h

Ambiente Econômico e Gestão de Instituições

30h

Gestão de Serviços de Alimentação: Soluções de Varejo e Serviços

30h

Produtos Alimentares e Serviços: Tendências e Mercado

30h

Gestão de Serviços de Alimentação: Produtos e Territórios

30h

Empresas de Alimentação: Tipologia e Sistema Operacional

30h

Orçamento Empresarial

45h

Avaliação da Performance de Negócios

45h

Metodologia da Pesquisa Científica

30h

Monografia

-
Total: 360h  

Ementa: Gestão Estratégica

Estrutura competitiva das organizações e dos setores econômicos. Diagnóstico estratégico e a competitividade. O processo de criação de valor. Sustentação da vantagem competitiva. O suporte da informação na gestão estratégica. Gestão estratégica em micro e pequenas empresas. Gestão estratégica em ambiente de internacionalização.

Ementa: Ciclo de Vida das Organizações

Tipos de Planejamento: Estratégico, Tático, Operacional, Adaptativo e Contingencial. Fases de Transformação das Empresas. Turnaround.

Ementa: Comportamento Empresarial 

Apresentar, discutir e avaliar a importância da ética e responsabilidade social antropologicamente no Comportamento Empresarial.

Ementa: Ambiente Econômico e Gestão de Instituições

A economia da flexibilidade substituindo a rigidez fordista. Macroeconomia contemporânea e os desafios de adaptação institucional continua. O sistema financeiro e os limites e oportunidades das instituições. Economia, globalização e gestão: aprendendo a lidar com um mundo complexo e interligado.

Ementa: Gestão de Serviços de Alimentação: Soluções de Varejo e Serviços

A gestão das empresas de varejo e serviços do setor de alimentos. Soluções de distribuição: Métodos Tradicionais e funcionais de restauração.

Ementa: Produtos Alimentares e Serviços: Tendências e Mercado

Técnicas de marketing. Ferramentas para a análise das tendências de mercado de empresas de alimentos.

Ementa: Gestão de Serviços de Alimentação: Produtos e Territórios

A gestão da produção e da transformação de indústrias e empresas de alimentação. Processo de construção de uma marca de uma agroindústria. Canais de distribuição de produtos. Territórios como oportunidades para os fluxos de turismo receptivo.

Ementa: Empresas de Alimentação: Tipologia e Sistema Operacional

Caracterização das empresas de alimentação: Unidades de Alimentação e Nutrição e Restaurantes. Novas Ofertas restaurativas. Funcionamento operacional de empresas restaurativas.

Ementa: Orçamento Empresarial

Conceito de planejamento orçamentário. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento: balanço projetado, resultado projetado e fluxo de caixa. Orçamento e capital de giro. Orçamento de investimentos fixos. Controle orçamentário. Orçamento Base Zero.

Ementa: Avaliação da Performance de Negócios

Dinâmica das organizações e mudanças do ambiente externo. Ferramentas de gestão multidimensionais e suas abordagens. Utilização das ferramentas de gestão.

Ementa: Metodologia da Pesquisa Científica

Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Métodos e técnicas de pesquisa científica. A coleta e a análise dos dados. O projeto de pesquisa.

Ementa: Monografia

Estrutura do TACC: padrões formais para a elaboração de trabalho de pesquisa. Argumentação, coesão e coerência em relação à linguagem e ao conteúdo do TACC.