Da Psicanálise às Terapias Corporais Energéticas: Freud, Reich e Lowen - Florianópolis | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Da Psicanálise às Terapias Corporais Energéticas: Freud, Reich e LowenFlorianópolis

O curso de extensão Da Psicanálise às Terapias Corporais Energéticas: Freud, Reich e Iowen ofertado pela Unisul estuda as teorias psicanalítica, reichiana e neo-rechiana. Oferece bases para a compreensão e manejo da relação terapêutica e suas implicações: vínculo, transferência, contratransferência.

O Curso proporciona um aprofundamento do trabalho com a respiração e suas conexões com os estados emocionais. Possibilita ao aluno um maior contato com o corpo e a amplificação das sensações corporais, por meio dos trabalhos com a identificação e flexibilização das couraças musculares.

Podem participar estudantes das áreas da Naturologia Aplicada, Psicologia, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Pedagogia, Teatro e Educação Física.

Alunos da Unisul podem validar o certificado recebido de acordo com o projeto pedagógico de seu curso de graduação.

Conteúdos do Curso

Unidade 1:

• Freud e a Psicanálise: 1a e 2a Tópicas;
  • Pulsão e Instinto;
  • Mecanismos de Defesa do Ego;
  • Transferência e Contra-transferência;
  • Teoria do Desenvolvimento.

Unidade 2:

• Reich e a Análise do Caráter;
  • A Função do Orgasmo e a Clínica Social e Política;
  • A Vegetoterapia Caractero-Analítica e os Anéis da Couraça;
  • Lowen e a Bioenergética - Conceitos de grounding, respiração e vibração.

Unidade 3:

• Os Sete Anéis da Couraça;
  • Caracterologia e leitura corporal;
  • Exercícios de vegetoterapia e bioenergéticos;
  • Caracterologia reichiana e bioenergética (W. Reich, Frederico Navarro e Alexander Lowen).

Carga horária total: 45h

Professoras

• Carolina Andaló Fava
    Mestre em Psicologia pela Ufsc

• Daniela Angeli
    Mestre em Psicologia pela Ufsc

Dias e horários

Dias dos encontros quinzenais:

• 13 e 14/4/18
  • 27 e 28/4/18
  • 11 e 12/5/18
  • 25 e 26/5/18
  • 8 e 9/6/18

Horários de funcionamento:

• Sextas, das 19 às 22h
  • Sábados, das 9h30min às 12h30min e das 14h30min às 17h30min

Local de funcionamento

Unidade Universitária Florianópolis (Trajano)

Rua Trajano, 219 - Centro
88010 010 - Florianópolis – SC

Como matricular-se

• Inscrições e matrícula: até 4/4/2018
  • Entrega dos documentos: até 5/4/2018
  • Vencimento 1ª parcela: 16/4/2018

Documentos para matrícula

• RG e CPF* (fotocópia)

Atenção!

• A matrícula será efetivada mediante entrega presencial dos documentos no Saiac da Unidade Universitária mais próxima, ou envio para o e-mail: extensao.norte@unisul.br;
  • O estudante deve estar adimplente com a Unisul;
  • Estudantes regularmente matriculados na Unisul em cursos de Graduação, Pós-graduação, Mestrado e Doutorado estão dispensados da entrega de documentos;
  • Ex-alunos da Unisul estão dispensados da entrega de documentos;
  • Menores de 18 anos deverão comparecer acompanhados de um responsável;
  • O aluno será informado por SMS e e-mail sobre a confirmação da abertura da turma e sobre o início das aulas;
  • Caso o interessado faça sua inscrição e não possa participar, deverá procurar o Saiac de qualquer unidade ou ligar no 0800 970 7000 até 12/4/2018, solicitando abertura de um CRM de cancelamento da inscrição, evitando assim futuros débitos com a Unisul.
  • Investimento*

O valor pago será devolvido caso não haja número mínimo de inscritos no curso.

3x de R$ 150,00
  • InscriçõesAté 4/4/2018
  • ModalidadePresencial
  • Duração45h
  • Início das aulas13/4/2018
  • Contatoextensao.norte@unisul.br
  • O valor pago será devolvido caso não haja número mínimo de inscritos no curso.

Outros cursos que podem lhe interessar